TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CÓDIGO DE ÉTICA DO ADMINISTRADOR

Por:   •  21/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.121 Palavras (9 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 9

1 - INTRODUÇÃO

Atualmente, o cenário do mundo das organizações vem mostrando gradativamente uma busca incessante para atingir metas, resultados e objetivos, cada vez mais audaciosos visando exclusivamente o lucro. É notório que na maiorias das organizações, os princípios éticos não são praticados e vivenciados e nem os códigos de ética são consultados ou até mesmo difundidos para com todos os envolvidos. Muito se fala em direito, deveres, obrigações e proibições, mas, será que os empregados e empregadores tem conhecimento real dessas atribuições?

A maioria das empresas simplesmente adotam os códigos de ética para se protegerem de eventuais problemas que possam surgir, do que realmente os códigos de ética deveriam representar, onde se busca regular as relações entre empregador e o público da empresa “stakeholders”. Sendo assim, esse trabalho tem o objetivo geral identificar a visão, grau de importância e disseminação do código de ética com foco nas proibições dentro da empresa Redefone Comercio e Serviços Ltda. Para isso, foi feito uma entrevista com o administrador da empresa, assim como, uma visita técnica na instalações da organização, onde foi possível visualizar de uma forma holística como é feito a integração do código de ética com foco nas proibições, assim como, a importância dessa ferramenta dentro do processo decisório.

2 – APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A REDEFONE COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA, teve início de suas atividades em dezembro de 2001 com sede social na cidade de Fortaleza, Estado do Ceará na Avenida Santos Dumont, nº 2626 no bairro Aldeota, e é uma empresa com objetivo social consistente na prestação de serviços especiais em telecomunicações e a compra e venda de recargas para aparelho pré-pago, assim como, manutenção e instalação de torres de comunicação. Atualmente, a REDEFONE possui 687 funcionários e tem filiais em todas cidades da região Nordeste do país (RN, PB, PE, AL, SE, BA, PI e MA).

No decorrer do ano de 2002 a empresa possuía 23 funcionários na cidade de Fortaleza – CE, sede da matriz, a Redefone teve a necessidade de criar o Código de Conduta que visava explicitar para todos os funcionários os princípios, valores e obrigações, assim como, deixar claro e transparente o que se esperava de todos os envolvidos. Os anos foram se passando a empresa foi crescendo e abrindo novas filias, com isso, o quadro de funcionários da Redefone aumentou substancialmente, assim como, os problemas com as relações interpessoais, trabalhistas, produção, entre outros.

Mais tarde no ano de 2009, todos os colaboradores foram convidados a participar das reuniões para atualização e remodelagem do Código de Conduta, que passou a ser chamado de Código de Ética onde a ideia central é traduzir de maneira objetiva e eficiente os valores e princípios da empresa.

Organograma 01: Organograma empresa Redefone Comercio e Serviços Ltda.

Fonte: Empresa Redefone Comercio e Serviços Ltda.

3 – CÓDIGO DE ÉTICA DA EMPRESA

Na Redefone o Código de Ética é tido como a “lei maior da empresa”, uma constituição privada, em outras palavras, é a carta dos direitos e deveres fundamentais, por meio da qual a organização consegue nortear e esclarecer as suas próprias responsabilidades éticas, sociais e ambientais. Através deste instrumento é possível explicitar o tipo de elo responsável por ligar a empresa aos vários grupos e indivíduos que integram direta e indiretamente suas atividades, os chamados “Stakeholders”.

O Código de Ética funciona como um instrumento que permite todos os Stakeholdes conhecer a organização, suas formas de atuação e suas condutas, tanto do empregador como dos empregados, daí a importância de torna-lo público. A ideia central é nortear a empresa e seus envolvidos, com intuito de conduzi-los a decisões éticas, socialmente responsáveis e ecologicamente correta, em outras palavras, é a busca incessante pela sustentabilidade.

Ao longo dos anos a Redefone veio aperfeiçoando seu Código de Ética. Originalmente era somente uma “Declaração de Princípios”, ou seja, uma descrição sumária de missão, visão e valores da empresa, depois foi agregado mais atribuições e normas, daí então passou a ser chamado de “Código de Conduta” que são regras a serem observadas, vivenciadas e cumpridas por todos os funcionários da empresa. Atualmente existe uma integração constante, de princípios éticos, missão, visão, valores, equidade, relacionamento interpessoal, relacionamento com os Stakeholders, gestão, sustentabilidade, princípios gerais de justiça e governo, tudo isso é chamado de Código de Ética.

4 – INDENTIFICAÇÃO DO ADMINSTRADOR FILIAL MARANHÃO

Em todas filiais incluindo a matriz a Redefone possui administradores, sendo que, 8 deles estão divididos entre as filiais e 2 dois estão alocados na matriz.

A filial do Maranhão, começou as atividades em Outubro de 2009, atualmente possui 133 funcionários divididos nas áreas Financeira, Planejamento, Contabilidade, Suprimento, Marketing, Vendas, Qualidade, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação e Administrativa.

Para administrar e manter em sintonia todos esses departamentos, a Redefone conta com a experiência do administrador Thiago José Cavalcante Leonor, o mesmo tem a função de: “Planejar, controlar, organizar, fiscalizar e assessorar todos os departamentos da filial”, também tem a responsabilidade de ser um dos responsáveis pela disseminação do Código de Ética dentro e fora da organização.

5 – DISSEMINAÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA

A disseminação do Código de Ética na Redefone é feita com base em um código de conduta da alta gestão até os cargos mais simples, ou seja, os diretores são exemplos para os gestores, os gestores para os coordenadores, os coordenadores para os supervisores e assim sucessivamente. Dessa forma a empresa acredita manter em sintonia a conduta individual de cada funcionário com a missão da empresa.

No processo de admissão o novo colaborador passa por um treinamento de “Integração Cultural”, que tem duração de 48 horas. Nesse processo o colaborador tem a oportunidade de conhecer ainda mais o Código de Ética da empresa, assim como conhecer a missão, visão e valores, a ideia central a fazer com que o colaborador tenha seus valores pessoais parametrizados com os valores da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com