TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento organizacional

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  918 Visualizações

Página 1 de 2

IPOG – Instituto de Pós Graduação e Graduação

Aluno: Gleidson Santos da Costa

5º Período de Administração de Empresas

Comportamento Organizacional

Questões para Reflexão Crítica

1 – Identifique cinco critérios diferentes segundo dos quais as organizações possam remunerar seus funcionários. Com base em sua experiência e conhecimento, você acha que o desempenho é o critério utilizado na prática? Discuta.

Produtividade, Aderência, Absenteísmo, Participação no desenvolvimento de novas idéias e lançamento de novos produtos e metas alcançadas. Na minha opinião, o desempenho não é o critério mais utilizado para remunerar os funcionários atualmente, pois na maioria das empresas, se você produz muito ou pouco você é remunerado da mesma forma.

2 – O reconhecimento pode ser um agente de motivação momentâneo, mas não tem qualquer poder permanente. É um reforço vazio. Por que? Porque ninguém vai ao supermercado e compra alguma coisa com o reconhecimento! “Você concorda ou discorda? Discuta.

Discordo. Porque através do reconhecimento o funcionário sabe que seu trabalho está sendo bem feito e valorizado. Remuneração financeira também faz parte por que sem dinheiro o trabalhador não paga suas contas, porem um trabalho bem feito e reconhecido muitas vezes vale mais que dinheiro para muitas pessoas.

3 – “O desempenho não pode medido e qualquer tentativa de vincular a remuneração ao desempenho é pura fantasia. As diferenças de desempenho são geralmente causadas pelo sistema, o que significa que a organização acaba recompensando as circunstâncias. É a mesma coisa que recompensar o meteorologista por um dia ensolarado.” Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.

Discordo, pois o desempenho pode ser medido sim com indicadores e resultados. As diferenças de desempenho podem ser causadas por diversos fatores como local de trabalho, ferramentas, salários, programas de remuneração por desempenho etc.

4- É indiscutível o fato de que aumentou enormemente a diferença entre salários médios dos trabalhadores e a remuneração dos altos executivos dos Estados Unidos. Em 1980, um executivo ganhava 42 vezes o salário de um operário. Em 1990, essa proporção pulou para 85 vezes. Em 2000, ela subiu para 531 vezes. Quais as implicações desta tendência para a motivação nas organizações?

Desmotivação dos funcionários. Quando o trabalhador tem a informação de que um alto executivo da empresa em que ele trabalha, ganha 531 vezes mais que ele, este vai se sentir desmotivado e tentar através de uma conversa com seu superior imediato, com seu sindicato ou até através de greves um aumento salarial. Se a empresa não tem condições de pagar um salário maior ao seu funcionário, isso pode ser compensado com programas de remuneração por metas obtidas ou benefícios adicionais.

5- Este livro argumenta a favor do reconhecimento das diferenças individuais. Ele também sugere que se preste atenção aos membros de grupos diversificados. Isto é contraditório? Discuta.

Não é contraditório. Deve se reconhecer o trabalho individual de cada um de acordo com seu desempenho e produtividade. Também deve-se prestar bastante atenção nas particularidades de cada individuo e se for necessário trabalhar os pontos fracos de cada liderado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com