TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura e liderança nas organizações

Por:   •  31/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.214 Palavras (17 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 17

CULTURA E COMUNICAÇÃO: FERRAMENTAS DE LIDERANÇA NA ORGANIZAÇÃO

RESUMO

Toda organização requer de elementos que proporcionem o seu desenvolvimento e sucesso no mercado competitivo, ter as informações transmitidas de maneira clara e objetiva entre todos os seus integrantes por meio de uma liderança capaz de gerenciar as pessoas e os processos, utilizando de recursos e ferramentas que visem proporcionar melhoria nos procedimentos e forma de gestão de maneira a atender os propósitos de sua missão, valores e visão. O artigo tem como objetivo apontar a cultura corporativa e a comunicação como ferramentas estratégicas essenciais às práticas de liderança. É uma pesquisa exploratória, descritiva e analítica, realizada por meio de levantamento de dados bibliográficos e pela pesquisa prática, realizada em empresas de pequeno e médio porte da cidade de Marília-SP. A pesquisa permitiu entender melhor as empresas quanto à influência que a comunicação tem referente à transmissão da cultutra organizacional, dos seus principais elementos e objetivos; se a comunicação é mais hierarquizada ou mais aberta; oportunizou analisar como a liderança é utilizada para a transmissão de informações relacionadas à mudanças, à discussão de informações e à troca delas. Os resultados apontam que cada empresa tem seus critérios e formas de trabalhar e que, de certa maneira, essa prática provoca satisfação ou não por parte dos funcionários que se sentem diretamente atingidos.

Palavras-chave: Cultura organizacional; Comunicação; Ferramentas; Liderança.

INTRODUÇÃO

Este artigo tem como finalidade analisar a importância da cultura corporativa e da comunicação no âmbito empresarial. As organizações são regidas por uma cultura organizacional composta por elementos, tais como missão, visão, valores, normas, heróis, mitos e crenças.

A cultura é formada por sócios, dirigentes e alterada com o passar do tempo por antigos funcionários e futuros integrantes que contribuem com a sua própria cultura na modificação da cultura da organização. Além dos funcionários, a sociedade externa também participa do processo de alteração da cultura a fim de permitir o crescimento, o enriquecimento cultural e a continuidade no mercado competitivo.

De acordo com SCHEIN (2009, p. 16),

Cultura é o conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender a lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna e que funcionaram bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a esses problemas.

Com todas as mudanças que ocorrem no âmbito organizacional é preciso que haja líderes disseminadores da cultura, capazes de utilizar todas as ferramentas do comportamento organizacional de maneira correta e eficaz para que a empresa seja sempre harmoniosa e equilibrada.

Entre as ferramentas organizacionais, a comunicação e a cultura são as quais devem ser utilizadas e valorizadas por todas as pessoas, pois são importantes na transmissão de ideias, sentimentos, pensamentos e opiniões.

MATOS (2009, p. 19) explica que a palavra comunicação é originária do latim comunicare, tendo diversos significados, como “tornar comum”, “partilhar”, “repartir”, “associar” e “trocar opiniões”.

A comunicação informa, motiva, ensina, emociona, vende, distrai, entusiasma, dá status, constrói mitos, destrói reputações, forma opiniões, deforma pensamentos, distorce fatos, orienta, desorienta, faz rir, faz chorar, inspira, narcotiza, reduz a solidão e [...] produz até mesmo a incomunicação.

Este estudo possui objetivos de apresentar uma investigação acerca da importância da comunicação e da cultura interna na organização, identificar a utilização estratégica dessas ferramentas nas rotinas de trabalho e, por fim, elaborar as correlações entre eles. A metodologia baseia-se em uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva e analítica.

  1. METODOLOGIA

 Com a finalidade de abordar assuntos relacionados à comunicação interna, às características da empresa, ao conhecimento dos funcionários sobre a missão, visão e valores, realizou-se pesquisa de campo em empresas da cidade de Marília.

A pesquisa foi realizada por meio de um questionário composto por 21 questões, dividido em duas partes, em que a primeira parte, formada por 7 questões refere-se a identificação do entrevistado e a segunda parte, formada por 14 questões, sendo 2 abertas, e trata assuntos mais específicos para o atendimento dos objetivos propostos no estudo.

Os questionários impressos foram entregues aos respondentes, por funcionários responsáveis das duas empresas consideradas de médio e grande porte, denominadas neste estudo de empresas A e B, respectivamente.

A empresa A atua no mercado de reparação de veículos desde 2010, com o objetivo de oferecer sustentabilidade tanto aos clientes quanto aos colaboradores. Os principais serviços prestados pela empresa são: funilaria, pintura, polimento, cristalização, martelinho de ouro e serviço de “Leva e Traz”. Já conquistou vários prêmios, tais como o Selo Iso Empresarial e também foi eleita e premiada como Empresa Cidadã pela Associação Brasileira da The Rotary Foundation - ABTRF, certificado dado a empresas que fazem contribuições destinadas aos projetos humanitários da Fundação Rotária no Brasil.

A empresa B atua no mercado do café desde 1962, posicionou-se dentre as maiores empresas do país, pela excelente qualidade e performance na exportação de café cru para países da Ásia, Europa e América do Norte. Produz diferentes tipos de café, como por exemplo, o expresso Gourmet e expresso Premium, o à vácuo Premium e Tradicional, o torrado e moído, o Cappuccino. Cada produto tem características que fazem seu diferencial, como é o caso do plantio, do processo de torra, da região, da altitude e da embalagem. A empresa utiliza processos laboratoriais rigorosos com a finalidade de manter a qualidade dos produtos e é formada por uma equipe de funcionários capacitados e qualificados para todo o processo produtivo interno e comercialização dos produtos e serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (188.7 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com