TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Debate sobre o filme "O nome da Rosa"

Por:   •  15/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade - Filme (O dono da rosa)

1) Qual o papel da religião católica, através dos “Tribunais de inquisição” e do “Index Librorum Prohibitorum ”, para a perpetuação das interpretações místicas sobre a realidade, Há alguma semelhança com o papel das religiões no mundo contemporâneo?

A igreja católica na idade média ofuscava/perseguia todo e qualquer tipo de conhecimento que poderia comprometer sua posição de soberania espiritual/psicológica sobre a população medieval. Fruto desse medo, a igreja criou tribunais de inquisição, que consistia em combater a heresia, blasfêmia, bruxaria e costumes considerados desviantes. Violência, tortura, ou a simples ameaça da sua aplicação, foram usadas pela Inquisição para extrair confissões dos hereges. A index Librorum Prohibitorum era uma lista de obras, publicada pela igreja católica, consideradas uma heresia e proibidas pela Igreja.Nessa lista estavam livros que iam contra os dogmas da Igreja e que continham conteúdo tido como impróprio. Nos dias de hoje a igreja não possui mais tanto domínio sobre as pessoas e nem influência para fazer tais barbáries. O mundo hoje é muito mais aberto a outros tipos de conhecimentos e crenças diversas, além de que o acesso da população para com a informação é muito mais fácil. Portanto a igreja da idade não possui semelhanças deste tipo com a igreja contemporânea.

2) Como a filosofia grega, utilizada pelo personagem William de Baskerville, confrontou as crenças religiosas ao trazer a razão para a interpretação da realidade.

Baskerville mostrou conformidade com os pensamentos diferentes dos outros monges. Ao participar das investigações dos acontecimentos anormais no mosteiro, os monges pensavam que estes ocorridos se relacionavam com o diabo. Diferente de William, que foi em busca de fatos para poder analisar a situação com mais propriedade, sendo movido pelo pensamento racional, experiência e a investigação, assim como um filósofo grego.

O modo de pensar dos monges era distinto do modo em que o William pensava, pois eles eram representantes da Idade Média, que tinham como características a falta de conhecimento para além do cenário de mistério na Europa. Isso se passou porque a Igreja Católica possuía influência exacerbada na vida dos cidadãos, no conhecimento e no acesso à informação.

Os livros tinham conhecimentos indispensáveis para trazer tecnologia e desenvolvimento científico então eles concordam em não consultar a biblioteca e tais livros raros, e ela por sua vez, a fim de manter seu poder, difundir a crença de que os livros e bibliotecas eram perigosos para pessoas com pouca ou nenhuma educação. Isso é compreendido com precisão e incorporado no título do filme, que significa a antiga biblioteca do mosteiro beneditino, que preserva um grande número de códigos preciosos e monges que preservaram conteúdos importantes por séculos. Quando for possível ver pessoas negando o porquê de quererem usar explicações misteriosas para tudo o que acontece, o próprio filme mostra as consequências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com