TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gênero e diversidade sexual na escola

Por:   •  24/4/2019  •  Resenha  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO E CRÍTICA DO SEMINÁRIO ABORDADO EM AULA.

Seropédica, 05/07/2017.

GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA

Ao definir gênero através do dicionário se encontra: Gênero pode ser definido como conceito generalista que agrega em si todas as particularidades e características que um grupo, classe, seres, coisas que têm em comum ou diferença entre homens e mulheres que, construída socialmente, pode variar segundo a cultura, determinando o papel social atribuído ao homem e à mulher e às suas identidades sexuais.

O debate quanto o gênero e diversidade sexual nas escolas tem sido constantemente declarado e construído de forma bem sólida por educadores e pesquisadores que através de eventos e pesquisas vem fortalecer a idéia ainda mais.

Esse assunto trata-se da formação através de uma organização pública de educação que dita que enquanto não houver uma transformação social de mentalidades e mudança na pratica. A questão esta na forma que a sociedade já vem sendo formada impondo a este individua que a questão de gênero e diversidade seria um problema anormal associando sempre gênero a uma formação biológica de macho e fêmea. A história imposta quanto este assunto ignora a sexualidade em sua grandeza em questão histórica assim reproduzindo corriqueiramente preconceitos, descriminalização e exclusão. Pode-se ver que estas praticas vem de muito lá trás e são passadas e influenciadas pela política, religião, etc.

É válido enfatizar que a sexualidade humana não se limita a apenas um corpo capaz de nascer, reproduzir e morrer nem tão pouco engravidar, adoecer e prevenir. É uma construção social que se forma ao decorrer da vida do indivíduo em um processo lento, contínuo e muitas vezes difíceis de estabelecer, esses assuntos declamam aspectos biológicos, psicológicos e sociais e vão dar abertura em relação a orientação sexual e a identidades de gênero.    

A diversidade sexual só pode ser debatida depois que for aceito e compreendido que o ser humano pode apresentar biologicamente semelhanças, mas sua aliança social pode e devem ser totalmente diferentes.

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO

A Educação Física é uma disciplina de muitas facetas que procura aprimorar e acondicionar a saúde do ser humano em geral através de atividades específicas, porém não se pode e nem se deve determinar e fechar a Educação Física com este único significado e objetivo pois esta vai muito além da saúde, trabalhando de forma indireta a formação moral.

A Educação Física por ser e ter um vasto campo de ensino e aprendizagem proposta pelo PCN (Parâmetro Curricular Nacional) tem em seus conteúdos objetivos que buscam compor a formação social do aluno instruindo através de jogos inclusivos, por exemplo, com equipes mistas negando sempre qualquer tipo de exclusão ou descriminalização por sexo, cor ou religião ensinando-lhes a prática ao respeito, dignidade e solidariedade para com o outro e assim tendo um importante papel na formação do caráter desse aluno.  

É estabelecido pelo PCNs que o profissional de Educação Física deverá trabalhar a questão da sexualidade em seus conteúdos ministrados. Não se apresenta muita dificuldade em relação a isso devido a dinâmica proposta durante as aulas e formas de abordar determinados assuntos além de se beneficiar geralmente da relação professor/aluno.  

CRÍTICA

É visível a importância da Educação Física ao debater e incluir assuntos relacionados a gênero e diversidade sexual, mas na prática é importante ressaltar a dificuldade em transferir esse assunto para uma turma, por exemplo, devido a falta de instrumentos e formas de abordagem especificas tornando tudo muito vasto e indiretamente destacam a educação física como fator importante para tratar questões referentes à sexualidade, mas não é relacionado ao conteúdo e sim a maior facilidade de tratar e diminuir tais diferenças com abordagens práticas. Faltou o grupo pontuar mais especificamente este trecho de tamanha importância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com