TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Tecnologia na Educação

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.468 Palavras (10 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

LETRAS

2º BIMESTRE

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

 Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

TUTORA GLAUCINEI DUTRA GALVÃO

CRISTIANE MUNIZ DE PAULA MARINHO - RA 2865968736

A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

LAVRAS / MG

2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................. 3

DESENVOLVIMENTO ...................................................................................4

        PASSO 01....................................................................................................5
       PASSO 02....................................................................................................6

        PASSO 03....................................................................................................8
CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................11

REFERÊNCIAS.................................................................................................12


INTRODUÇÃO

No contexto atual, sabemos que a tecnologia se faz presente nas escolas para o auxílio em variadas tarefas, cadernos e agendas por exemplo foram substituídos pelo computador. A tecnologia também é usada hoje para o auxílio dos professores, como na elaboração de provas que foi enriquecida com o uso de softwares e editores de texto.

Chegamos em um momento, porém em que a presença dos recursos tecnológicos deve deixar de ocupar apenas o espaço administrativo e passar a ser ricamente aproveitada no ambiente onde será mais útil: a sala de aula.

O presente trabalho tem como objetivo justificar o uso das tecnologias na educação. Falaremos sobre a implantação de novas tecnologias em uma ONG, analisando como essa novidade poderá acrescentar conhecimento às crianças e adolescentes. Falaremos também sobre a necessidade de haver uma capacitação específica do professor para que possa auxiliar o processo de ensino aprendizagem, enriquecendo as aulas e fazendo com que o aluno tenha interesse pelo conhecimento nesta era tecnológica.



DESENVOLVIMENTO

Quando analisamos nosso modo de viver nos dias atuais, podemos constatar que estamos diante de uma nova e moderna sociedade. O século XXI vêm sendo marcado pelo aceleramento da tecnologia, a informação se tornou acessível, as pessoas podem receber e transmitir informação em uma busca infindável de conhecimento.

Porém a escola é uma instituição que ainda resiste às transformações tecnológicas.

Não restam dúvidas que as crianças e os adolescentes estão inseridos em um contexto onde a tecnologia está fortemente presente, e essa inserção traz grandes impactos ao ambiente escolar. A escola não pode mais lutar contra essa mudança na sociedade, para um aluno dessa nova “geração tecnológica” que interesse pode haver em uma aula, sem movimento, sem interação, onde o professor usa apenas a lousa? Essa aula pode levar o aluno a adquirir o gosto pela aprendizagem escolar?

Esse tema vem sendo bastante debatido. Se os recursos tecnológicos se fazem necessários dentro da sala de aula, o grande desafio lançado para escolas e professores é sobre como usar esses recursos a favor do ensino.

O uso da tecnologia pode ser muito proveitoso em sala de aula para o estudo interativo de conteúdos, tornando-os mais interessantes e fazendo com que o aluno interaja mais. O professor passa a contar com objetos educacionais digitais, como vídeos, animações, imagens e infográficos, como suporte às aulas.

Entretanto, não são apenas benefícios que o acesso à tecnologia dentro da sala de aula pode trazer, as redes sociais, por exemplo são vistas como “as principais vilãs” quando o assunto é distração. O uso de recursos tecnológicos pode gerar alguns problemas devido à má utilização pela falta de capacitação, ou mesmo de interesse dos profissionais responsáveis.

O perfil de aluno nos dias atuais mudou, sendo assim o perfil de professor também precisa se transformar para seguir essa mudança. É necessário que os educadores tenham o interesse de se inteirar sobre os novos processos de inovação da didática, buscando continuamente se atualizar através de cursos de reciclagem e até mesmo utilizando a própria interação com os alunos para entender o universo deles. 

No contexto de nossa sociedade atual a inserção do uso dos recursos tecnológicos no programa curricular de aprendizagem nas escolas tornou-se imprescindível, o desafio de todos é encontrar maneiras de utilizar a tecnologia de forma que ela enriqueça o processo de ensino fazendo com que a aprendizagem aconteça de forma significativa contribuindo a favor da educação e não contra.

PASSO 01  

Como exemplo de aplicação de recursos tecnológicos iremos visualizar o projeto da ONG Esperança, eles tiveram a iniciativa de elaborar um projeto chamado “Esperança com tecnologias para a educação”. Esse projeto será financiado por uma instituição internacional que financia relevantes projetos educacionais e atuará em várias áreas e ambientes tais como brinquedoteca, sala de artes, oficina de musica etc....

Veremos a seguir o relatório de umas das áreas que o projeto irá atuar:

 Projeto “Esperança com tecnologias para a educação”

  • Ambiente:

Sala de estudo para reforço escolar.

  • Usuários:

Crianças e adolescentes.

  • Recursos tecnológicos:

Computadores conectados à internet e data show

  • Justificativa e estratégias de uso:

O uso da internet trará aos alunos o acesso à conteúdos escolares possibilitando que tirem dúvidas e que possam aprofundar seu conhecimento em temas específicos pesquisando textos, imagens e vídeos. Os alunos da ONG Esperança poderão também fazer cursos de reforço online através de videoaulas. Essas atividades poderão ser feitas individualmente, em qualquer horário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (170.5 Kb)   docx (307.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com