TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento organizacional

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.154 Palavras (9 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Indaiatuba

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada – ATPS

Disciplina: Comportamento Organizacional

Professora: Profª. Maria Cristiane Vinholi de Brito

Tecnologia em Marketing

INDAIATUBA

ABRIL 2012

Introdução

Nos capítulos a seguir vamos descrever sobre Comportamento Organizacional pode ser considerado uma cultura que é passada para as pessoas, com intuito de melhor o convívio dentro de empresas, padronizarem uma forma de comportamento e satisfazer clientes. O comportamento Organizacional é importante porque se baseia nas considerações dos seres humanos, suas necessidades e gostos. E tem como empenho, superar pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e sociais. O estudo do comportamento humano gera também a compreensão, explicação, previsão e o controle do individuo e equipe entre outros em uma organização. Abrangendo temas como motivação, dinâmica em grupo, gerenciamento e estrutura organizacional; visando maior produtividade, criatividade, resoluções de problemas e desenvolvimento organizacional.

Uma boa preparação no comportamento organizacional gera a melhoria das habilidades  humanas gera motivação, satisfação no trabalho, comunicação eficiente, liderança, etc. Devemos ter qualificação e compreensão de culturas, aceitando todos os tipos de raças existentes, condições sexuais, deficiências entre outros. A satisfação dos funcionários fortalece e dar poder para realizar, melhorar não só na vida pessoal, mas dentro da organização principalmente. A criatividade é um ponto chave para a inovação e mudanças.

O temperamento das pessoas pode afetar a imagem das organizações.

O comportamento Organizacional é aplicado também para ensinar as pessoas a separarem vida pessoal da vida profissional, saber comunicar em diferentes ambientes; ter equilíbrio pessoal e profissional é fundamental para a satisfação de ambas as partes.

  1. Definição Comportamento Organizacional

Referente à autoria de Karla Sampaio, concluímos que comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto dos indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. 

Tendo como o objetivo de aumentar produtividades e reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

1.2 Sistemas abertos e fechados

Andrew J. Dubrin define que comportamento organizacional é o comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento. Podemos assim dizer que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. Comportamento Organizacional visa uma melhor compreensão do comportamento humano, a fim de torná-los mais satisfeitos e assim mais produtivos e John A. Wagner III.

É um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. Importante citar também que o comportamento organizacional enfoca comportamentos observáveis, tais como conversar com colegas de trabalho, utilizar equipamentos ou preparar um relatório. Porém, também lida com as ações internas, como pensar, perceber e decidir, as quais acompanham as ações externas de uma organização em geral. Comparando as duas definições, concluímos que comportamentos organizacionais seguem a mesma linha de definição com apenas algumas observações mais técnicas que não deferência no contexto organizacional.

1.3 Quadro comparativo entre sistemas abertos e fechados de CO.

Sistema Aberto                                                 Sistema Fechado

Seres vivos, sociedades, empresas

Definido pela forma

Conserva ordem, informação, memoria

Troca matéria e energia com o ambiente

Complexibilidade aumenta

Resistência ativa as mudanças

Objetos físicos

Definido pelo conteúdo         

Conserva matéria, energia.

Não troca energia e nem matéria com o ambiente

Entropia sempre aumenta

Resistência passiva as mudanças.

2. Conceito de Inovação nas Organizações.

                                               

                                                                                                                    SIM          NÃO

Sua empresa oferece treinamentos para seu crescimento?

70%

30%

Você consegue dar opiniões para o crescimento da empresa?

100%

0%

A empresa possui plano de melhoria contínua?

100%

0%

A empresa se preocupa com a ergonomia no trabalho para os funcionários?

100%

O%

A empresa utiliza a ferramenta Benchmarking para excelência da sua gestão?

25%

75%

Teremos funcionários mais qualificados dentro da sua organização, às opiniões fornecidas pelos funcionários após serem analisadas podem ser aplicadas no dia a dia, visando melhoria continua. Um exemplo prático seria a ginástica elaboral aplicada no momento correto influencia no físico e no psicológico do funcionário melhorando sua produtividade. Com globalização, a ferramenta Benchmarking proporciona melhores resultados para a organização para isso é necessário ser estudado para melhorar ou desenvolver a qualidade de vida do colaborador e da organização, visando alguns princípios sobre o comportamento humano, lembrando sempre que as pessoas são diferentes entre si, e que existem inúmeras formas de influenciar e motivar o ser humano, como foco nas questões psicológicas, sociais, biológicas e organizacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (125.3 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com