TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO IV RECURSOS HUMANOS

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.513 Palavras (11 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 11

ANHANGUERA[pic 1]

Curso Superior de Gestão em Recursos Humanos 

Joseane Pereira de Abreu Costa – RA 9515377759

Silvasi Da Silva Santos - RA 9935260444

Tamires Macedo Barbosa – RA 9935202425

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (PROINTER I)

Tutor Presencial – Maria Angélica

Valparaiso – GO – 10 de Maio de 2016

SUMÁRIO

Introdução.................................................................................................................03

Entrevista..................................................................................................................04

Considerações..........................................................................................................09

Referências...............................................................................................................10

INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é colocar em pratico o conteúdo visto em sala de aula e vídeo aulas tendo como objetivo pesquisar e divulgar a visão e objetivos do empreendedor. O objetivo do empreendedorismo é transformar a vida das pessoas e da sociedade como um todo. Neste trabalho foi focado no empresário, no seu modo de pensar, planejar, agir e aprender. O empreendedor entrevistado nesse trabalho foi Francisco Santos – Sócio Proprietário do Supermercado popular – no ramo de alimentos, produtos e serviços. Na entrevista o mesmo nos conta um pouco da sua vida como empreendedor, relatando como a empresa começou e o seu andamento.

A entrevista a seguir foi feita no seu escritório no dia 11/05/2015 ás 10 horas, a reunião havia sido agendada anteriormente e o mesmo já havia sido informado sobre o conteúdo a ser abordado.

ENTREVISTA

Empresa: Supermercado Popular

Endereço: Avenida Araguaia 1453 Loja 10

Cidade: Minaçu

Estado: GO

Ramo de Atividade: Comércio de Alimentos, Produtos e Serviços

Data de Início das Atividades: 2000

Entrevistador: Francisco Santos

  1. Que fatores o influenciara a se tornar um empreendedor?                                 Resposta. Tornei-me um empreendedor em busca de liberdade profissional e ter uma estabilidade financeira no futuro.

  1. Existem Outros empreendedores em sua família?                                         Resposta. Em minha família eu fui um desbravador, primeiro e único da família.

  1. Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade?                                                                                                 Resposta.  Na verdade a minha idéia surgiu em ver que no meu bairro não existia nenhum supermercado próximo, então veio a de abrir um supermercado.
  1. Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?                                 Resposta. Foi por ter cursado a faculdade em RH, ficou mais fácil administrar a parte de funcionários, e não precisar ter o custo de um profissional para administrar o RH.
  1. Porque muitos profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento?         Resposta. Devido a auto risco de fechar as portas da empresa logo no primeiro ano, porque segundo as pesquisas 90% das empresas não conseguem se firmar no mercado, porque o empreendedora as vezes se arrisca sem planejamento e conhecimento na área e assim o sucesso da empresa não é alcançado.
  1. Como este projeto poderá fazer independência ao profissional impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?         Resposta.  Como foi escolhido a ares de supermercado, para ter uma boa administração, o certo é fazer uma pós-graduação em administração de empresa almejando o crescimento da empresa por que só com uma boa administração a possibilidade de se tornar uma rede de supermercado é muito grande, só tendo um bom planejamento e uma administração enxuta, com controle financeiro e total da empresa.
  1. De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?                                 Resposta.  Tratar com igualdade e respeito todos os funcionários começando da limpeza a diretoria, respeitando todas as leis trabalhistas e direitas dos funcionários, e colocando o cliente como o seu maior patrimônio.
  1. Como você encontrou a oportunidade de empreender?                                         Resposta.  Por não ter no bairro um supermercado para suprir a necessidade da população.
  1. Como você avaliou esta oportunidade?                                                 Resposta. Devido as reclamações da população e a minha própria dificuldade em comprar alimentos próximo a minha residência.
  1. Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique.                                                                                                 Resposta. Não tinha, em ver a oportunidade comecei a fazer planejamento financeiro como custo e lucros e pesquisa sobre a área de supermercados, levantando os pontos negativos e positivos como quebras de mercadorias e vendo que se não controlasse principalmente as quebras de produtos vencidos e extraviados, levaria a falência da empresa.
  1. Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio?                 Resposta. Por ter trabalhado numa central de distribuição de mercadoria, aprendi que é muito importante que a primeira mercadoria que entra tem que ser a primeira a sair, para evitar a perca de mercadoria vencida.
  1. Quais suas forças e fraquezas?                                                                 Resposta. Por ter escolhido o ramo de alimentos a grande força da empresa é saber que a população necessita renovar seu estoque para alimentação diária. Porém atualmente a concorrência está muito grande, as vezes tendo que fazer grandes ofertas para chamar a atenção dos clientes, e assim reduzindo a margem dos lucros.
  1. Você teve ou tem sócio? Os seus sócios complementam suas habilidade de tocar o negócio?                                                                                          Resposta. No começo da empresa não obteve sócio, mais com o passar do tempo a empresa foi crescendo, e a implantação de um projeto para abertura de uma rede de supermercado a necessidade de ter sócio era grande, porque o investimento era alto e entraram apenas com o capital.
  1. O que significa ter ética nos negócios para você?                                                 Resposta. Por ser uma Rede de Supermercados e trabalhar com sócio a política da transparência da empresa na área financeira mostrando lucros e gastos em relatórios sendo repassados todos os meses atualizados para todos os sócios.
  1. Quais os recursos econômico-financeiros você precisou para iniciar o negócio?        Resposta. Usei uma economia que tinha quando no longo de um trabalho de muitos anos, junto com acerto da minha rescisão que sai com o objetivo de abrir um negócio.
  1. Onde e quando obteve estes recursos?                                                         Resposta.  Ao longo de uma vida trabalhada obtive esses recursos.
  1. Quando e como obteve o primeiro cliente?                                                 Resposta. Assim que inaugurei, obtive clientes.
  1. Qual foi o momento mais crítico do negócio? Como foi superado?                         Resposta. Ao ver que o grande movimento de um supermercado gira apenas do dia ao dia dez caindo bruscamente as vendas, depois desta data, tendo que fazer grandes promoções para que o cliente compre um pouco mais fora deste período.
  1. Qual o lado positivo e negativo de se tornar um empreendedor?                         Resposta. O lado positivo é ter o lado financeiro muito bom, mais ao mesmo tempo tem que trabalhar mais horas do que quando tinha carteira fichada.
  1. A carreira como empreendedor afetou sua família de alguma forma?                 Resposta. Sim, devido a longa jornada de trabalho, sobra menos tempo para a família.
  1. Você faria tudo isso novamente? Porquê?                                                 Resposta. Sim, faria, o grande prazer da vida é fazer o que se gosta, e eu me entrego de corpo e alma em minha empresa.
  1. Que conselhos você deixa para uma pessoa que deseja se tornar um empreendedor de sucesso?                                                                         Resposta. Que nunca desista de seus objetivos, por que todos nós passamos por dificuldade na abertura de um negócio, até conquistar clientes e ser reconhecido leva um bom tempo, mas vale a pena ser um empreendedor.

CONCLUSÃO

Saber administrar muitas vezes é um dom, mas também pode ser adquirido com estudos e pesquisas, para se ter um sucesso em um empreendimento, é preciso planejamento de negócios, estratégias, pesquisar, analisar, todos os pós e contras voltado para o ramo que se quer entrar, para que o projeto ocorra de maneira satisfatória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (152.8 Kb)   docx (79.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com