TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Anhanguera

Por:   •  15/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.176 Palavras (9 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

POLO: VISTA ALEGRE - RJ

        

ACADÊMICO: ALEX SANDRO DA SILVA SANTOS – RA: 5265372872

TUTOR A DISTÂNCIA: DIEGO VAZ

DESAFIO PROFISSIONAL

RIO DE JANEIRO - RJ

16 MAIO/2018


ACADÊMICO: ALEX SANDRO DA SILVA SANTOS – RA: 5265372872

TUTOR A DISTÂNCIA: DIEGO VAZ

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em                 Gestão de Recursos Humanos do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de notas nas disciplinas de Gestão de Pessoas, Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas, Técnicas de Administração de Pessoal, Saúde e Segurança no Trabalho, Técnicas de Recrutamento e Seleção.

RIO DE JANEIRO - RJ

17 MAIO / 2018


SUMÁRIO

1.DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: CATLOG LTDA        3

2.REESTRUTURAÇÃO DOS DEPARTAMENTOS DE RH JURIDICO.............................. 5

3.PLANO DE AÇÃO FUTURO E NOVA POSTURA ORGNIZACIONAL        8

4.RELATÓRIO DE IMPLANTAÇÃO – RH EXPERIENCE – CATLOG LTDA        9

5.CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS        12


DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: CATLOG LTDA

A RH Experience é uma empresa de gestão de recursos humanos especializada em pesquisar e identificar os pontos vulneráveis de uma organização, e após uma análise minuciosa do cenário encontrado sugerimos aos seus dirigentes a implantação de processos que visam adequar suas potencialidades as exigências mercadológicas atuais e solucionar e/ou amenizar os problemas que prejudicam a sua saúde organizacional.

Fomos contratados pelo Sr. Everson, sócio proprietário da empresa Catlog Ltda, que passa por dificuldades em encontrar e reter bons profissionais em sua empresa. Definimos como primeiro passo utilizar a ferramenta: diagnóstico organizacional, onde através dela conseguiremos relacionar as não conformidades, como veremos abaixo, para em seguida elaborarmos o plano de ação:

Gestão de Pessoas:

  • Colaboradores saíram para procurar outras oportunidades de trabalho em razão de estarem insatisfeitos com o que a empresa podia proporcionar a eles.
  • Falta de estrutura do setor de Recursos Humanos, que causou desânimo nos funcionários fazendo com que se sentissem abandonados em relação a esforços da empresa para suas melhorias pessoais e profissionais.
  • Falta de apoio de um Departamento Jurídico, que presta apoio ao departamento de RH, principalmente diante dos processos de demissão.

Técnicas de Administração de Pessoal:

  • Antigos funcionários deixaram de trabalhar em sua empresa (pouco comprometimento, baixa qualidade dos serviços prestados, desmotivação, conflitos, etc.).
  • Ao que tudo indica os processos administrativos de arquivo de documentações e controles variados estavam obsoletos e sendo elaborados de maneira incorreta ou até mesmo deixando de ser feitos
  • Transformações no mercado de trabalho as quais a empresa não se adequou, tornando-a retrograda diante do cenário atual.

Recrutamento e Seleção:

  • Sem a atuação de profissionais qualificados para descobrir candidatos aptos, a contratação de para suprir os que saiam era feita sem nenhum tipo de avaliação técnica. “Primeira que passou na rua”.
  • Clientes se queixando da má qualidade da prestação de serviço, justamente pelo despreparo dos profissionais admitidos.
  • Alta rotatividade – 20 colaboradores entraram e saíram.

Saúde e Segurança do Trabalho:

  • Houve reclamação de colaboradores referente à segurança no trabalho ao manejarem cargas com agentes biológicos.
  • Ausência da disponibilização de EPIs para os colaboradores.
  • E provavelmente muitos colaboradores também estavam insatisfeitos em razão da precária condição do seu ambiente físico de trabalho.

Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas:

  • Em razão da falta de estrutura no setor de recursos humanos, sem o apoio de uma área jurídica, as demissões eram feitas de maneira inapropriada, sem uma apuração de informações importantes, como por exemplo, as falhas nas técnicas de administração de pessoal, onde as folhas de controle de jornada de trabalho não eram devidamente preenchidas e arquivadas, causando penalizações a Catlog quando algum funcionário demitido movia uma ação trabalhista.

REESTRUTURAÇÃO DOS DEPARTAMENTOS DE RECURSOS HUMANOS E JURIDICO

        

Departamento Jurídico:

Após ter sido sugerida a contratação de um advogado especializado em direito do trabalho, foi definida a parceria com um profissional liberal, especializado em direito do trabalho, para prestar serviços de representação e consultas.

O principal ponto para trazer este profissional foi à questão de seu conhecimento de leis trabalhistas, e sua principal responsabilidade é a de trabalhar em conjunto com o departamento de recursos humanos, que ira consulta-lo sobre a melhor forma de agir perante os direitos e deveres dos colaboradores, fazendo com que a empresa garanta o justo e não corra os riscos de sofrer prejuízos com ações trabalhistas como ocorria antes, em razão da falta de conhecimento e por agir em desacordo com a lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (187.1 Kb)   docx (38.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com