TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento organizacional

Por:   •  1/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.879 Palavras (8 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 8

Desenvolvimento[pic 1]

Comportamento Organizacional

            O comportamento organizacional surgiu como uma forma de se compreender e administrar os diversos comportamentos que ocorrem dentro de grupos e organizações, permitindo que se visualize a organização como uma totalidade, que interage com seu ambiente e seus componentes entre si e com partes relevantes aos seus componentes. Assim, se opõe a organizações tradicionais que utilizam sistemas mecânicos que enfatizam os cargos da empresa e as pessoas individualmente, que mantém o relacionamento entre patrão e funcionário através da imposição, divide o trabalho e supervisão de forma rígida, centraliza o controle organizacional e soluciona conflitos por meio da opressão.

            O que é uma organização?  Podemos chamar de organização toda empresa, tais como: hospital, lojas, clubes, empresas privadas, escolas, restaurantes, supermercados, shoppings e todos órgãos públicos. Como a organização é um sistema cooperativo racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõem, coordenarem seus esforços a fim de alcançar  algo que individualmente, jamais conseguiriam. Além de que, devem possuir algumas capacidades, como seja a capacidade de se renovarem, inovarem, aprenderem, ajustarem-se as mudanças internas e externas, transformar informações em conhecimento, resolver problemas e acrescentar valores.

             Na atualidade o campo de comportamento organizacional encontra-se dividido em três áreas bem distintas sendo nomeado de:

  • Mesoorganizacional– foca-se no entendimento, dos comportamentos das pessoas que trabalham em grupos ou em equipes;
  • Macroorganizacional – Diz respeito a compreensão dos comportamentos da organização inteira;
  • Microorganizacional – ocupa-se especialmente no individuo, baseado na piscologia clínica, na piscologia experimental, na a piscologia industrial.

          Enfim, deve-se  relacionar o estudo do comportamento organizacional a alguns temas importantes como á motivação, estrutura organizacional, liderança, conhecimento, métodos e processos e as atitudes especialmente associadas com as mudanças que acontecem no ambiente externo e que afetem o ambiente interno interferindo de maneira negativa ou positiva nas relações da pessoas dentro da organização.

             

Motivação

           Podemos caracterizar motivação como algo que impulsiona as pessoas a realizar um esforço para atingir determinado objetivo ou alcançar uma meta. Normalmente, o estudo da motivação relaciona-se  ao comportamento produtivo das pessoas e também ao controle sobre elas.

           A preocupação das empresas com a motivação dos seus colaboradores é grande, mas não somente por ela se preocupar no bem estar deles, porém,  porque a motivação é um fator bastante importante que influência a produtividade, e de modo consequente, o lucro. E a frente disso, esta o lider, com o dever de motivar os seus liderados e ainda, manter-se motivado.

     

           A experiencia de Hawthorne : Coordenada por Elton Mayo, a experiencia foi realizada em 1927, em uma fabrica situada em Chicago, no bairro de Hawthorne. Sua finalidade era determinar a relação entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos óperarios, medida através da produção. A direção da fábrica, contratou a equipe de Elton Mayon, para conduzir experimentos relacionando produtividade e condições físicas de trabalho. A tese era que aumentando a luminosidade, aumentaria também a produtividade. A empresa não estava só interessada em aumentar sua produção, mas também de conhecer melhor os seus funcionários. Levaram a conclusão que colocavam em xeque que as formulações e as abordagens, da administração clássica e da administração ciêntifica, derrubavam a maioria dos fatores fisiológicos e psicológicos. De forma resumida, é a capacidade social do trabalhador que impõe o seu nível de competência, e não sua capacidade de executar corretamente os movimentos, dentro de um tempo pré-determinado; assim, o comportamento do individuo, apoia-se no comportamento do grupo.

         Após cinco exeperiência em Hawthorne, Elton adotou os seguintes conceitos:

  • A organização eficiente, é incapaz de aumentar a produtividade, se as necessidades psicológicas não forem descobertas, satisfeitas, e localizadas;
  • O trabalho é uma atividade grupal, o empregado reage como membro de um grupo, e não como um individuo isolado;
  • As  relações humanas e a cooperação ajudam a evitar o conflito social.

        Existe várias teorias relacionada a motivação, desenvolvida por vários pesquisadores. Umas das mais conhecidas,  é a de Maslow e a de Herzberg.

Teoria das necessidades: Maslow, foi um grande destaque, devido ao seu estudo relacionado as necessidades humanas. Para ele, a motivação, é como necessidades biológicas que precisam serem satisfeitas. Segundo o qual essas necessidades estão organizadas em nível .

Essa piramide explica a hierarquia das necessidades que ele propôs, para atingir a auto-realização.

[pic 2]

. Auto-Realização: é a necessidade de trabalho criativo e desafiante, moradia, espontaneidade , alimentação, diversidade e autonomia.

. Auto-Estima: orgulho, reconhecimento, conquista, confiança.

. Necessidades sociais: amizades, família, interação com clientes, gerente amigável.

. Necessidades de Segurança: condições seguras do trabalho, remuneração e benefícios, estabilidade no emprego, segurança na moradia e na família.

. Necessidades fisiológicas básicas: intervalo de descanço, conforto físico, horário de trabalho razoável, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (135.8 Kb)   docx (36.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com