TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento Científico

Por:   •  5/8/2015  •  Tese  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

O CONHECIMENTO CIENTÍFICO: ALGUMAS OBSERVAÇÕES

Para que se possa caracterizar o conhecimento científico, convém contrapô-lo a outros modos de conhecer. É importante destacar que o científico não é o único modo de conhecimento. Um mesmo objeto ou fenômeno – uma planta, um mineral, uma comunidade – pode ser matéria de observação tanto para o cientista quanto para o homem comum.

  1. O CONHECIMENTO POPULAR OU EMPÍRICO OU VULGAR

Trata-se do modo comum, empírico, espontâneo, pré-crítico, subjetivo de conhecer a realidade. Conhecimento vulgar é o senso comum, o conhecimento do povo, conhecimento de oitiva que atinge os fatos sem lhes perguntar a causa.  Transmitido de geração em geração por meio da educação informal, baseado em imitação e experiência pessoal. O conhecimento vulgar diz respeito às experiências causais, ametódicas, assistemáticas e ingênuas, que atingem o fato nas suas aparências globais, sem análise, sem crítica e sem demonstração. O conhecimento vulgar, igualmente, acolhe informações e assimilam tradições sem analisar as credenciais do testemunho e sem penetrar nos fundamentos das crenças tradicionais. Adquire-se essa forma de conhecimento no trato direto com as coisas e os seres humanos.

O farmacêutico conhece cientificamente a forma de atuação e os componentes de um medicamento para dor de cabeça; os homens comuns tomam o comprimido X porque sabem que ele cura a dor de cabeça, mas ignoram a composição do comprimido, a natureza da dor de cabeça e a forma de atuação do medicamento. Nesse caso, o conhecimento do homem do povo é conhecimento vulgar.

  1. CONHECIMENTO RELIGIOSO

Apóia-se em doutrinas que contêm proposições sagradas, por terem sido reveladas pelo sobrenatural, pelo divino. São conhecimentos considerados infalíveis e indiscutíveis (dogmas que não precisam ser demonstrados). É um conhecimento sistemático do mundo (origem, significado, finalidade e destino). Suas evidências não são verificadas: está sempre implícita uma atitude de fé, pois a visão sistemática do mundo é interpretada como decorrente do ato de um criador divino, cujas evidências não são postas em dúvida nem sequer verificáveis.

  1. CONHECIMENTO FILOSÓFICO

Forma racional e sistemática de conhecimento, não admitindo a intuição ou a fé como origem. Recorre à experiência pessoal e subjetiva, evitando a experimentação (não é verificável, não podendo ser nem confirmado, nem refutado). Na construção da verdade no conhecimento científico, o cerne encontra-se na lógica interna entre os conceitos. Conhecimento que abrange ideias, relações conceptuais, etc.

  1. CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Essa modalidade de conhecimento caracteriza-se pela capacidade de analisar, de explicar, de demonstrar. É factual porque lida com ocorrências ou fatos, isto é, com toda forma de existência que se manifesta de algum modo. Além disso, é sistemático (ordenado logicamente), verificável, falível (não é definitivo). Não se trata de apenas apreender o fenômeno, mas de explicá-lo de forma metódica, crítica, rigorosa, sistemática e objetiva. Se o conhecimento vulgar é o conhecimento de todo o homem, o conhecimento científico, por sua vez, é privilégio dos especialistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com