TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contemporaneidade-

Por:   •  6/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Contemporaneidade do Filme:

Analisando o filme ‘’Tempos Modernos’’ de Charles Chaplin, lançado em 1936, há uma severa critica aos maus tratos e ao mal pagamento de salários em que os trabalhadores da época eram submetidos. Em meio a Revolução Industrial, mostra a crise do desemprego e suas greves em busca de mais direitos e qualidade no trabalho. Em uma das cenas do filme, o personagem vivido por Charles é engolido pela máquina, o que nos mostrou uma bela metáfora de como a indústria estava tratando seus funcionários.

O homem é visto como uma máquina, realizando trabalhos simples e repetitivos, sem uma qualidade de vida no trabalho. Como é abordado na Administração Clássica, o homem é visto como máquina e sua força é motriz. E o que mais fica claro ao terminar de ver o filme, é que isso infelizmente não mudou muito depois de 79 anos. Hoje em dia ainda há empresas que tratam seus trabalhadores como máquinas, sem conforto, sem plano de carreira, quase em escravidão, pagando salários pífios e mostrando que o capitalismo sem limites ainda impera em nossa sociedade.

Carreira Profissional:

No filme, não há um plano de carreira nas indústrias, o treinamento das tarefas para os novos funcionários é feito pelo superior imediato. Como não há plano de carreira e nenhuma forma de motivação para os funcionários, os mesmo apenas realizam tarefas simples e monótonas, tarefas essas que são cansativas e que levavam horas para serem concluídas. O que nós podemos fazer uma analogia com os tempos atuais é que se não há uma preparação do funcionário, uma graduação, um curso técnico, ou algo que torne a pessoa especialista em algo, a tendência é que ocorra o mesmo em que é retratado no filme: Trabalhos com tarefas repetitivas, sem plano de carreira definido (e se houver, a pessoa sem especialização geralmente não obtém acesso rápido a promoções), salários baixos em empresas que não dão oportunidades e a conseqüente falta de motivação.

Carreira Pessoal:

Na época do filme, a sociedade vivia uma crise de desemprego e a um caos causado pela Revolução Industrial. Não havia padronização no trabalho, então muitos conflitos e violências ocorriam nas fábricas. Tinha que se trabalhar para sobreviver, e as pessoas que vinham do campo para a cidade iam sempre trabalhar nas fábricas como operários. A principal motivação para isto era o de dar o sustento as famílias, os homens trabalhavam e as mulheres ficavam em casa aguardando o marido retornar do trabalho. Os salários eram pífios, e a jornadas de trabalho chegavam a 16 horas. Como não havia plano de carreira, as pessoas trabalhavam sempre como operários e não havia uma motivação. Atualmente, as coisas mudaram, porém pessoas de classe baixa ainda trabalham em empregos que não oferecem oportunidades de crescimento, sendo que a falta de uma educação de qualidade também prejudica o trabahador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com