TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento organizacional

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 4

Grupos/ Equipes/Liderança

O trabalho em equipe é fundamental em uma organização, tanto na produção quanto para o empregado em si. As pessoas que trabalham em conjunto tende a ter um maior desempenho pelo fato de que estar em grupo é muito mais divertido que sozinho. Há certa diferença entre trabalho em equipe e trabalho em grupo, pois em grupo todos trabalham visando um objetivo comum um ajudando ao outro no que for preciso não cada pessoa fazendo quilo que lhe é conveniente. Em toda equipe tem aquela pessoa que toma a liderança, esses lideres tem um papel fundamental na qualidade do serviço por terem um poder de percepção maior, é eles que conduzem a equipe para que o trabalho seja eficaz e bem sucedido, sem um líder todos iriam querer mandar, um achando que tem mais razão que o outro, nesse caso viraria bagunça e o serviço seria péssimo.

Um líder tem diversas qualidades como: inteligência, maturidade, alta motivação e necessidade de realização... Dentre elas a percepção é uma qualidade que faz toda a diferença, não basta foca só no objetivo, é preciso saber como alcançá-lo, é com a percepção que o líder traça os caminhos a serem percorridos e vê quais armas são ou não são possíveis para usar.

Sabemos que trabalhando em equipe uma empresa é bem mais produtiva e eficaz, mas esse trabalho não é fácil, por mais que traga bons resultados também tem seu lado negativo, porque estamos falando em um grupo de pessoa trabalhando junto, cada pessoa tem seu jeito de ser, seu ritmo e sua personalidade, isso causa grandes conflitos, um líder tem que saber como lidar com cada pessoa para que a equipe possa caminhar de acordo, é nesse caso que utilizamos a comunicação, pois ela é primordial para os indivíduos manterem o equilíbrio e uma sã convivência.

Um ambiente de trabalho onde as pessoas si respeitam, saibam escutar, se mostrem compreensíveis é possível se promover o dialogo e a comunicação, ajuda no bom andamento da organização.

A união faz a força

Trabalho em equipe, o melhor meio para ser alcançar objetivos comuns que tragam bons resultados a uma organização, porém essa tarefa de trabalho em conjunto não é fácil mais se torna uma habilidade indispensável para as empresas.

A pratica de se trabalhar em equipe é a união das forças que vem do conhecimento e da experiência, todos trabalhando junto para atingir um objetivo comum, porem quando se trata de equipe estamos falando de um grupo de pessoas com personalidades diferentes, isso pode causar grandes problemas se a equipe não for treinada para saberem aceitar as diferenças, respeitar uns aos outros, aceitarem opiniões... o trabalho em equipa faz com que a empresa produza com maior agilidade e  qualidade, fazendo a diferença no mercado de trabalho, se tornando destaque entre os concorrentes.

Incentivar o trabalho em equipe é fundamental para a sobrevivência de uma empresa, pode dar trabalho mais com muita dedicação e persistência, é capaz de se obter uma  equipe vencedora, aquela formada por pessoas que não pensam somente em sua vitória, que vibram com a conquista do colega e sabe que o sucesso dele também é o seu que procura estar sempre progredindo e inovando seu trabalho para se tornar destaque pois “Com talento ganhamos partidas; com trabalho em equipe e inteligência ganhamos campeonatos.” (Michael Jordan)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com