TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESCREVA OS PRINCIPAIS TRAÇOS DE PERSONALIDADE DE UM EMPREENDEDOR

Por:   •  30/11/2020  •  Monografia  •  2.231 Palavras (9 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 9

ALUNOS: OSVALDO RAMOS NETO / VINICIUS MONTEIRO DO NASCIMENTO

 1 questão - Descreva os principais traços de personalidade de um empreendedor.

 Criatividade e capacidade de implementação - o empreendedor é aquele tipo de pessoa que está sempre fazendo planos e idealizando coisas novas. Mas não é só isso. Além de imaginativo, deve ser capaz de fazer acontecer. Algumas pessoas têm apenas um desses traços de comportamento - são apenas criativas ou apenas implementadoras - sem conseguir combinar os dois. Mas a verdade é que a receita do sucesso é a soma de boas doses de inspiração e transpiração.

Disposição para assumir riscos

Iniciar um negócio é uma experiência que sempre terá sabor de aventura, com “friozinho na barriga” e tudo. Trata-se de uma aposta cujo resultado será influenciado por fatores do ambiente externo, e o trabalho duro - embora imprescindível - não será garantia de sucesso. Ao começar, podemos ter uma ideia bastante precisa das despesas necessárias: o investimento inicial em instalações, aluguéis, salários, estoque de mercadorias, impostos e taxas. Por outro lado, em relação à receita, tudo que temos são estimativas.

Perseverança e otimismo - o empreendedor tem um compromisso com a prosperidade do seu negócio. A história está cheia de exemplos de sucesso que demandaram muita persistência e grande esforço para não desanimar diante dos obstáculos no caminho. É como andar de bicicleta: se parar de pedalar, você cai.

 Senso de independência - o empreendedor é um solitário, para quem não existe a diluição de responsabilidades. Ele conta apenas consigo e mais ninguém. Acima de tudo, ele tem autonomia. Trabalha para si mesmo, não para os outros. Depende da sua própria capacidade para resolver os problemas. Mantém seus pontos de vista, mesmo diante das adversidades.

2 questão - Faça uma comparação entre as vantagens e desvantagens do negócio próprio e do trabalho assalariado

 Vantagens

Autonomia - a liberdade para tomar decisões sem prestar contas nem depender da aprovação de terceiros é uma das maiores vantagens do empreendedor. A sensação de ser chefe de si mesmo é a melhor satisfação que algumas pessoas podem ter. Por outro lado, há quem prefira a segurança de pertencer a uma equipe, trabalhando para outros ou para uma organização impessoal, mesmo submetido a uma estrutura hierárquica.

Desafio - para o espírito empreendedor, o desafio de se lançar em um novo negócio é fonte de entusiasmo, muito mais do que de receios e preocupações. Diante das incertezas de sua empreitada, ele pode dizer que “a História não fala dos covardes”. Com a autoconfiança nas alturas, ele sabe que o sucesso do empreendimento depende apenas de sua iniciativa e de seu esforço pessoal. Para esse tipo de empresário, nada se compara ao sentimento de realização.

 Controle financeiro - para quem se sente incomodado com as relações de autoridade, o pior de tudo é a sensação de que sua segurança financeira está nas mãos de terceiros. Afinal, a estabilidade do emprego pode desmoronar de uma hora para a outra com uma demissão. Outro aspecto desconfortável é saber que o seu salário - a recompensa por seu trabalho - é apenas um fragmento dos ganhos da organização. Para um empreendedor, é preferível - com todos os riscos - ser o único responsável pelos resultados de seu negócio

Desvantagens

Sacrifício pessoal - o período que vai da criação de uma empresa até sua consolidação exige dedicação integral do responsável. São longas horas de trabalho duro, muitas vezes em regime de sete dias por semana. Esse ritmo absorvente pode prejudicar as relações familiares e gerar um alto nível de estresse. Nada mais equivocado do que a crença de que o empresário só trabalha quando quer

Sobrecarga de responsabilidades - todos os aspectos do negócio devem ser decididos e cuidados pelo empreendedor, desde como conquistar seus clientes e mantê-los até como ser eficiente para continuar lucrativo. Com tantas questões sob sua guarda, o estresse não será pequeno. E não há ninguém “acima” a quem delegar pelo menos uma parte da responsabilidade.

 Pequena margem de erro - em uma grande corporação, o processo decisório é dividido entre o corpo de dirigentes que conta com sistemas de apoio às decisões, baseados na tecnologia da informação e em pesquisas de mercado. Desse modo, as estratégias são definidas de forma profissional, com base em dados objetivos. Se ainda assim alguma coisa der errado, as grandes empresas têm recursos para absorver o impacto de eventuais falhas e fazer correções de rumo. Em negócios pequenos ou emergentes, o empreendedor só conta com sua intuição para escolher uma direção a seguir. Uma decisão errada pode ser fatal.

3 questão - Explique a reação entre recursos, sistema de operações e resultados no funcionamento de uma empresa

Recursos

Uma empresa é um sistema de recursos. As pessoas são o principal recurso das empresas e de todos os tipos de organização. Em essência, as empresas são grupos de pessoas que usam recursos: recursos materiais, como capital, espaço, instalações, máquinas, móveis e equipamentos, e recursos intangíveis, como tempo e conhecimento

 Sistema de operações

 Nas aulas de aritmética, uma das primeiras coisas que aprendemos é que o total é sempre igual à soma dos fatores. Não estamos aqui para desmentir o professor de matemática, muito menos para demonstrar que dois mais dois é mais do que quatro. Mas a verdade é que, no mundo dos negócios, isso acontece com frequência: o todo é maior do que a soma das partes. No restaurante, quando você pede bife com arroz, feijão e salada, não adianta ficar fazendo contas sobre o custo de cada um daqueles ingredientes isolados. No caminho até o seu prato, eles foram submetidos a um processo de agregação de um valor que lhe será cobrado. Talvez você tenha escolhido aquele local porque o ambiente é agradável.

 Resultados

Essa é outra situação em que a matemática não funciona muito. Temos aqui uma relação entre duas partes. Numa ponta, o empresário, fornecendo seus produtos e serviços. Na outra, o consumidor, com seus hábitos e exigências. Se, como vimos, o objetivo da empresa é o lucro, e para isso será preciso garantir a satisfação do cliente, então parece apenas uma questão de “toma lá dá cá”: o empresário cuida de prestar um bom serviço; o cliente compra, e as duas partes saem satisfeitas.

 4 questão - Quais são os parâmetros para medir a eficiência dos processos de uma empresa?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com