TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DA ROTINA À FLEXIBILIDADE: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DO FORDISMO FORA DA INDÚSTRIA

Por:   •  13/1/2016  •  Artigo  •  3.990 Palavras (16 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

MÓDULO I

ANDREZA REGINA RAMOS

Atividades Produção Textual Individual

DA ROTINA À FLEXIBILIDADE: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DO FORDISMO FORA DA INDÚSTRIA

[pic 2]

Manga

2015

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ANDREZA REGINA RAMOS

Atividades Produção Textual Individual

DA ROTINA À FLEXIBILIDADE: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DO FORDISMO FORA DA INDÚSTRIA

Trabalho apresentado ao Curso de Administração

da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as Disciplinas: Teoria Geral da Administração, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional.

Professores: Márcio Ronald Sella/Grace Botelho/Karen H Manganotti/Suzi Bueno Lemes Guerra Júnior Wilson Sanches/Maria Eliza Pacheco/Edson Elias de Morais Ana Céli Pavão

Semestres: 1º e 2º

Módulo I

Pólo: Manga

Manga

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...............................................................................................04

2 DESENVOLVIMENTO ..................................................................................04


3 CONCLUSÃO ...............................................................................................08

REFERÊNCIAS ...............................................................................................08

1 - INTRODUÇÃO

Partindo de algumas lideranças empresariais e intelectuais, o taylorismo teve as bases preparadas para seu ulterior desenvolvimento no Brasil. Além da propaganda e de algumas práticas pontuais na administração pública e em alguns setores privados, o taylorismo recebeu importante fôlego com a proliferação das escolas de engenharia, cujo perfil e conteúdo dos cursos propunham formar o aluno para assumir a mediação entre capital e trabalho.

O trabalho que será apresentado mostrará aspectos relevantes da organização, estrutura e fatos relevantes da historia da empresa Mcdonald´s, com base no contexto de tidas as cadeiras estudadas nesse semestre de Gestão Empresarial. Abordará temas de comunicação empresarial, fundamentos da administração, economia e mercado, marketing, matemática aplicada e técnicas de informática presentes na referida empresa. Esse trabalho tem como objetivo principal proporcionar a todos que tiverem acesso a ele um aprofundamento constante de seus conhecidos e um acompanhamento com mais detalhes de informação sobre a Mcdonald´s.

Serão aplicadas com base nos estudos adquiridos em sala de aula, entrevistas informais com funcionários da organização e aspectos pessoais sobre a empresa em questão. Mostrando assim que,dentro de qualquer instituição que venhamos a trabalhar futuramente,estaremos lidando constantemente com os assuntos apresentados.Espero que com a apresentação desse trabalho,muitos dos antigos paradigmas,até então vistos atualmente possam ser superados e vencidos.

O incentivo às escolas de engenharia, ocorrido principalmente no pós-guerra, teve como justificativa central a necessidade de formar profissionais capacitados cientificamente para assumir a gerência científica e realizar a concepção/planejamento da produção, no melhor estilo taylorista.

A cultura organizacional é o conjunto de hábitos, crenças, normas, valores, etc., compartilhados por todos os membros de uma empresa, ela distingue uma organização das demais. Este trabalho tratará dos principais reforçadores de culturas organizacionais: o aspecto histórico a natureza técnica da empresa e o modelo de gestão da organização, usando o Mcdonald’s para ilustra-los.

O principal fator que alimenta o trabalho informal é, justamente, a alta tributação. Para o empregador, esse tipo de trabalho é bem mais vantajoso financeiramente, visto que o mesmo fica livre de pagar uma quantia relativamente grande para o Estado. Por esse motivo, muitos empregadores optam pelo trabalho informal. Já os trabalhadores, na maioria das vezes, encaram essa forma de trabalho por não ter outra opção. 

História O McDonald's é a maior e mais conhecida marca do planeta, com mais de 30 mil restaurantes e 1,5 milhão de funcionários distribuídos por 121 países. Em 2001 o faturamento mundial atingiu a marca de US$ 40,6 bilhões e hoje o McDonald's registra média de 46 milhões de clientes atendidos por dia  ou cerca de 17 bilhões por ano. Para se tornar essa marca que corresponde a quase metade das redes internacionais de restaurantes fora dos Estados Unidos e cerca de dois terços das vendas nesse setor em todo o mundo, o McDonald's percorreu um longo caminho.

2 – DESENVOLVIMENTO

É obviamente difícil para uma organização operar tranqüilamente e atingir seus objetivos, se seus funcionários não comparecem para trabalhar. O fluxo do trabalho é interrompido e decisões freqüentemente importantes precisam ser postergadas. Nas organizações que dependem da linha de montagem na produção, o absenteísmo é mais que uma interrupção; ele pode resultar em uma drástica perda de qualidade e, em certos casos, até na completa paralisação da fábrica. Níveis de absenteísmo acima do normal, em qualquer caso, causam um impacto direto sobre a eficiência e a eficácia da organização. 

O fordismo é um sistema de produção industrial baseado na fabricação em larga escala, na especialização do trabalho e na linha de montagem. Sua denominação mais adequada é taylorismo-fordismo. A nova divisão internacional do trabalho bem como certas forças políticas nacionais desejam ultrapassar a todo custo nosso fordismo, entretanto, vale apontar, a passagem de um fordismo mal-formado só pode resultar na constituição de um pós-fordismo deformado. Ou seja, caminha-se da água ao vinagre sem passar pelo vinho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (178.5 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com