TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento organizacional

Por:   •  8/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 6

1. Introdução

O Comportamento Organizacional esta presente do dia-dia das empresas, isto porque empresas são formadas por pessoas, e sabemos que existem vários tipos personalidades, por isso é importante entender o que é Comportamento Organizacional. Todas nossas ações estão totalmente ligadas à empresa, seja de forma interna ou externa, um funcionário desmotivado, um líder ou gerente despreparado pode resultar em prejuízo para empresa. Para evitar esse tipo de problema, cabe a mais alta cúpula das organizações, entender o que significa o comportamento de um ser humano, entender que os funcionários não são apenas números, e sim que fazem parte de algo maior, e que um profissional despreparado pode sim prejudicar o andamento da empresa, e cabe também o profissional entender a cultura da empresa porque de uma forma ou de outra as organizações acabam fazendo parte de nossas vidas.

Nessas primeiras etapas da atividade, apresentaremos nossa empresa de consultoria, com o objetivo de propor soluções para o desafio apresentado, também falaremos um pouco sobre comunicação e comportamento, e tipos de personalidades, também apresentaremos a entrevista feita com uma funcionária do Extra Hipermercados, e entender como suas ações influenciou o comportamento dos funcionários.

1.1 Empresa.

Somos uma empresa de consultoria empresarial voltada em fornecer soluções inovadoras para sua empresa. Oferecemos soluções para as seguintes áreas:

Gestão de Pessoas: Propor melhoras e implementar novas práticas, respeitando os valores da sua empresa, é também ser responsável pela seleção, capitação de novos colaboradores.

Finanças: Controlar e Gerenciar toda rotina financeira da empresa, a fim de proporcionar decisões mais seguras para o futuro da Organização.

Marketing: Através de campanhas eficazes, oferecemos diversas soluções para a motivação de seus colaboradores, e também buscamos identificar e segmentar novos clientes para sua organização.

Missão: Oferecer soluções inovadoras para sua organização.

Visão: Ser referencia nacional em consultoria empresarial.

Valores: Respeitar a cultura de sua organização.

Contato:

Endereço: Avenida Paulo Faccini, 1001, Parque Renato Maia.

07113-001.

Fone: (11) 2404-2016, (11) 95346-3874.

Email: contatobusines.world.com.br

1.2 Entrevista

Conforme pedido neste passo, visitamos uma empresa do ramo varejista, e a organização escolhida foi o Extra Hipermercados, a funcionária entrevistada foi a Sra. Suely Loiola, Líder de Caixa, que presenciou vários acontecimentos parecidos com a Casa Ceara, e que providenciou algumas ações afim que o problema fosse solucionado.

Questões apresentadas para a Sra. Suely Loiola, Líder de Caixa do Extra Hipermercados.

A.) Qual a importância de suas ações para a mudança organizacional? R: Foram de grande importância essas ações, porque eu como Líder conseguiu identificar as falhas da empresa através de uma forma sistêmica, e identificando essas falhas consegui providenciar um plano de ação.

B.) Qual a importância da loja e da sua equipe adaptarem as novas mudanças do mercado e as demandas do consumidor? R: Hoje em dia os consumidores são mais exigentes, e devido à globalização as opções de compras são muitas, e algumas empresas já tem mudado sua visão de atendimento, buscando sempre um diferencial, a concorrência vem aumentando dia a dia, e quem não se adequar a essa nova realidade ficará para trás.

C.) Qual a importância de um colaborador ter uma visão sistêmica do negocio e entender claramente a missão, visão e valores e os objetivos que a organização pretende atingir em médio prazo? R: Fazendo uma analogia, uma empresa funciona como se fosse uma maquina, e toda maquina possui suas engrenagens, e se alguma engrenagem para de funcionar a maquina sofrera seus danos, e dentro de uma organização os funcionários são as engrenagens, cada departamento é ligado entre si, um depende do outro, e o funcionário que não entender o que é missão, visão e valores e essa ligação entre os departamentos, ele fatalmente será desligado da empresa, e se a empresa não identificar esse tipo de funcionário, nenhum projeto que ela pretender fazer será bem sucedido, seja ele de curto, médio ou longo prazo.

D.) Como um grupo de pessoas podem alterar comportamentos? Apresente um exemplo anterior e um posterior, bem como o estímulo para a mudança. R: Um grupo ou uma pessoa pode sim alternar o comportamento de uma empresa por um todo, através de seus atos, ele pode interferir em todo processo da organização, um funcionário insatisfeito e desmotivado pode levar outro funcionário ao mesmo caminho, por esses motivos, um plano de ação é importante. Por esse motivo a diretoria do Extra tiveram uma grande ideia, oferecer cinco bolsas de estudo em uma faculdade por ano para os melhores funcionários, através dessa ação houve uma grande melhora no comportamento dos colaboradores, e todos saíram ganhando.

2. Analise das Charges:

Figura 1, Liderança:

A primeira figura é clara, trata-se de um Líder Autocrático, um perfil de pessoa que está totalmente voltada para si mesma, fechada para opiniões e novas ideias. Esse tipo de Líder era mais comum há algumas décadas atrás, porém atualmente não é um modelo a ser seguido, apesar de não estar totalmente extinto esse perfil de líder.

Figura II, Personalidade e Comportamento.

Ao analisar essa figura, podemos fazer uma analogia com a tão falada geração “Z”, uma geração totalmente ligada à tecnologia, dispositivos moveis e etc. São pessoas que buscam cada vez se atualizar e se comunicar através de redes sociais e que querem tudo para ontem, mais acabam ficando refém da tecnologia, onde que cada vez mais o relacionamento humano e social tem ficado em segundo plano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com