TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL PARA PROPOSTAS E MELHORIAS.

Por:   •  10/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.041 Palavras (13 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

        Sistema de Ensino Presencial Conectado

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Ana Cassia Couto dos Santos

Fairuza Ferreira Teles

Jessica Cidelcina Moreira do Carmo

jediael batista

Lidimarcia Dias da Silva

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL PARA PROPOSTAS E MELHORIAS

Vitória da Conquista - Bahia

2014

Ana Cassia Couto dos Santos

jediael batista

Fairuza Ferreira Teles

Jessica Cidelcina Moreira do Carmo

Lidimarcia Dias da Silva

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL PARA PROPOSTAS E MELHORIAS.

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Comp, clima e cultura; Met.Científica e Psicologia organizacional e Gestão de pessoas.

Polo: Vitória da Conquista – I Semestre Flex e 2º Semestre.

Professores : Elisete A. Z de Oliveira, Marilucia Ricieri, Ana Céli Pavão e Mônica M. Silva.

[pic 6]


INTRODUÇÃO.

A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Vitória da Conquista,foi fundada no ano de 1977 e atende mais de 500 alunos com Deficiência Intelectual e múltipla. Esses atendimentos são todos especializados, gratuitos e divididos entre a clínica e a escola dentro da Instituição. Por se tratar de uma Instituição de médio porte, sem fins lucrativos sobrevive coma a ajuda de vários convênios firmados com os governos: Municipal, Estadual e Federal, porém estes recursos não são suficientes para promover um atendimento de excelência para os seus usuários.

        De acordo o Histórico da Instituição, todas as APAEs do Brasil são filiadas à Federação Nacional das APAE’s- Brasília e também à Federação das APAE’s dos Estados de origem. A missão da Instituição é promover e articular ações em defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio à família, pensando sempre na qualidade de vida da pessoa com deficiência.

        Os convênios firmados com a APAE tem verbas financiadas pelo FNDE ( Fundo Nacional de Desenvolvimento Escola), SAS ( Secretaria de Assistência Social), recebe também apoio da PMVC ( Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista) através da SMED ( Secretaria de Educação e Desenvolvimento), e também o apoio da DIREC 20 e também o apoio da Comunidade através das contribuições dos sócios pessoas físicas e jurídicas da comunidade conquistense.

                Reafirma-se também o processo de democratização da educação, comprometendo-se com a inclusão social e profissional das crianças e adolescentes de 02 à 14 anos e dos jovens que estão matriculados no turno da tarde oferece o serviço profissional., assegurando os seus direitos enquanto cidadãos.

        Neste presente trabalho iremos realizar um diagnóstico Organizacional para propostas de melhorias da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), para isso, valeremos das entrevistas feitas e de referências bibliográficas dos acervos das disciplinas.

DESENVOLVIMENTO

I - LIDERANÇAS

        A APAE é constituída por órgãos, estes órgãos são responsáveis por sua administração, que de acordo o ESTATUTO (2008) no Art. 14 são: Assembléia Geral, Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Diretoria Executiva, Autodefensoria e Conselho Consultivo. Ainda de acordo o Artigo acima supracitado:

§ 1º- Os membros dos conselhos De Administração e Fiscal, e os da Diretoria Executiva deverão ser associados da APAE há, pelo menos, 1 ( um) ano, preferencialmente com Experiência diretiva no Movimento Apaeano, quites com suas obrigações junto à tesouraria.§ 2º- O exercício das funções de membros dos órgãos indicados neste artigo, não pode ser remunerado a qualquer título, sendo vedada distribuição de lucros, bonificações, ou de quaisquer outras vantagens ou benefícios, por qualquer outra forma e título, a dirigentes, diretores, conselheiros, associados, instituidores benfeitores ou equivalentes, sob qualquer denominação, forma ou pretexto. (ESTATUTO, 2008; p, 7).

        A dinâmica administrativa de qualquer empresa depende de uma boa diretoria e de um bom gestor. De acordo KOETZ (2009):

O sucesso atingido por uma Organização depende de vários fatores, e um deles está relacionado à administração (ou gestor), pois, se a Organização tem uma gestão eficiente e eficaz, certamente atingirá seus objetivos e virá a prosperar. Um administrador, no decorrer de suas atividades, deve buscar sempre alcançar ao mesmo tempo a eficiência e a eficácia.

(KOETZ, 2009; p, 7).

        A Assembléia Geral é o órgão soberano da APAE, constituída por associados, que estejam em gozo legal de suas atribuições e direitos estatutários e é composto também por pais dos alunos deficientes. Cabe a esta Assembleia que o órgão soberano, mudar estatuto, destituir administradores, aprovar ou desaprovas os relatórios de conta da Diretoria executiva etc.

        O Conselho de Administração de acordo o Estatuto da APAE (2008), é composto por 05 (cinco) a 15 (quinze) membros e serão eleitos pela Assembleia Geral Ordinária. O Mandato deste conselho dura 03 (três) anos e cabe a ele, aprovar regimentos, examinar relatórios emitidos pela diretoria executiva, deliberar, enfim, está acima da diretoria Executiva da Instituição.

        O Conselho Fiscal de acordo com o ESTATUTO (2008) no Artigo 24:

 § II- Examinar os livros de escrituração da entidade; III- Examinar o balancete semestral apresentado pelo Diretor financeiro; IV – Apresentar relatórios de receitas e despesas; V- Opinar sobre a aquisição e alienação de bens; VI- promover gestões para o correto funcionamento fiscal da Instituição.

(ESTATUTO, 2008; p, 11).

        

O Conselho Fiscal na Instituição é uma âncora elementar para um bom caminhar do funcionamento da diretoria financeira, ARBEX; SALVALAGIO (2009), nos fala desta importância quando remonta à ideia que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (180.4 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com