TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento organizacional

Por:   •  24/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

Definição de Comportamento Organizacional

Comportamento organizacional pode ser definido como um sistema que estuda o comportamento individual e de grupos, dentro de um ambiente de trabalho ou na sociedade em geral. Avaliando as dificuldades existentes, prevenindo, explicando e possibilitando a compreensão de comportamentos. Atendendo a necessidade do desenvolvimento e crescimento da empresa e da sociedade. Evitando futuros impactos sociais, financeiros, culturais, pessoais e políticos; atingindo assim os objetivos, os quais sozinhos ficariam impossibilitados de conseguirem. Podemos resumir o CO em Ética Empática. Passando a se colocar no lugar do grupo, isso consistiria em saber o que está se passando com os subordinados e superiores, e chegaria a um denominador comum. Alcançando resultados positivos e concretos com maior clareza do comportamento pessoal.

Segundo Karla Sampaio:

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Um dos conhecidos autores ingleses nesta área, Derek Pugh, define Comportamento Organizacional como: “O Estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”.

Comparando as duas definições, podemos avaliar que os dois tratam de alguns pontos em comum. Eles enfatizam a organização como um todo. Citam a estrutura do ambiente, o comportamento humano, do funcionamento da organização. Sendo que Karla Sampaio vai um pouco mais além do que a citação de Derek Pugh. Isso quando ela cita a cidadania organizacional. Isso significa praticar a cidadania, exercer na plenitude os direitos civis, políticos e sociais do indivíduo.

Sistema Organizacional e seus objetivos: W.Edwards Dming, em seu livro A Nova Economia para a Indústria, o Governo e a Educação, dedica um capítulo inteiro para analisar o que vem a ser um sistema. Diz ele: “Um sistema é uma rede de componentes interdependentes que trabalham em conjunto para tentar realizar o objetivo do sistema; um sistema deve necessariamente ter um objetivo. Sem um objetivo não existe sistema”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com