TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento organizacional

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.848 Palavras (8 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 8

“Administração: do Nascimento ao Desenvolvimento Contínuo – A Visão e Aplicação das Teorias Administrativas ao Longo dos Anos”

O administrador tem grande responsabilidade sobre empresas, organizações, na política educação entre outras; sendo muito reconhecido e valorizado no mercado de trabalho . Em contrapartida esse profissional deve buscar conhecimento em diferentes áreas e seguimentos pois não existe uma maneira certa para conduzir as ações, mas sim a melhor maneira a ser encontrada. A administração vem crescendo e se difundindo de maneira muito rápida nas organizações. A globalização e a expansão da industria forçam as empresas em investir e se aprimorar em seus métodos e sistemas para uma boa gestão empresarial.

A administração está em foco hodiernamente porem este oficio já vem sendo praticado desde o ano 5.000 A.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorar a resolução de seus problemas práticos.

O administrador tem grande responsabilidade sobre empresas, organizações, na política educação entre outras; sendo muito reconhecido e valorizado no mercado de trabalho . Em contrapartida esse profissional deve buscar conhecimento em diferentes áreas e seguimentos pois não existe uma maneira certa para conduzir as ações, mas sim a melhor maneira a ser encontrada.

No Brasil o administrador é uma figura recente já que existiam diversos cargos para cuidar de varos cetores diferentes. Com o intuito de centralizar e enxugar a extrutura de empresas a solução foi uma novo e duradouro cargo que perdura até a atualizade o administrador ( cargo oficializado no Brasil em 09/09/1965 ). No inicio e até a atualidade como consequencia de sua função que muitas vezes é chefiar, e comandar empresas ou segmentos de uma empresa, muitos subordinados e até mesmo donos de empresa entravam em conflito com administradores. Esse fato sempre ocorreu devido a posição da extrutura da empresa e por muitos desses “ comandantes” não gostarem da idéia de literalmente sujar suas mãos. O fato é que muitas vezes será necessário “ botar a mão na massa “ tendo em vista que muitas empresas utilizam um operador de produção para administrar e um administrador para cuidar de máquinas.

Hodiernamente é de suma importância que os administradores dominem ares destintas, desde uma simples programação de máquina até senarios econômicos. Esse flexibilidade toda é favorável a organização em que esses proficionais atuam pois é necessário se posicionar e buscar alternativas salutares para resolver os problemas do dia a dia.

Uma questão muito forte na atualizade e a grande atenção voltada para o meio ambiente. Existem diversas certificações e benefícios para empresas que zelam pelo ambiente onde estão localizadas. A grande prioridade é não afetar o ecossistema e utilizar o mínimo possível de recursos naturais. A busca por meios sustentáveis é constante.

Sendo que a administração nada mais é o que a capacidade gerenciar afim de obter um determinado objetivo ou resultados, todos tem essa tendência natural e nascem com capacidade de atuar nessa vertente afim de desempenhar papel de gestor. Na atualidade a administração pode ser resumida no ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Com a velocidade em que vem se desenvolvendo mudanças no meio organizacional, o administrador é obrigado a se tornar muito dinâmico e capaz de lidar com situações diferentes e nas mais distintas empresas ou cenários econômicos. Esse profissional precisa ter a capacidade para botar sua organização em destaque na área em que atua criar diferenciais de mercado para se manter atuando em um mercado tão saturado de idéias e métodos. A Grande verdade é que fica evidente a importância da tomada de decisão para um profissional de administração. Tomada de decisões nada mais é do que o processo pelo qual são escolhidas algumas ou apenas uma entre muitas alternativas para as ações a serem realizadas. Profissionais novos ou que ainda não tem um perfil arrojado podem sofrer referente a esse conceito devido a grande necessidade de conhecimento tanto técnicos como no próprio cenário econômico. Como toda ação tem uma reação, é necessário muita cautela para alcançar os objetivos e metas previstos para as organizações afinal de contas nenhum gestor planeja pouco lucro, mas sim é a conseqüência de algumas decisões incorretas ou pouco eficientes. O fato é que fica claro que um profissional que possua esses atributos está bem mais apto e tem maiores capacidades de se adaptar e subir nas pirâmides hierárquicas. Existem ainda empresas que focam sua administração em máquinas operários porem as maquinas e os operários não são capacitado para trazer um diferencial a uma empresa e nem tomarão as decisões pelas empresas, esse perfil de empresa com o passar do tempo tem a tendência de serem esmagados pela crescente concorrência e elevado nível competitivo do mercado.

Essa tipo de empresas com uma administração sem muito dinamismo tem a jusante nos pensamentos e estudos de Frederick Winslow Taylor (1856-1915), que é considerado o pai da administração científica. A grande característica e mais marcante é a ênfase nas tarefas, com objetivo de aumentar a eficiência da empresa aumentando-se a eficiência ao nível operacional. Tem como foco e principal objetivo resolver os problemas que resultam das relações entre os operários, como conseqüência modificam-se as relações humanas dentro da empresa, o bom operário não discute as ordens, nem as instruções, faz o que lhe mandam fazer. A gerência planeja e o operário apenas executa as ordens e tarefas que lhe são determinadas. Portanto se pode dizer que os principais fundamentos da administração cientifica são o principio do planejamento, principio da preparação dos trabalhadores, principio do controle e principio da execução. Como as idéias de Taylor abrangem apenas uma pequena parte das dificuldades enfrentadas nas empresas modernas foram desenvolvidos novos métodos de gerir e conduzir as organizações ao êxito. Esses métodos mais abrangentes e sistêmicos permitem atingir eficiência em todas as partes de uma organização , não apenas focando a área operacional.

Se pode traçar um paralelo entre métodos e a visão da teoria clássica e da teoria cientifica de administrar. A Teoria da Administração Científica estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção ( principio de TAYLOR ) enquanto a Teoria Clássica da Administração a estudava privilegiando a estrutura da organização ( principio de FAYOL ). Ambas as teorias buscavam alcançar o mesmo objetivo: maior produtividade do trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com