TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conflitos de Trabalhos em Grupos

Por:   •  3/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.279 Palavras (6 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 6

Com base no conteúdo já trabalhado, iniciando no Processo de conflito (material de Robbins, 2002, p. 376 - Quadro 13-1) e em especial no material de Newstrom (2008) - Resultados do conflito e comportamento assertivo. Relatar uma situação real de conflito relacionando-o com a teoria, apresentar o tipo de resultado obtido (Figura 11.3). Posteriormente aplicar os estágios do comportamento assertivo para a atingir a solução "ganha-ganha" para o mesmo.

Achar um conflito real, se possível dizer nome da empresa (fictício possivelmente, mas né), nome dos funcionários pode ser fictício, relacionar com o livro (que eu não li) elencar os estágios, o comportamento se é assertivo(...) o resultado obtido e a solução (ganha perde, perde ganha, ganha ganha, perde perde.

5 Estágios do conflito

Oposição potencial ou incompatibilidade

Temos um conflito de comunicação aqui, pois Ubaldo não comunicou que não iria trabalhar no dia seguinte, e também não falou sobre a morte de sua mãe.

Cognição e personalização

Aqui temos o conflito sentido, pois assim que Otacílio percebeu o problema de Ubaldo ele acabou se envolvendo emocionalmente e tenta ajudar Ubaldo.

Intenções ou Estratégias

Podemos dizer que aqui Otacílio tentou evitar que Ubaldo tenha problemas maiores, e para ajudar ele o inscreveu em uma clinica de reabilitação.

Comportamento

Aqui foi onde percebemos o comportamento de Ubaldo que era dependente químico , e resolveram afastar ele do trabalho para que ele pudesse continuar o tratamento para dependente químico.

Consequências

Podemos dizer que aqui as consequências seriam positivas e funcionais , pois com o afastamento de Ubaldo as tarefas iriam ser desempenhadas e não comprometeria o resultado da empresa e nem do grupo.

RELATO DE UMA SITUAÇÃO REAL DE CONFLITO: O FUNCIONÁRIO PEDIR VALE NA SEXTA-FEIRA E NÃO IR TRABALHAR NO SÁBADO. 

        Ubaldo trabalha em uma empresa de confecção de adesivos – a DESGRUDANTE ADESIVOS LTDA. Por ser uma empresa com pessoal enxuto, a função de cada funcionário é bem valorizada na empresa. Otacílio, o dono da empresa, consegue sempre ouvir bem os colaboradores e fornecer a eles um ambiente agradável para se trabalhar. O clima na empresa é sempre harmonioso e de muita cooperação.

        A maioria das tarefas desemprenhadas por Ubaldo dependem da ajuda de Vincent – sua dupla nas funções da empresa. Vincent e Ubaldo dependem um do outro para realizarem suas tarefas na DESGRUDANTE ADESIVOS.

        Em uma sexta-feira, Ubaldo conversou com Otacílio, seu chefe, e pediu um adiantamento do salário. Otacílio não hesitou e deu a ele o adiantamento. Mas o que o chefe – e ninguém da empresa – esperava era que Ubaldo não voltaria para trabalhar no sábado, deixando seu companheiro, Vincent, trabalhar por dois – justamente em um momento que as atividades na empresa estavam aceleradas.

        Na semana seguinte, durante uma conversa com Ubaldo, Otacílio descobriu que Ubaldo tivera uma recaída na sua dependência química. Ubaldo estava passando por momentos difíceis na sua vida pessoal. Alguns acontecimentos o levaram a fazer o uso de drogas e, consequentemente, se tornar um dependente químico. Ubaldo usava cocaína.

        Otacílio já sabia da dependência do funcionário e já tentou ajudar há alguns meses. Com o consentimento de Ubaldo, iniciaram um processo de tratamento em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos, no qual ele conseguiu se recuperar.

        Porém, a dependência química é um distúrbio no qual pode ocorrer a recaída. E um fator que pode influenciar essas “recaídas” é o fato de que Ubaldo perdeu sua mãe recentemente. A cocaína causa uma excitação geral do organismo, melhorando no estado de alerta, movimentos, acelera os pensamentos, tira o sono e supre o apetite. O usuário tem uma sensação de poder e força, porém fica impaciente. Dessa maneira, presume-se que o funcionário fazia o uso da droga como uma válvula de escape, como uma maneira de se sentir forte nos momentos tristes e de fraqueza – provocados, principalmente, pela perda de um familiar tão próximo.

        Otacílio buscou ajudar Ubaldo mais uma vez, pois entende que não é um processo fácil, ainda mais devido a perda da sua mãe recentemente. Dessa forma, buscaram uma clínica especializada em dependente químicos, com ajuda de uma psicóloga, onde irá ajudar Ubaldo a superar essa fase difícil.

        Desta forma, Otacílio contratou um funcionário temporário, para ajudar Vicente e assim que Ubaldo estiver melhor, retomar ao seu trabalho, deixando claro, que a empresa entendeu a recaída devido aos diversos problemas e a perca da sua mãe, porém, levando em consideração que o Ubaldo deve continuar o tratamento para que não haja maiores recaídas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com