TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento organizacional

Por:   •  29/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.589 Palavras (7 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 7

 [pic 1][pic 2]

[pic 3]

DIONNE WILSON DE PAIVA

GEOVANE POSENATTO PASSONI

GUILHERME HENRIQUE BARICHELLO

LILIAN SEVERO SANTOS PAIVA

PEDRO AUGUSTO HERNANDES ALVES

LIDERANÇA E CONFIANÇA

[pic 4]

Apucarana – PR

2015

DIONNE WILSON DE PAIVA

GEOVANE POSENATTO PASSONI

GUILHERME HENRIQUE BARICHELLO

LILIAN SEVERO SANTOS PAIVA

PEDRO AUGUSTO HERNANDES ALVES

LIDERANÇA E CONFIANÇA

Trabalho apresentado à disciplina de Comportamento Organizacional, do Curso de Administração, 4º ano - Turma B - Noturno, da UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná - Campus de Apucarana.

Professora: Suzane de Souza

Apucarana – PR

2015

Confiança baseada no Conhecimento: Este nível de confiança é baseado no conhecimento entre os membros, em geral a maior parte das relações entre executivos e subordinados é baseado no conhecimento. É dado através do conhecimento que um individuo tem sobre o outro, e através disto então, consegue prever as atitudes dos mesmos. Neste contexto de confiança, é mais fácil tolerar erros e violações, sem que isso destrua um relacionamento.

Confiança baseado na Identificação: Este é o nível máximo de confiança que pode existir entre os indivíduos. Se da através do conhecimento e identificação mutua de sentimentos e pensamentos entre os envolvidos. Este nível chega ao ponto máximo de que, uma pessoa pode agir em nome da outra, não havendo supervisão ou monitoramento entre ambas, pois a lealdade prevalece. O melhor exemplo para este nível é o casamento, onde ambos pensam em união e buscam os mesmos propósitos. É desejável que as empresas tenham este tipo de confiança entre os colaboradores, pois um pode prever algo e realizar a tarefa, em nome do outro, desta maneira, nunca deixando alguma etapa do serviço para trás.

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA CONFIANÇA.

A desconfiança destrói a confiança: As pessoas confiantes agem de maneira positiva, transmitindo informações e colaborando para o crescimento de todas. Quando existe um desconfiado no grupo, passa a omitir informações e querer tirar proveito dos demais, e isso acaba infectando o grupo todo que passa a agir da mesma maneira. Ou seja, desconfiança gera desconfiança.

Confiança gera confiança: Da mesma forma que desconfiança gera desconfiança, a confiança pode gerar reciprocidade também. Quando os líderes transmitem confiança aos liderados, encoraja os mesmos a retribuir, reduzindo o medo da mesma ser traída e transformando os liderem em mais eficazes.

O crescimento muitas vezes mascara a desconfiança: O crescimento dá aos líderes a oportunidade de promoções rápidas, sendo assim, muitas vezes eles deixam os problemas de confiança para seu sucessor, pois acreditam que em curto prazo não estarão mais no cargo atual, o que pode acarretar problemas a longo prazo para a equipe e seu novo líder.

A redução de pessoal testa o mais alto nível de confiança (Downsizing): Quando são tomadas medidas para redução de pessoal, em geral o empregador quebra o laço de confiança e estabilidade com seus colaboradores, o que acarreta em queda de produtividade e insegurança sobre o dia de amanhã.

A confiança aumenta a coesão: Quando existe confiança entre os membros de um grupo, as metas são mais facilmente atingidas, isso se dá através da união que se cria no grupo, pois os elementos têm confiança uns nos outros, e sabem que todos estão prontos para ajudar caso haja necessidade.

A desconfiança destrói o grupo: Quando não existe confiança entre o grupo, há uma tendência entre os membros de se afastarem uns dos outros e passarem a focar nos objetivos pessoais ao invés dos objetivos do grupo, assim, destruindo o grupo.

A desconfiança geralmente reduz a produtividade: Embora não exista ferramenta que prove que a confiança aumenta a produção, a falta da mesma em geral reduz, pois os colaboradores passam a focar em seus objetivos particulares e não encontram um objetivo em comum, há também a sonegação de informações e a falta de cooperação uns com os outros, assim, reduzindo fortemente a produção.

ENQUADRAMENTO.

        Esta é talvez a ferramenta mais importante dentro da liderança. É caracterizada pelo modo que o líder irá enquadrar a informação a ser repassada e como ele usará isto a seu favor.

        O melhor exemplo disso é um dos discursos de Martin Luther King, onde ele falava sobre a descriminação e falta de igualdade entre as diversas etnias. Ele enquadrou este tema de modo a todos entenderem seu ponto de vista.

        Na organização, os liderados tomam como verdade tudo o que é repassado pelo líder, as afirmações, modo de trabalhar e o que fazer. Os líderes devem ser transparentes e não omitir informações, porém deve saber enquadra-las de modo a não chocar ou prejudicar a produção, por exemplo, ao passar a informação de que haverá um aumento significativo na produção, porém, por hora não haverá novas contratações, ele pode identificar isso como um ponto positivo e possibilidade de todos crescerem, ao invés de transmitir a informação inconformado com a situação, fazendo com que todo seu grupo fique inconformado também e vire um empecilho para a produtividade.

ABORDAGEM SOBRE LIDERANÇA.

Liderança carismática: Neste tipo de liderança, a característica principal do líder é a visão que possui sobre a organização e sua equipe. Em geral, a equipe atribui certo heroísmo ao líder, que tem uma grande capacidade de inspirar sua equipe.

        O processo se dá quando o líder começa a repassar à sua equipe o que deve ser feito, porém ele utiliza do carisma para mostrar o que essa tarefa pode trazer de positivo para a organização no futuro. Depois disso, ele mostra entusiasmo e autoconfiança em sua equipe de que conseguirá atingir a meta, assim, sua equipe se sente autoconfiante também. Por fim, o líder se engaja à equipe, para juntos, chegarem ao fim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (227.8 Kb)   docx (102.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com