TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento organizacional

Por:   •  28/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

        "Muito do comportamento que hoje nós vemos em uma típica organização industrial não é uma consequência da natureza humana; é uma consequência da forma como nós organizamos, da forma como gerenciamos as pessoas"

                                Douglas McGregor, in The Professional Manager

        Como citado no texto acima, escrito por Douglas McGregor muitos dos comportamentos que vemos nas organizações hoje, são consequência de como as organizamos. Segundo Peter Druker no novo milênio a gerencia das organizações terá como preocupação equilibrar três dimensões de corporação: 1. organização econômica, 2. organização humana, 3. organização social. Cada um dos 3 modelos de corporação desenvolvidos nos últimos 50 anos do século passado acentuava uma das dimensões e subordinava as outras duas. Esse equilíbrio citado por Peter funciona como um tripé, é preciso que as três pontas tenham a mesma importância, pois um tripé não deve ser torto.

        Para esse equilíbrio a empresa necessita de uma boa liderança. Líderes com visão, que estejam preocupados com a organização e que acima de tudo saibam lidar com as pessoas. Segundo Aries de Geus as empresas morriam pois seus gerentes estabeleciam seu foco na atividade econômica de produzir bens e serviços e esquecem que a verdadeira natureza de suas organizações esta intrinsecamente vinculada a comunidade de humanos que nela operavam.

        Tanto os líderes quanto os administradores são de suma importância para a vida da organização, porem seus papeis são muito diferentes. Um líder foca nas pessoas, um gerente foca nas coisas, um líder tem associados, um gerente tem subordinados, um líder provoca mudanças, um gerente as gerenciam, um líder tem valores e princípios, um gerente foca na política, regras e procedimentos. Para uma organização fluir bem, necessitasse que haja um equilíbrio entre ambas as partes.

        Voltando o foco para a liderança há algumas características que são compartilhadas pela maioria dos líderes bem sucedidos: Inteligência, Maturidade, Amplitude de interesses, Alta motivação e Honestidades. Porem outros exemplos de personalidade que pode ser acrescentados a esta lista, são os modelos da teoria Big Five, que são os mais usados por pesquisadores. Pois ele possibilita vermos a personalidade dos indivíduos e como se comportam diariamente. Elas são: Abertura a experiência: São pessoas dispostas a aprender coisas novas e que possuem mente flexível.

Consciência: Pessoas conscientes tendem a ser pessoas cuidadosas, zelosas, responsáveis e disciplinadas

Extroversão/ Introversão: Pessoas extrovertidas são comunicativas que não tem problemas em trabalhar em equipe, normalmente são muito enérgicas em tudo que fazem. Pessoas introvertidas são pessoas mais reservadas, tendem a ter mais dificuldade em realizar trabalhos em grupos muito grandes.

Socialização: uma pessoas com alto nível de socialização tende ser agradável e comunicativo, já uma pessoa insociável é mais reservada, discreto e tendem a serem menos cooperativas.

Neuroticismo: Pessoas muito neuróticas tendem a ser menos estáveis e demonstram com frequência emoções negativas, entretanto pessoas mais estáveis emocionalmente são mais resistentes ao estresse.

Segundo pesquisas todos nos temos algumas dessas características. Um líder não precisa necessariamente ter todas elas, entretanto é de suma importância que busque o equilíbrio entre as que ele já possui, e procure desenvolver novas. Se adaptar e adequar ao novo estilo de organização, sem dúvida não será fácil, mas será uma conquista que valerá a pena.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com