TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional – Tecnologia em Logística 3ª Série - Delivery

Por:   •  5/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.727 Palavras (11 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE HORTOLANDIA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

Desafio profissional – Tecnologia em Logística 3ª Série

- Logística Empresarial

- Intermodais

- Gestão de Custos Logísticos

- Gestão em Marketing

- Planejamento, Programação e Controle da produção

WITHI LIMA 1820590523

TUTOR EAD Jefferson Souza Santana

HORTOLANDIA / SP

31 de Maio de 2016

Sumário

Introdução................................................................................................................. 02

Desenvolvimento....................................................................................................... 03

Considerações finais................................................................................................. 08

Bibliografia................................................................................................................. 10

1 Introdução

O estudo de caso a seguir abordará o tema proposto pelo desafio profissional, o serviço de delivery, em um contexto de uma empresa de pequeno porte.

Será possível observar nesta pesquisa, através de entrevistas, observação in loco e ampla pesquisa didática, quais os métodos utilizados pela empresa citada para atender as necessidades de seus clientes com qualidade e visando lucratividade, além de identificarmos todas as metolodologias no contexto disciplinar, que podem ser aplicadas para melhoria da vida financeira da empresa.

A empresa citada será uma farmácia, a Drogaria Avenida.

A Drogaria Avenida é uma empresa no ramo de drogaria e perfumaria, estabelecida no município de Monte Mor, interior de São Paulo.

O modal utilizado na Drogaria Avenida para o atendimento delivery é o rodoviário, mais especificamente, uma motocicleta.

Ela está no mercado desde 1996, quase 20 anos, e tem hoje um faturamento médio de 25 mil reais.

2 Desenvolvimento

O abastecimento de produtos e medicamentos da Drogaria Avenida não é diferente das outras farmácias em qualquer lugar do Brasil, sendo feito através de representantes comerciais e vendedores, que entregam esses produtos semanalmente, mensalmente, ou conforme pedidos feitos diretamente a eles.

Depois de quase 20 anos localizado no mesmo ponto comercial, na periferia da cidade de Monte Mor, a Drogaria Avenida adotou o serviço de delivery para atender clientes já cadastrados em sua carteira de clientes, entregando medicamentos de uso continuo, como remédios para controle de pressão, diabetes, entre outros.

Com o passar do tempo começou a entregar também cosméticos e perfumarias, contando com pagamentos via cartões de crédito, para clientes não cadastrados.

Atualmente existe um numero bem restrito de produtos que não são entregues no delivery, como medicamentos controlados, produtos que podem ser usados para outros fins que não farmacêuticos e remédios que necessitam de receita médica. Equipamentos também não são entregues por meio de delivery.

O ponto comercial está localizado na parte mais movimentada da avenida principal do bairro Jardim Paulista, conseguindo com esta localização ter acesso fácil para atender cerca de 20 bairros próximos, tornando o sistema de delivery da farmácia um atrativo rentável para a Drogaria Avenida, bem como um serviço cômodo e relativamente barato para seus clientes.

Hoje existe nessa área apenas 3 concorrentes, possibilitando manter o preço dos medicamentos e produtos mais ou menos na mesma faixa do oferecido pela concorrência, mesmo acrescentando a taxa de entrega do serviço delivery, inclusive fazendo com que esta se torne uma atividade, apesar de secundária, bastante lucrativa.

Com relação à promoção deste negócio, há algumas possibilidades exploradas pela farmácia atualmente, como o panfleto publicitário que expõem produtos em promoção no balcão na semana vigente, que também é entregue toda vez junto com o medicamento solicitado pelo cliente em sua residência. Também tem o panfleto entregue de porta em porta 2 vezes por semana por uma empresa terceirizada, especializada neste tipo de publicidade. Tanto um quanto o outro são bem parecidos, expondo neles horários de atendimento, telefone e endereço.

Já no ponto comercial, umas das principais ferramentas de relacionamento da farmácia com seus clientes são os próprios profissionais que nela trabalham. A sua maioria trabalha desde a inauguração da empresa no mesmo balcão, e são profissionais queridos pela comunidade, sendo periodicamente treinados não só para atender em nível profissional competitivo, mas também para atrair o publico a esta farmácia, sendo muitas vezes considerado por seus clientes, o diferencial necessário para escolher esta farmácia como seu provedor de medicamentos e agentes de saúde.

Visto se tratar de produtos perecíveis, o estoque é altamente controlado, com ajuda de software específico para o ramo farmacêutico, visando tanto o objetivo de 100% de disponibilidade, como também ter em seu estoque somente produtos dentro do seu prazo de validade. O estoque físico atende todas as normas estabelecidas pela vigilância sanitária, tais como necessidade de ambiente arejado, local de higiene de nível altamente satisfatório, entre outros.

Atualmente a empresa não conta com uma política formal especifica com relação ao atendimento de seus clientes. Entretanto, como já explanado anteriormente, seus funcionários, incluindo farmacêuticos, balconistas, seguranças e até mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (119.1 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com