TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVERSIDADE DE GENERO

Por:   •  11/5/2019  •  Seminário  •  5.155 Palavras (21 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

PLANOS ECONÔMICOS DO BRASIL

ESTUDO DOS ANOS 80 ATÉ OS ANOS ATUAIS

SANTANA DE PARNAÍBA

2019

Ana Paula de Lassalete Oliveira RA: D994620

Karine da Silva Pessoto RA: N484CE2

PLANOS ECONÔMICOS DO BRASIL

ESTUDO DOS ANOS 80 ATÉ O ANOS ATUAIS

Trabalho complementar, apresentado a Universidade Paulista, como parte das exigências para a obtenção de notas da matéria de Economia e Negócios.

                                               Santana de Parnaíba, 31 de Março de 2019.

SANTANA DE PARNAÍBA

2019

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        ..........          4

1. CONCEITO        5

2. PLANO CRUZADO - FEVEREIRO DE 1986        6

2.1 PLANO BRESSER - JULHO DE 1987        6

2.2 PLANO VERÃO - JANEIRO DE 1989        7

2.3 PLANO COLLOR - MARÇO DE 1990        8

2.4 PLANO COLLOR I – MARÇO/1990        9

2.5 PLANO COLLOR II – MARÇO/1990        10

2.6 GESTÃO MARCÍLIO MARQUES MOREIRA         10

2.7 PERÍODO DE TRANSIÇÃO (INÍCIO DA GESTÃO ITAMAR FRANCO)        11

2.8 PLANO FHC         11

3. CRIAÇÃO DO REAL         12

3.1 PLANO REAL         12

METODOLOGIA        14

CONSIDERAÇÃO FINAIS        15

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        16


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo visar planos econômicos implantados no Brasil a partir de 1980, onde será abordada a crise inflacionária e as medidas governamentais para saná-la.

 Um novo período se inicia no Brasil, que foi chamado de Nova República, pois ela trouxe a abertura política no país e o fim do regime militar.  A principal meta na nova república foi combater a inflação, a qual se agravou em anos anteriores. Iniciou- se com a economia brasileira em crescimento, ou seja, saldo suficiente para pagar os juros sem necessidades de novos apostes de capital, mas a inflação encontrava-se extremamente elevada. Onde sete planos econômicos consecutivos foram implantados visando a queda da inflação. E foi com a implantação do Plano Real que o Brasil passou a ter uma relativa estabilidade monetária, que vem resistindo às sucessivas crises dos mercados internacionais.

                                                                                                4

1. CONCEITO

O plano econômico simboliza o conjunto de ações monetárias, que tem como ideal unir e subsidiar o desenvolvimento econômico e social de determinadas regiões do país.

Países desenvolvem planos que seguem uma conjuntura de do cenário internacional, Cidades e Municípios precisam seguir um programa que é pré-estipulado, esse pelo estado em diversos cenários econômicos.

O Plano econômico não é apenas uma mudança para a moeda correntes, mas sim o conceito que possui conjuntos de metas/alvo para auxiliar no crescimento do desenvolvimento.

                                                                                                5

2. PLANO CRUZADO - FEVEREIRO DE 1986

 Criado pelo Governo de José Sarney, no ano de 1986, o Plano Cruzado foi feito idealizado por Dilson Funaro, Ministro da Fazenda do Governo de Sarney, e as principais medidas dele estavam:

–  Congelamento de preços de bens e serviços;
–  Reforma monetária, alterando a moeda que passou a se chamar cruzado;
–  Congelamento dos salários pela média de seu valor dos últimos seis meses ;
–  Criação de uma tabela de conversão para transformar as dívidas contraídas em uma inflação  muito alta em dívidas contraídas em uma economia de inflação praticamente nula;
–  Criação de um tipo de seguro-desemprego para quer fosse dispensado sem justa causa ou em virtude do fechamento de empresas;
–  Salários passam a ser reajustados pelo chamado gatilho salarial, que estabelecia o reajuste automático dos salários sempre que a inflação alcançasse 20%.

 Resultados:

 

Em um primeiro momento, podemos dizer que o Plano Cruzado funcionou sim, teve o apoio da população e até mesmo quem chegou a se negar a apoiar mudou sua posição. Porém, logo as coisas começaram a não dar certo, pois os preços ficaram desequilibrados e com isso muitos produtores não conseguiram continuar a manter os preços (estes que toso mês era ajustado) e assim acabavam a perder seus lucros e em alguns casos até acabavam a ficar com os preços abaixo do valor do custo, fazendo com que ficassem no prejuízo, assim a queda da qualidade do produto só foi caindo, como resultado de todo processo de prejuízo que o resultado do Plano causou.

 Além do mais, o congelamento não conseguiu permitir que os preços variassem de acordo com a época do ano, como por exemplo apenas o aumento em época que não tivessem a safra de determinado alimento, o que assim também causou um desabastecimento de alguns bens; E no mesmo ano o governo deu um aumento de 16% no valor do salário base do ano e o que causou um aumento na procura e no consumo dos produtos, causando um aumento acelerado e assim perdeu-se o controle do aumento dos preços, pois tinha uma busca maior do que se conseguiam produzir.

2.1 PLANO BRESSER - JULHO DE 1987

                                                                                                6

                                                                                        

                                                                                        

Luiz Carlos Bresser Pereira assumiu o Ministério da Fazenda do Governo na época assumido por José Sarney, em Abril de 1987, após não der dado certo o Plano Cruzado. Pouco tempo após ter tomado posse, a inflação no Brasil atingiu a marca de 23,21%. Na época, o principal problema do país era o déficit do valor do governo em gestão, pois não tinham um projeto e o governo gastava muito mais do que arrecadava.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (197.7 Kb)   docx (284.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com