TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento organizacional

Por:   •  6/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.346 Palavras (14 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 14

Resumo

O comportamento organizacional consiste no estudo do comportamento humano focando as ações e as atitudes de cada individuo, dos grupos e das equipes de cada organização. Visando a aproximação entre as pessoas para que desempenhem suas atividades a fim de que consigam alcançar suas metas.

Podemos dizer que algumas de suas características são as motivações, o comportamento, a liderança, a comunicação interpessoal, o desenvolvimento das atitudes, a formação de grupos e equipes, o interesse no trabalho e o estresse no trabalho.

Seguindo o entendimento de que os executivos realizam trabalhos por meio de outras pessoas. O foco será: Definir o comportamento organizacional, definir grupos e equipes e entender como o comportamento organizacional pode influenciar dentro de uma organização.


Abstract

Organiazational Behavior is the study of human behavior focusing on the actions and attitudes of each individual, groups and teams from each organization. Aiming at bringing together people to perform their activities so that they can achieve their goals.

We can say that some of its features are the  motivations, behavior, leadership, interpersonal communication, the development of attitudes, the formation of groups and teams, interest in work and job stress.

Following the understanding that executives carry out work through other people. The focus Will be: Define organizational behavior, groups and teams to define and understand how organizational behavior can influence within na organization.

Introdução

O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.
Trata-se de uma área de especialidade, com um corpo comum de conhecimentos. O que é que ele estuda? Ele estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito de estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente alcançando seus objetivos e cumprindo suas metas.
Para resumir essa definição, podemos dizer que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. Como esse estudo está voltado especificamente para situações relacionadas com o emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.

Embora o estudo do comportamento no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que cada indivíduo tem sua personalidade, ou seja, cada pessoa é diferente da outra.

Na administração os conceitos de eficácia e eficiência são considerados iguais, porém seus significados são diferentes. São essas definições que indicam se uma organização está desempenhando seu papel com sucesso.

A eficiência é a capacidade de produzir, utilizando menores quantidades possíveis de recursos, ou produzir mais produtos usando a mesma quantidade de recursos.

Uma pessoa eficiente é aquela que utiliza menos tempo para realizar a tarefa da melhor forma possível.

A eficácia é a capacidade de fazer o que é preciso e o que é certo para alcançar seus objetivos. É a escolha dos melhores meios para a produção de um produto adequado ao mercado que ela atende.

A eficiência é a maneira como a tarefa é realizada, já a eficácia é o resultado da tarefa. Porém diversas atividades podem ser desempenhadas com eficiência e sem eficácia ou com eficácia mas sem eficiência.

Uma das principais funções do administrador é cumprir metas, com prazos estabelecidos,  da melhor forma possível e sem erros. Nesse processo estão envolvidos a eficiência e a eficácia.

Segundo Peter Drucker, eficiência é fazer certo um processo qualquer. Complementando essa idéia podemos dizer que eficiência é o meio de fazer um certo processo de boa qualidade e em curto prazo.

Já a eficácia é ligada ao objetivo em si, é a relação entre os resultados alcançados e os resultados previstos, é também o processo para atingir suas metas aproveitando todas as oportunidades oferecidas.

 

 

Capitulo 1

Comportamento Organizacional

O comportamento organizacional estuda o comportamento humano, suas ações e as atitudes nos ambientes de trabalho.

Ele explica, prevê o relacionamento e o comportamento de cada indivíduo no ambiente das organizações.

Na explicação determina as razões pelas quais as pessoas tomam certas decisões, como acontecem os fatos. Já na previsão ele consegue saber o que pode acontecer no futuro, quais os desafios que o individuo vai enfrentar e quais decisões ele poderá tomar.

Está sempre preocupado com o bem estar do individuo em relação ao trabalho que exerce em uma determinada instituição. Utiliza as habilidades interpessoais, usa conceitos de psicologia, sociologia e administração entre outras disciplinas.

Estuda as pessoas, grupos, como um todo, dando motivação e melhora as habilidades humanas, ajuda os funcionários a conseguir conciliar a vida profissional e pessoal. Os funcionários conseguem também ser mais éticos em seus relacionamentos.

Definições de comportamento organizacional por dois autores

Chiavenato, define que comportamento organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e pessoas se comportam dentro delas. È uma ciência interdis-ciplinar. Como a organização é um sistema cooperativo racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõem coordenarem seus objetivos a fim de alcançar algo que individualmente não conseguiriam jamais.

Já para Maximiliano, o objetivo implícito do enfoque comportamental é fornecer instrumentos para a administração das organizações, tendo por base o conhecimento sobre o comportamento das pessoas como indivíduos e membros de grupos.

Sistemas abertos e fechados

Sistemas fechados seria um sistema que não é influenciado ou não apresenta relações com o meio ambiente, tendo poucas trocas de energia e matéria com o meio, não recebendo dessa forma qualquer influência ambiental, pode ser citadas as máquinas como exemplo.

Sistemas abertos já seriam o contrário de fechado, ele apresenta relações de intercâmbio com o ambiente, ele recebe muitas influências e troca de energia e matéria com o meio e está sempre se adaptando a ele. Como por exemplo, o nível dos indivíduos, o nível dos grupos, a sociedade e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (156.4 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com