TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIRETORES DE COMUNICAÇÃO DA FEI: PROPOSTAS DE MELHORIAS

Por:   •  26/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.483 Palavras (18 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 18

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI

CAMILA OLIVEIRA DA SILVA 42211210-3

CAROL FERREIRA 42211001-5

ERON PEIXOTO 42211016-3

RENAN YAUTI 42211032-0

YASMIN BARBARA 42212032-9

DIRETORES DE COMUNICAÇÃO DA FEI: PROPOSTAS DE MELHORIAS

São Paulo

2013

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI

CAMILA OLIVEIRA DA SILVA

CAROL FERREIRA

ERON PEIXOTO

RENAN YAUTI

YASMIN BARBARA

DIRETORES DE COMUNICAÇÃO DA FEI: PROPOSTAS DE MELHORIAS

Este trabalho foi elaborado para substituição da nota da primeira prova(P1) na matéria de Administração de Marketing III

São Paulo

2013

1. HISTÓRIA ESAN/FEI

1.1 ESAN

A ESAN foi fundada pelo padre jesuíta Roberto Saboia de Medeiros em 1941, se tornando a primeira escola de administração do Brasil e da América Latina, seguindo os ideais educacionais da Companhia de Jesus, após 5 anos em 1946 , foi criada a FEA / USP.

Para a criação da ESAN o padre Saboia buscou referencias da Graduate School of Business Administration da Universidade de Harvard nos Estados Unidos que hoje é considerada a universidade de referência mundial no curso de administração

A ESAN atuou em parcerias com o empresariado de São Paulo: SIAN Torquato di Tella, Companhia Antarctica Paulista, Calçados Scatamacchia, Isnard, A Exposição-Clipper, Nadir Figueiredo e outras.

1.2 FEI

Sabóia percebeu que o Brasil estava crescendo economicamente e que estava demandando de engenheiros e gestores para a indústria, foi então que criou a Fei.

Em 1975 marca o início as atividades como Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais (IPEI). Deste então, o IPEI desenvolve e transfere tecnologia ao setor produtivo por meio de assessoria, projetos e serviços tecnológicos, ensaios e análises, nas áreas: Mecânica, Química, Eletroeletrônica, Têxtil, Produção e Metalúrgica, constituindo elo com a indústria.

A integração da ESAN e da IPEI aconteceu em 2002, com a integração surgiu o Centro Universitário da FEI. Desde sempre a proposta da FEI foi agregar competências, visando a excelência de seus cursos.

2. ANÁLISE SWOT

A Análise SWOT, idealizada por Kenneth Andrews e Roland Cristensen, consiste em Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Oportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Através destas quatro variáveis poderá fazer-se a inventariação das forças e fraquezas da FEI, das oportunidades e ameaças do mercado acadêmico de ensino superior em que está inserida.

Oportunidade: Com o aumento da classe C e o crescimento da economia do Brasil a procura por cursos superiores teve um aumento considerável, segundo a pesquisa feita pelo INEP, apontou que de 2011 á 2012 o aumento de matriculados em cursos superiores foi de 4,4%, sendo 7% em instituições publicas e 3,5% na rede particular, são aproximadamente 7 milhões de novos universitários. Esse cenário promissor criou oportunidades de crescimentos das instituições de ensino e na criações de novos cursos, aumentando também a competitividade das instituições, infelizmente a qualidade dos cursos ainda não esta no ideal mas estamos caminhando para esse cenário.

O ENADE (Exame Nacional de Avaliação de Ensino) divugou o resultado do exame de 2012, que mostra que dos cursos avaliados, 70% têm nota acima de 3, 9% das graduações alcançaram a nota 3, 19% a nota 4 e apenas 5,4% atingiram o nível mais alto, com conceito 5, a Fei esta entre as notas altas porém ainda precisa melhorar a qualidades em alguns cursos.

Ameaças: A FEI tem como ameaças externas os concorrentes, que são desde as faculdades que possuem vestibulares mais simples e mensalidade voltada a pessoas com menor poder aquisitivo e de menor tradição, como também concorrentes que por sua tradição e seu alto valor de mensalidade atraem jovens de classes A, B e C oferecendo bolsas de estudos, de forma que o curso de Administração (Negócios) da FEI ainda não conseguiu atingir na mesma quantidade.

Forças: A FEI é uma faculdade de tradição e é reconhecida por isso desde a época da ESAN, tem bons professores, grade de disciplinas estruturada, métodos avaliativos eficientes, vestibular competitivo, um dos campi é modelo em tecnologia e estrutura, e sua mensalidade é mais acessível do que algumas faculdades que também possuem uma grande tradição, essas características se tornam um diferencial competitivo da FEI.

Fraquezas: As fraquezas da FEI se remetem a estrutura do campus de São Paulo, que mesmo estar sofrendo reformas ainda faltam melhorias, outra fraqueza é a baixa quantidade de alunos para a capacidade da estrutura no campus SP.

Essa análise traz a visão, de como deve ser o posicionamento da FEI no mercado e quais possíveis correções devem ser feitas tanto internas, quanto de caráter estratégico para confrontar problemas externos. Quando os pontos fortes de uma organização estão alinhados com os fatores críticos de sucesso para satisfazer as oportunidades de mercado, a empresa será por certo, competitiva no longo prazo (RODRIGUES, et al., 2005).

3. MODELO VRIO

Para Barney (2004) Ferramenta utilizada para avaliar os diferentes recursos e capacidades que a empresa possui para obter vantagens competitivas.

Valor utilizado como recurso poderá neutralizar a concorrência, diferenciação, redução de custos. No caso da FEI temos a grade diferenciada, para os alunos. Raridade e imitabilidade referem-se à dificuldade das outras faculdades em imitar o curso de Administração bem conceituado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com