TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL PARA PROPOSTAS DE MELHORIAS

Por:   •  17/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.619 Palavras (19 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 19

EDINEIVA DA SILVA DO VALE

MAIZE DE SOUZA SILVA

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL PARA PROPOSTAS DE MELHORIAS

Barreiras

2014

EDINEIVA DA SILVA DO VALE

MAIZE DE SOUZA SILVA

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL PARA PROPOSTAS DE MELHORIAS

Trabalho interdisciplinar em grupo apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral.

Barreiras

2014

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL PARA PROPOSTAS DE MELHORIAS

Atualmente as organizações estão vivendo em um mundo globalizado, repleto de avanços tecnológicos, dentre outros fatores que cada vez mais tomam conta do mercado de trabalho, levando as empresas a mudar em suas estratégias de trabalhos e se apresentarem muito bem equipadas aos seus clientes, compradores e concorrentes, para poder continuar se mantendo no mercado cada vez mais competitivo, para isso a empresa necessita de pessoas que saibam como vender bem um produto e transmitir confiança aos clientes e assim conseguir alcançar os objetivos planejados.Sendo assim, para ter sucesso, essa empresa precisa ter uma organização interna e externa.

E uma empresa organizada de maneira correta,garante mais segurança e facilidade para a mesma, mas, para que isso ocorra de forma eficaz é preciso um profissional treina do para junto ao colaboradores, sócios e gerentes, fazer a empresa crescer de maneira responsável e organizada.

A organização na empresa é fundamental para alcançar bons rendimentos de forma mais rápida e eficiente.Vale ressaltar que, para que haja esse rendimento positivo é importante que os trabalhadores tenham motivação para que os mesmos aumentam sua produtividade e conseqüentemente o desenvolvimento da empresa.

O trabalho a ser apresentado, mostrará o bom desenvolvimento, crescimento e alguns problemas encontrados empresa Asa Branca. O objetivo deste trabalho consiste em conhecer os problemas existentes e aimportância da organização na empresa.

A empresa Asa Branca é de pequeno porte e comercializa alimentos e uma variedade de produtos, fica localizada no centro de Riachão das Neves. O conhecimento do espaço se deu a partir das observações in lócus realizados no período de 04 a 12 de novembro, por meio da aplicação de um diagnostico, de registros e conversas informais com profissionais que compõem o quadro de funcionários e com o proprietário.

A loja foi fundada em 2003 em um espaço pequeno, sem nenhuma estrutura, onde só havia o próprio proprietário para atender todos os clientes. Nessa época o comércio não oferecia uma grande variedade de produtos, devido à pequena estrutura e as dificuldades enfrentadas pelo comercio local. Atualmente a empresa já pertence a outro dono, o qual mudou totalmente a estrutura do estabelecimento, ampliando o espaço e implantando sistemas tecnológicos para agilizar no atendimento ao cliente e segundo o mesmo o sucesso da empresa se deve também a boa comunicação, que é uma das novas técnicas mais utilizada pelos seus funcionários.

O estabelecimento conta com 06 funcionaria que trabalha 8 horas por dia, o proprietário que, alem de administrador do estabelecimento atua também como vendedor.

A empresa é considerada uma das rentáveis da cidade e está comprometida com desenvolvimento social e econômico de sua comunidade.Seus produtos são oferecidos com um preço acessível ao consumidor.

O problema encontrado na empresa foi à falta de um setor de RH, a ausência deste setor acaba atrapalhando o desenvolvimento de algumas atividades. E segundo o proprietário falta muito para ter um bom sistema de informação na empresa, ou seja, faltam recursos para se investir em mais tecnologia da informação na qual as empresas encontraram um suporte evolutivo para facilitar as suas atividades e processos. Outro problema encontrado foi a falta de treinamento dos trabalhadores que prestam serviços a mesma.

A inexistência do setor de RH e de pessoas treinadas prejudica a administração, o crescimento da empresa e o desempenho prestado por seus funcionários, sendo assim tornam ineficaz para o mercado. Para solucionar esses problemas é preciso que a empresa desenvolva planos estratégicos buscando profissionais especializados na área de RH.

Essesetor é fundamental na empresa, porque através dele é controlado as negociações e as prestações de serviços entre outros , também é responsável pela a organização,admissão e demissão de pessoas ,relacionamentos pessoais fazendo com que a interação entre proprietários , funcionários e colaboradores aumenta a lucratividade nos negócios.

A falta de um gestor compromete a organização de muitas atividades desenvolvidas na empresa, pois para alçar vôos cada vez mais altos é preciso uma organização com projeto previamente traçados, planejamento de açõesque visam melhorar ainda mais a produtividade do estabelecimento.

Segundo Chiavenato (2003, p. 374):

A organização é um sistema humano e complexo, com características típicas da sua cultura e clima organizacional”.Esse conjunto de variáveis deve ser continuamente observado, analisado e aperfeiçoado para que resulte em motivação e produtividade. (2003, p. 374).

Parase organizar, a empresa tem que apresentar proposta de trabalho diferenciado, pois se não houver interação, motivação, compreensão não é possível desenvolver um bom trabalho e alcançar esperadas pela empresa, porem , estes quesitos são indispensáveis nas organizações de pequenas e grandes empresas. Para resolver os problemas da administração de pessoas é preciso fazer reuniões periódicas, oferecer capacitações para seus funcionários, aumentos salariais e inserir um gestor de RH na empresa para que possa orientar as pessoas que compõem o grupo de trabalhadores da mesma.

Neste contexto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com