TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crencas e valores da empresa

Por:   •  4/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O presente trabalho visa demonstrar a importância no desenvolvimento humano através de crenças e valores. Um processo que, quando implantado, pode transformar o comportamento das pessoas e construir uma sociedade mais justa e humanizada, na qual os valores são princípios ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a missão, na direção da visão.

Desenvolvimento

Petrobrás uma sociedade anônima, multinacional presente em outro 17 países, tem como guia seu código de ética, empresa que está nos sonhos de muitos profissionais em início de carreira. A Petrobrás conta em seu quadro de profissionais um total de 58.582 servidores dos quais 84,2 % são homens e 15,8 % são mulheres.

“Para todos os empregados, oferecemos igualdade de oportunidades, respeitando as diferenças de gênero e a diversidade de culturas, conhecimentos e aptidões”. (PETROBRAS, 2015). Os profissionais que optarem por trabalhar na empresa tem que passar por processo seletivo público (PSP), são 54 cargos que viram de administrador a químico de petróleo.

Nossas ações e negócios se orientam por valores que incentiva o desenvolvimento sustentável, a atuação integrada e a responsabilidade por resultados, cultivando a prontidão para mudanças e o espírito de empreender, inovar e superar desafios. (PETROBRAS, 2015).

Definição de ética no dicionário

s.f. Segmento da filosofia que se dedica a análise das razões que ocasionam, alteram ou orientam a maneira de agir do ser humano, geralmente tendo em conta seus valores morais. P.ext. Reunião das normas de valores moral presentes numa pessoa, sociedade ou grupo social ética parlamentar, ética médica.

Quando o indivíduo opta por uma determinada empresa para trabalhar, ele escolhe fazer algo que goste uma profissão que pode servir como alavanca na sua carreira, em um ambiente motivado e com boa remuneração. Mas ao analisar certas empresas pode se dizer que é ótima para trabalhar para construir uma carreira. Mas o mercado de trabalho tem regras próprias empresas tem seu código de ética que muitas vezes não condiz com os valores e a moral do indivíduo.

Segundo Esteves (2014), “os valores organizacionais são moldados conforme as necessidades empresariais e fixam-se a partir das experiências vivenciadas pela organização na solução de problemas diversos que refletem a percepção da empresa como todo”. A ética empresarial e relativa a conduta ética das empresas e a forma que a empresa interage com os seus colaboradores, clientes, fornecedores e os demais, que estão ligados direta ou indiretamente a ela, é a forma moralmente correta de envolvimento que a empresa usa.

Ao longo de sua vida o ser humano acumula costumes, comportamentos e valores morais ao escolher um ambiente de trabalho este conjunto de valores e sentimentos pode entrar em contraste com os da empresa escolhida, o que acarreta em um profissional desmotivado ou até mesmo frustrado com a escolha feita.

Prioridades mudam ao longo da vida, mas valores e crenças não, pois compõem a essência de cada um de nos. (CAFÉ, 2014). Quando somos crianças as nossas prioridades eram básicas, quando adolescentes mudou para novas perspectivas de vida de trabalho, quando adultos esta prioridade é de um bom emprego, condições de moradia e família e pessoas que nos cercam, como amigos e conhecidos. Estas informações são levadas para a vida toda, e ao entrarmos em um local não condis com nossas crenças e valores, nossa frustação pode vir à tona. ‘’Negligenciar de alguma forma aquilo que verdadeiramente importa para nós, pode trazer consequências’’. (CAFÉ, 2014)

Para Esteves (2014), “Há um poder implícito no ambiente organizacional, que se manifesta a partir da manutenção da cultura por meio dos trabalhadores. Esses poder possui grande força, ao ponto de manter vigentes costumes, normas e valores no momento atual da empresa ‘’. Se o profissional está alinhado a estes valores da empresa com certeza ele fara’ o possível para o bom funcionamento da empresa, ajudando a resolver problemas e diminuir possíveis conflitos, tentando manter o bom funcionamento da empresa, se mantendo ativo e atento na instituição que ele escolheu para atuar, agregando mais valor ao seu emprego.

Segundo o mesmo autor, “percebe-se que as diferenças culturais e individuais exercem forte influência na cultura da organização, pois as crenças e valores estabelecidos pelos funcionários são informais e possuem valor simbólico, criando subculturas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com