TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento organizacional

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.336 Palavras (10 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA

Curso de Administração em [pic 1]

Comportamento Organizacional

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Abril/2012

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

                

Atividade supervisionada e apresentada como requisito de nota da disciplina Comportamento Organizacional, 1º semestre do Curso Superior de Administração da Universidade Anhanguera – UNIDERP, sob a orientação da professora Ma. Cristiane Vinholi de Brito.

Abril/2012

INTRODUÇÃO

        

 Visando a importância do comportamento organizacional e de sua atuação na sociedade e principalmente em grupos empresariais, nesse trabalho destacamos e abordamos como comportamento organizacional vem se desenvolvendo dentro das empresas e no meio social das pessoas e como vem sendo sua aceitação nos grupos, seus pontos positivos, as mudanças e os efeitos causados nos meios após a introdução do comportamento organizacional. Em pleno século XXI muitas empresas ainda não adotaram meios específicos de desenvolver comportamento organizacional entre seus grupos de trabalhos e em suas equipes, citaremos alguns exemplos e dicas ao entendimento para mostrar como adotar esse método revolucionário quem vem fazendo a diferença nos dias de hoje.

ETAPA1

CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

 Comportamento organizacional ou CO está voltado a desvendar os mistérios da mente humana e de como funciona a mente das pessoas em um ambiente dentro de um grupo, seus conflitos, suas emoções, suas rivalidades e seus hábitos e impulsos. E com isso escolher as melhores decisões e as e os melhores passos á serem tomados em uma empresa a fim de estar sempre buscando o aperfeiçoamento da empresa para desenvolver os melhores resultados positivos para á empresa em si. É a primeira disciplina que deve ser estudada e executada dentro de um grupo ou empresa, é preciso conhecer muito bem todos os membros de uma equipe. O comportamento organizacional esta tão presente em nosso cotidiano, mas quase sempre passa despercebido, quando ouvimos falar em comportamento organizacional temos á sensação de estranho, de algo de novo de diferente, mas se pararmos para analisar a nossa volta descobriremos que se trata de um assunto mais comum e presente em nossas vidas do que imaginamos.

        Comportamento organizacional estuda como indivíduos agem perante um grupo ou dentro de uma empresa aonde pessoas convive veem o tempo todo com outras pessoas aonde cada uma têm uma maneira e um comportamento diferente, mas que sempre precisam conviver em perfeito consenso.

COMPARAÇÃO DE DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por Karla Sampaio        

        Comportamento organizacional consiste no estudo sistêmico do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações no intuito de alcançar produtividade. Reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

        O comportamento organizacional trata-se de uma área da administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa.

Por Robbins, Stephen P.        São Paulo-2002.

        Comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupo e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com proposito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura em outros planos, o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações.

        Como de forma geral estas questões envolvem as relações de trabalho, o estudo tem enfocado os comportamentos relativos a funções, trabalho, absentismo, rotatividade, desempenho humano e administração.

FECHADO

ABERTO

        Não apresentam intercambio com o meio ambiente que os circunda, sendo assim não recebem nenhuma influencia do ambiente e por outro lado não influenciam, não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora.

       Ex: a matemática é um sistema fechado, pois não sofrera nenhuma influencia do meio ambiente, sempre 1+1 será 2

       São os sistemas que apresentam relação de intercambio com o ambiente, por meio de entradas e saídas.

       Os sistemas abertos trocam matéria, energia e informação regulamentem com o meio ambiente. São eminentemente adaptativos, isto é, para sobreviver devem reajustar-se constantemente as condições do meio.

COMPARAÇÃO ENTRE SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ETAPA2

INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL

Gradualmente a inovação tecnológica, depende que seus fatores assegurem um investimento, proporcional com novas ferramentas lançamentos de novos produtos, pois a "INOVAÇÃO TECNOLÓGICA É O USO COMERCIALMENTE BEM SUCEDIDO DE UMA INVENÇÃO."

As questões que nós relacionamos com a inovação do antes não se correspondem mais com a pergunta de hoje, é preciso encontrar soluções adequadas para novos e velhos problemas, a análise dos esforços com o surgimento de novas alternativas.

As empresas que mais investem em tecnologia o fazem motivadas pela conquista, manutenção e ampliação de seus mercados e sua liderança é que define a intensidade do esforço de inovação. Porém o novo causa medo e para termos novas ideias o ideal e que se tenha uma mente aberta e coragem para se arriscar em novidades, pois vale lembra que de nada vale sermos criativos e não inovarmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (151.1 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com