TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento organizacional

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.167 Palavras (13 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADEANHANGUERA – UNIDERP

POLO PIACATU/SP

CURSO DEADMINISTRAÇÃO

COMPORTAMENTO ORGANIZAÇIONAL

ALUNOS:

GISELE A. CARVALHO DOS SANTOS – RA:412131

GISELE BATISTA DE LIMA – RA: 412130

LUCIANO DE TORO GOMES – RA: 417364

MAURO RIBEIRO – RA: 412175

ATPS – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.

Trabalho acadêmico apresentado à Universidade Anhanguera

 – Polo Piacatu/SP – como requisito para avaliação da

disciplina Comportamento Organizacional,

orientada pela professora EAD Ma. Yaeko Ozaki

 e pela tutora presencial Lucila de Toro Gomes Marchi.

Piacatu, 22 de abril de 2013.


RESUMO.

Trabalho escolar que busca entender o comportamento organizacional, seus sistemas e suas dificuldades na atualidade, evidenciando as maneiras que cada organização tem ao administrarem-se quanto seus recursos humanos presentes, bem como a forma que estas executam seus trabalhos e atingem suas metas individuais, coletivas e estruturais.

Serão expostos também, modelos e definições de inovações tecnológicas no intuito de garantir a sobrevivência, maior faturamento e competitividade das empresas, reduzindocustos, e se mantendo cada vez mais no mercado consumidor, atraindo mais clientes.

Outro tema abordado será a liderança empresarial, suas características de atuação e importância, ressaltando como os líderes podem favorecer motivar e executar suas tarefas, afim de atingirem os objetivos individuais, grupais e empresariais com eficácia e eficiência, e como as empresas e estes líderes, podem usar a comunicação como ferramenta para se estabelecerem e estruturar seu funcionamento interno, e lançarem-se ao mundo exterior.

INTRODUÇÃO.

Todas as empresas possuem uma filosofia, uma razão, uma cultura, uma missão e uma estrutura organizacional aparente. Algumas atuam no mundo inteiro por sua capacidade de inovação, ousadia e ambição, transformando-se em tendências quanto à gestão de pessoas e até mesmo, referencias de mercado e marca.

Qualquer que seja a característica empresarial, esta estará ligada diretamente ao comportamento humano institucional, que quando englobado a uma sociedade, serão agentes influenciadores dos comportamentos desta também.

Comportamento organizacional é o estudo dos comportamentos dos indivíduos institucionais e o seu impacto no ambiente empresarial, visando maior entendimento e estruturação do progresso contínuo e assertivo de soluções, a fim de reter talentos, evitar a rotatividade e absenteísmo, promover o entrosamento, a união, a satisfação e a harmonia entre seus colaboradores.

Entender esse processo faz-se de extrema valia, poisdinamiza, mantem e melhora a gestão de pessoas, validando o trabalho dos líderes e conferindo a estes, possibilidades de prever e evitar problemas coletivos e/ou individuais entre os envolvidos, bem como mapear os profissionais que necessitam de capacitação e aprimoramento em alguns quesitos e identificar também, aqueles que se destacam em suas funções.

Neste trabalho acadêmico, além de estruturar e desenvolver o termo comportamento organizacional, será desmembrado em conjuntura, a importância e a necessidade em adotar melhores metodologias de produtos e processos às empresas, para aumentar seus faturamentos, suas parcerias, seus mercados e adquirir outros benefícios, como também salientar a figura do líder, que além de motivar e influenciar seus liderados de forma ética e positiva, contribuem e entusiasmam o alcance de objetivos da equipe e da organização, que garantem não só a sobrevivência empresarial, mas também o progresso e prosperidade de seus negócios e colaboradores.

CAPÍTULO 1.

1.1 - DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.

 Comportamento organizacional define-se como o estudo sistemático do comportamento humano dentro de uma organização, com o propósito único e exclusivo de melhorar aconvivência dentro das empresas, padronizando uma forma de comportamento interpessoal,que possasatisfazer os clientes e seus colaboradores. Esse processo faz-se de grande valia porque se baseia nas considerações dos seres humanos, suas necessidades e gostos, estimulando o empenho dos colaboradores na superação de pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e sociais.

Em todo o mundo a expressão comportamento organizacional tem sido utilizada para denominar as habilidades humanas, incluindo motivações, comportamentos, comunicações intra e interpessoal, intra e intergrupal, desenvolvimento de atitudes, poder de liderança, estruturas e processos grupais, percepção, aprendizado, conflitos, mudança, planejamento e organização humana do trabalho e comunicação.

O foco no estudo do comportamento humano é dado nasações e atitudes individuais, a fim de atingir a cidadania organizacional.

O comportamento organizacional explica razões que determinam fatos, acontecimentos e fenômenos, prevendo eventos futuros e suas resoluções, e através de uma ação específica, estabelece resultados que buscam o controlena contribuição integrante do comportamento humano nas organizações.

Abrange conhecimento em psicologia, sociologia e administração, com objetivo de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade, e promover a cidadania organizacional, alcançando assim, trabalhos com eficácia e eficiência.

A melhoria das habilidades humanas gera motivação e satisfação no trabalho, comunicação eficiente, atitudes de liderança, gerando então, o fortalecimento das pessoas e oferendo oportunidades de realizar, influenciar e melhorar sua vida pessoal como também, eprincipalmente, as relações organizacionais, desenvolvendo assim, a criatividade como ponto chave para inovações e mudanças.

Sabe-se que cada indivíduo possui umtemperamento e um jeito único de se relacionar com o outros, e estas diferenças podem afetar a imagem das organizações, quando não administradas eficazmente; assim, o comportamento organizacional torna-se uma tática aplicada que busca ensinar as pessoas a dissiparem-se de suas vidas pessoais, da vivencia profissional, objetivando o equilíbrio entre este binômio e a satisfação entre as partes envolvidas, refletindo em um clima saudável entre organização e seus funcionários, que propicia o aumento da produtividade e o alcance das metas e objetivos proposto e de acordo comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (425.4 Kb)   docx (629.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com