TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do artigo "Crise hídrica - desafios e superação"

Por:   •  11/9/2017  •  Resenha  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 2

Débora G. Mallmann
Naiara Fachinelli
Thalissa B. da Costa

RESENHA CRÍTICA

Atividade da disciplina de Hidrologia e Sistemas Hídricos, do curso de Engenharia Civil da UNIVATES, como parte da exigência para obtenção de 30% da N1.

Professor: Tiago Feldkircher

        

Gerenciamento da crise hídrica

,

Em pleno século XXI estamos com uma crise de água desencadeado pela falta de gerenciamento, intensa urbanização, aumento de demanda e outros problemas ambientais decorrentes de problemas relacionados à economia e ao desenvolvimento social.

Nesse sentido, o texto “Recursos hídricos no futuro: problemas e soluções” de José Galizia Tundisi, publicado em 2008 na revista Estudos Avançados v. 22 n. 63, destaca que a crise atual da água é consequência de vários fatores, como o desenvolvimento social, econômico e ambiental, aumento de demanda e gerenciamento setorial. Para resolver estes problemas e avançar nas estratégias de forma inicial, Tundisi cogita uma avaliação econômica dos serviços dos recursos hídricos e dos ecossistemas aquáticos, sugere uma abordagem da bacia hidrográfica integrando gestão, planejamento e pesquisa cientifica, com a participação de usuários do setor público e privado.

Tundisi cita que na agricultura há um grande desperdício de água para irrigação a partir de aguas subterrâneas, e que a solução seria desenvolver tecnologias que possam diminuir o uso excessivo e introduzir o reuso desta água.

Na economia, o autor aborda que esta depende da disponibilidade adequada de água para vários serviços como abastecimento público, geração de energia, produção de alimentos, e sendo assim se faz necessário o investimento em saneamento básico melhorando a qualidade de vida e ampliando a capacidade de abastecimento de agua para usos múltiplos.

Quanto há alterações climáticas, Tundisi menciona enchentes, secas intensas e a contaminação como problemas fundamentais que podem afetar a saúde e o desenvolvimento humano, e propõem a solução de desenvolver tecnologias de monitoramento e gestão.

Atualmente há uma cooperação internacional, de países que compartilham bacias hidrográficas, e esta visa uma melhor qualidade para o abastecimento humano, promovendo cursos, discussões, seminários e a implementação de um volume para cada país com diagnósticos, prognósticos e estratégias de gestão das águas.

José Galizia Tundisi fala que no Brasil possui uma desigualdade na distribuição de recursos hídricos, e afirma que a interação entre a disponibilidade / demanda de recursos hídricos com a população da bacia hidrográfica e a atividade econômica e social, considerando-se o ciclo hidrosocial, é também fundamental e de grande alcance para o futuro.

De acordo com o que o autor concluiu, é necessário um melhor gerenciamento que integre todos os dados, que possa prever e otimizar os usos múltiplos das bacias hidrográficas, dando oportunidade de participação de usuários do setor público e privado, e que a educação da comunidade é outro necessário desenvolvimento da gestão de recursos hídricos no século XXI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com