TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO NIKE

Por:   •  20/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.142 Palavras (9 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. introdução

        04

2. A influência da “visão de mundo” nas negociações........................................05

3. Novas ferramentas para mudar a cultura organizacional................................06

4. Empreendedorismo.............................................................................................07

5. Ética e relações humanas no trabalho..............................................................09

6. Desenvolvimento pessoal e profissional .........................................................10

REFERêNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................11

        

        



  1. introdução

Este trabalho apresenta a empresa Nike, fornecedora de materiais esportivos de alta qualidade tendo como carro chefe os calçados para diversas modalidades esportivas, hoje uma multinacional presente em cerca de 140 países que mudou o conceito tecnológico dos produtos footwear. Investindo forças no marketing tornou sua marca consagrada em todo o mundo usando o patrocínio a atletas ascendentes como ferramenta para chegar ao apetite popular. Tendo sido criada no início dos anos 70 hoje a Nike é destaque em inovação e criatividade em seus produtos, consagrando assim a importância do empreendedor visionário.


  1. A influência da “visão de mundo” nas negociações.

Em toda ou qualquer negociação é muito importante levar em conta a opinião, de cada negociador. É importante que haja uma compreensão de ambas as partes, pois cada indivíduo tem a sua visão de mundo diferente o modo de pensar sobre cada situação, pois tudo pode interferir diretamente na forma de agir em uma negociação.

A visão do mundo altera de negociação para negociação, pois todos os envolvidos têm uma forma de ver a situação imposta. Com o passar do tempo o negociador cria habilidades para lidar com tal mudança, como vimos há várias formas de ver, de agir e de pensar. Algumas empresas apostam em reinventar uma estratégia antiga que dá certo e outras apostam em ideias inovadoras.

Assim que é compreendido as diferenças da "w" das partes envolvidas fica mais fácil evitar os conflitos, logo, conseguindo estabelecer relações duradoras e satisfatórias de ambas as partes

Há varias forma de ver uma situação, um ponto positivo e negativo, a variedade da visão de mundo nos ajuda a decidir qual a melhor decisão a ser tomada para a empresa. Uma empresa bem-sucedida é composta de escolhas certas e de ideias inovadoras.

Por exemplo, na Nike, a negociação é um ponto primordial, pois mostra a qualidade do seu produto para diversos países. Como seu primeiro objetivo ela procura se tornar referência no mundo dos negócios.

Em seguida começa a apoiar grandes nomes do esporte, dos melhores times, tais como: Tiger Woods que, em 96, fez como que a marca ganhasse visibilidade e confiança do mercado com seus produtos e equipamentos.

Todos esses passos fizeram com que a Nike tivesse estabilidade para percorrer em seus canais de distribuição e fornecedores.

No final do caminho, ela ingressou em novos mercados internacionais, tais como: o Brasil e a Europa. “A Nike entende quais são os pontos cruciais de seus produtos e ao escolher sua próxima aposta, avalia as chances de sucesso com base nesses mesmos pontos. ” (Priscila Cetarolli, Endeavor Brasil, Time de conteúdo.)

A Nike não aposta em ideias inovadoras como se não houvesse o amanhã, ela ao contrário de muitas empresas reinventa as suas vantagens competitivas, que foram definidas no início das empresas. Não importa onde a Nike deseja ingressar a estratégia de competição é a mesma desde o princípio.

“Meses atrás a Nike anunciou a sua saída do mercado de golfe, mantendo-se apenas na linha de vestuário (Tênis, calça, camisas e bonés). “Isso demonstra que a Nike também não está imune ao erro em suas apostas, após mais de uma década desistiu de brigar com os lideres deste mercado que já estava estabelecido. ” (Callaway, Taylormade, ping. Agosto, 2016)

Algumas empresas tiveram uma “w” errada e gerou prejuízo, uma delas, foi a Red Bull com seu slogan “Red Bull te dá asas” foram mais de US$ 13 milhões para encerrar a ação coletiva contra ela, que é acusada de propaganda enganosa. As novas peças do energético circulam com novo slogan: “Sem Red Bull, sem asas”.

A Mercedes Benz tem o objetivo de ser referência como produtora e fornecedora brasileira dos melhores veículos comerciais agregados, automóveis e componentes e serviços. Ser a maior fabricante e fornecedora mundial é sua missão. As estratégias são: crescimento rentável, Produtos Superiores e satisfação dos clientes, lideranças em inovação e tecnologia, presença e integração globais, marcas líderes, excelência operacional, pessoas inspiradas e com alto desempenho.

  1. Novas ferramentas para mudar a cultura organizacional.

Storytelling é uma ferramenta muito poderosa que vem dando vidas as marcas e organizações. Sua estratégia de Marketing cria uma relação de proximidade entre a empresa e o cliente. Storytelling é uma arte de contar histórias, mas também uma metodologia onde é usada uma infinidade de técnicas para alcançar os objetivos nas empresas.

Segundo Robert Dickman ‘’História é um fato envolto em torno de uma emoção juntos fazem com que tomemos medidas. ’’

Uma boa história revela grandes benefícios para as empresas transmitindo para a vida dos seus clientes consumidores. Consistência é a palavra chave para se criar uma história se sucesso, não adianta querer encher de informações, falar muitos assuntos para tentar despertar emoções em seus clientes. Seja verdadeiro e confiável ao compartilhar suas histórias.

O Storytelling da Nike é um conjunto de obras e sua comunicação é construída através de postagens de fotos e vídeos onde mostra pessoas de exercitando, e isso vem gerando motivação. Em seus anúncios não se sente que alguém está tentando vender algo, pois não se fala em equipamentos/Produtos.

Assim dizia Miguel Arranhado: “As boas histórias não falam sobre produtos ou serviços. Em vez disso, mostram-nos em ação, a serem usados, na perspectiva do cliente, numa história emocionalmente envolvente. ”

A Nike é a maior fabricante de esportes do Mundo. Seu Slogan é um dos mais famosos ‘’Just do it’’ que significa (‘’Simplesmente Faça’’) essa frase foi dita por um assassino americano em execução. Seu slogan e Logotipo juntos impulsionaram a marca de artigos esportivos que hoje e a mais requisitada no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (144.4 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com