TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - Economia

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Neste trabalho foram aplicadas teorias administrativas e econômicas, para traçar o melhor perfil administrativo para Indústria de Bebidas Pira. Sabendo de suas dificuldades, os herdeiros da Indústria de Bebidas Pira solicitaram uma consultoria em sua empresa para que pudessem então saber quem melhor ocuparia o cargo de Presidência de seu pai, Dr. João Pira, que está para se aposentar.

AVALIAÇÃO DOS PERFIS DE PAULO E IRAN

Foi realizada uma avaliação de seus perfis e dentro do que foi diagnosticado foi apresentado um plano de sucessão. Dentro da situação relatada, no caso a Indústria de Bebidas Pira, procurou-se identificar as deficiências das habilidades e competências dos filhos do Dr João, Paulo e Iran, para elaborar um novo plano de gestão para a empresa.

Foi feita uma tabela para traçar o melhor perfil do novo gestor da empresa, a mesma tem como principal função demonstrar as habilidades e competências administrativas que um gestor possa ter como saber, saber fazer, saber analisar, saber fazer acontecer.

Tabela de Competências e Habilidades de Paulo e Iran

Competências e Habilidades Paulo Iran

Relacionamento

interpessoal X X

Gestão de pessoas X O

Foco nos resultados X O

Pro atividade X O

Liderança X O

Criatividade O X

Boa comunicação X O

Flexibilidade O X

Capacidade de

negociação X O

Visão estratégica X X

Capacidade de trabalhar

em equipe X X

Comprometimento com a

empresa X X

Legenda: (X) competências e habilidades identificadas; (O) deficiência de competências e habilidades.

Com base nas análises feitas de acordo com a tabela acima, foi definido que a mudança será de natureza proativa, ou seja, o novo gestor deverá passar por um processo de capacitação dependendo de sua disponibilidade e empenho em fazê-lo. Foi sugerido que o Dr. João continue na presidência da empresa até que seu sucessor esteja pronto, e ainda sim, depois da sucessão assuma um cargo estratégico dentro da empresa ainda que por pouco tempo.

Paulo tem condições de assumir a empresa da família futuramente. Tem visão empreendedora, atitude inovadora, assume riscos, porém como até então não tinha um papel definido dentro da empresa (por gerenciar diversos setores) não pôde fazer muito além daquilo que lhe era delegado e executava tarefas que não lhe traziam realização pessoal.

Embora Paulo acreditasse não haver necessidade de aperfeiçoamento profissional, por respeitar o conhecimento intuitivo de seu pai, diante da possível sucessão, ele se viu compelido a se aperfeiçoar para poder então no futuro comandar a empresa com a mesma sabedoria, conhecimento e sensibilidade de seu pai.

Sendo assim, após analise do o perfil de Iran, entende-se que ele deverá assumir a Gerência Financeira da empresa, onde poderá não somente aplicar seus conhecimentos, mas também focar nas melhorias de que esse cargo demanda. Iran tem visão global da empresa, é motivado e toma decisões com equilíbrio, o que para o financeiro da empresa será de grande valia.

Iran terá condições de somar a empresa. Lembrando que deverá ser necessário que por mais que venha passado por diversos setores da empresa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com