TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento organizacional

Por:   •  1/5/2015  •  Resenha  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 4

1 LIDERANÇA


Todas as organizações englobam pessoas, e  parte do trabalho do executivo é dirigir e coordenar essas pessoas. Qualidade de trabalho e o apoio recebido no ambiente de trabalho são importantíssimos, tanto para subordinados como para gestores (Lideres). Para que tudo sempre caminhe de forma produtiva, o importante para um Líder é  motivar os funcionários, comunicar-se  sempre para um ambiente agradável, deixar sempre um espaço, para sugestões e reclamações assim caso haja alguma insatisfação, o funcionário possa se abrir e não se sentir numa prisão, onde sua opinião não influenciaria em nada.Ser hábil, mas nunca depender apenas disso para o  sucesso como gestor, segue algumas das habilidades necessárias para um líder de sucesso:

1 1Relacionamento interpessoal=  Intermediário entre subordinados e  chefes  ou até mesmo para as demais organizações, externamente. Deve ter capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo-as e motivando-as, tanto só como em grupos, isso também define as habilidades humanas. Muitas pessoas são tecnicamente proficientes, mas incompetentes nos relacionamentos interpessoais.


1 2Informações=  Lideres podem não conhecer tudo, mas certamente conhecerão mais do que seus subordinados, pois têm acesso  fácil a cada membro da equipe. Além do mais, redes de contatos expõem os gerentes a informações externas às quais os subordinados dificilmente teriam acesso. Os gerentes desenvolvem um poderoso arquivo de informações. A comunicação é seguramente, a parte mais importante de seu trabalho. Três papéis descrevem os aspectos informacionais do trabalho do gerente: monitor, disseminador e porta-voz. (PEREIRA, 2004)

1 3Papéis de decisões = Segundo (PEREIRA, 2004) , um líder deve ser  empreendedor, gerenciador de turbulências; alocador de recursos e devem desempenhar o papel de negociador. Uma organização é constituída por pessoas, com papéis formalmente determinados, que trabalharão em conjunto para alcançar objetivos. Todas as organizações têm vários pontos em comum, sem ser idênticas.
As organizações precisam ser encaradas como um negócio, e essa definição aplica-se igualmente a hospitais, escritórios de advogados, consultórios médicos, órgãos do governo e instituições sem fins lucrativos. Tomada de decisões esta em um dos principais  contexto de um líder.Essa é a função da liderança.

2 Maiêutica

Elaborada por Sócrates no século IV  A.C.  É conhecido pela   frase   “Conhece-te a ti mesmo”,  Maiêutica dá à luz  a ideias complicadas. O conceito da maiêutica consiste em levar á descoberta da verdade se utilizando de perguntas que se multiplicam para levar o aluno á responder suas próprias questões e duvidar seu próprio conhecimento sobre alguma coisa com capacidade de refazer uma análise nova de um determinado assunto, assim criando novas visões com fatos novos, sendo uma técnica com excelentes resultados .Na verdade, isso não é um teste, simplesmente está abordando um assunto de um objeto com uma região do cérebro onde ele não está registrado, ou seja, está observando esse objeto sob outro ponto de vista. Quando as questões são mais difíceis, a mente exige mais de uma pergunta para atingir o objetivo, assim fazendo partir do complexo, para o simples quando se utilizar de recursos apropriados. Um exemplo mais atual, é a relação entre professor e aluno, pois utilizando-se da maiêutica, o professor instiga o aluno á criar o conhecimento próprio, ou seja, não impõe seu conhecimento ao aluno e sim faz ele encontrar resposta dentro de todo seu próprio  conhecimento .

 

 

3 VISÃO SISTÊMICA

O pensamento sistêmico apresenta às pessoas e organizações como  forma de auxilio a compreensão das políticas e estratégias utilizadas pelas empresas. Este trabalho visa à apresentação de um conceito sobre visão e pensamento sistêmico não só dentro das empresas  mas também fora.Tratando-se de uma visão completa, para ter uma visão sistêmica é preciso olhar o problema como um todo, não apenas por partes pois estão interligadas deveram partir do principio de que o todo é maior do que a soma das partes e suas principais propriedades esta relacionada entre suas partes. As empresas estão sempre à procura de melhoras para competir no mercado de trabalho, já que para satisfazer o cliente esta cada vez mais difícil, para conseguir se adequar com as oscilações do mercado de trabalho as empresa ocorrem às mudanças organizacionais, ou seja, é uma alteração feita dentro da empresa que pode ser planejada ou não para trazer consequências na eficiência da empresa A cada ano que passa o mercado de trabalho fica mais concorrido para as empresas venderem seus produtos, essas mudanças podem trazer uma série de problemas dentre elas a insatisfação dos trabalhadores, o que não pode ocorrer pois a eficácia do trabalho esta nos principais agentes que são eles,  para resolver o problema precisa-se ter um olhar completo da empresa enxergar a empresa como um todo e não por partes para poder descobrir a fonte do problema e resolve-lo. Sem atrapalhar setores dentro da empresa, visando somente melhorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com