TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corporación Cooperativa Mondragón

Por:   •  11/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 3

3.1 Corporación Cooperativa Mondragón

3.1.2 Definição

        A Corporación Cooperativa Mondragón teve ínicio em 1956 e hoje  é a sétima maior organização empresarial da Espanha e a maior cooperativa do mundo,  com 256 empresas e entidades ao seu redor. Atua nos setores de finanças, indústria, distribuição e conhecimento.Até o momento, possui 62 empresas fora da Espanha, distribuídas em 19 países.

3.1.3 História

        Em 1939, o padre  José Maria Arizmendiarrieta  cria a Escola de Aprendizes que em 1943 é transformada em Escola Profissional. No ano de 1969 oferece o curso de engenharia técnica e em 1997 é fundada a Universidade de Mondragón, uma das mais reconhecidas universidades espanholas.

        Em 1956, cinco jovens formados na escola profissional fundaram a primeira unidade produtiva da atual corporação, a ULGOR, hoje conhecida por Fagor.

        No ano de 1958, os cooperados foram excluídos do Sistema de Seguridade Social do governo, o que motivou a criação de um serviço próprio para os cooperados, conhecido como Seguro Lagun-Aro.

        Em 1959, as cooperativas Ulgor e Eroski criaram a cooperativa de crédito “Caja Laboral Popular”, constituindo um banco de cooperação essencial para o fornecimento de crédito que impulsionaria as iniciativas cooperativistas.

        Na década de 70 foram criadas  novas cooperativas e destaque para a evolução do desenvolvimento com a criação do “ Centro de Investigaciones Tecnológicas Iberlan”.

        Os anos 90 foi marcado pela criação da “Mondragón Corporatión Cooperativa” constituída por departamentos financeiros, industriais, distribuição, P&D(centro de pesquisa e desenvolvimento), educação e entidades sociais.

        

3.1.4 Mondragón em números(2011)

        Postos de trabalho : 83.569

        Empresas: 256        

Cooperativas: 82%

Ativo total:  €32.454 bilhões

Certificados iso 14000 : 59

Estudantes: 9.000

Gráfico: Distribuição dos postos de trabalho

[pic 1]

Fonte: Mondragon corporation

3.1.5 Mondragón no Brasil

        Atualmente, a Mondragón possui 5 empresas/plantas no Brasil,todas localizadas no estado de São Paulo, são elas:

  • Nova Paranoa – Promocika , Diadema/SP
  • Fagor Ederlan do Brasil, Sao Paulo/SP
  • Fagor Fundiçao Brasileira, Rodavia Fernao Dias KM 887/SP
  • Copreci do Brasil  LTDA, Taubaté/ SP
  • Orkli do Brasil, Jundiaí/SP

3.1.6 Dez princípios básicos do cooperativismo Mondragón

  1. Educação: para implantar os demais princípios cooperativos é fundamental a dedicação das pessoas, recursos para a educação em suas diversas vertentes. 
  2. Soberania do trabalho: a experiência da Mondragón considera o trabalho o principal fator que transforma a natureza,  a sociedade e o próprio ser humano.  
  3. O carácter instrumental e subordinado do capital: o capital social é subordinado ao trabalho e é necessário para o desenvolvimento empresarial, devendo sua remuneração ser justa, adequada e o valor mínimo para ingresso na cooperativa não pode ser um limitador para a livre adesão. 
  4. Organização Democrática: as cooperativas são conduzidas pelos seus sócios, valorizando a prática do "um sócio, um voto". 
  5. Livre adesão: desde que respeitados os princípios definidos não poderão haver discriminações religiosas, posíticas, étnicas ou de sexo, por ocasião do interesse de adesão de um novo sócio.
  6. Participação na Gestão: Sendo uma organização democrática em sua essência, as cooperativas devem buscar a autogestão e a participação dos sócios no âmbito da gestão empresarial. 
  7. Solidariedade Retributiva: os salários devem ser suficientes, de acordo com a realidade da cooperativa, devem ser equivalentes com os salários de outras empresas da região e internamente devem respeitar o limite definido entre a remuneração mínima e a máxima (6x). 
  8. Intercooperação: dá-se através das relações entre cooperativas do mesmo ramo de atividade, reunidas nas divisões, com compartilhamento dos resultados, transferência dos sócios-trabalhadores. A intercooperação deve ocorrer também com outras cooperativas do grupo MCC, do País Vasco e do mundo. 
  9. Transformação Social: tem como objetivo buscar a construção de uma sociedade basca mais livre, justa e solidária. 
  10. Caráter Universal: a MCC é solidária a todos os que trabalham pela democracia econômica no âmbito da Economia Social, com objetivos de Paz, Justiça e Desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (146.5 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com