TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional anhanguera

Por:   •  18/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.616 Palavras (11 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 11

                                      [pic 1]

.................................

DESAFIO PROFISSIONAL

                        Curso: Superior de Tecnologia em gestão financeira

                                                 .................. – SP

                                     NOVEMBRO DE 2015.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
Centro de Educação a Distancia.

...............................

DESAFIO PROFISSIONAL

Curso: Superior de Tecnologia em gestão financeira

Disciplinas

  • Direito Empresarial
  • Tecnologias de Gestão
  • Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Tutora: Laura Patrícia.

,,,,,,,,,,,,,,, – SP

NOVEMBRO DE 2015.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DE QUALIDADE        3

3 CRITERIOS        3
3.1 Liderança        3
3.2 Estratégias e Planos        4
3.3 Clientes        4
3.4 Sociedade        4
3.5 Informações e Conhecimento        4
3.6 Pessoas        4
3.7 Processos        4
3.8 Resultados        5

4 FERRAMENTAS        5
4.1 Ciclo PDCA        5
4.2 Analise SWOT        5
4.3 Fluxograma        5
4.4 Histograma        6
4.5 Diagrama de Pareto        6
4.6 Balance ScoreCard        6
4.7 Brainstorm        6
4.8 Benchmarking        6

5 ISO 9001        6

6 IMPACTO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL        7

7 TERCEIRIZAÇÃO        8

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

9 REFERENCIAS        9

INTRODUÇAO:
           O grupo Inoxel fundado em 2005 com a fusão das empresas RER-Caldeiraria e MHI- Estruturas metálicas expandiram suas atividades e contam hoje com uma gama de clientes como: Petrobrás, General Motors, Volkswagen, Fiat Auto, Mercedes Benz, Toyota, Ford entre outras marcas. Seus princípios básicos estão alicerçados na qualidade, atendimento diferenciado, aprimoramento constante dos serviços e relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros. O grupo empresarial se preocupa com a qualidade de vida de seus colaboradores, oferecendo alguns benefícios tais como: convênio médico, ótico, farmácia, vale transporte, cesta básica, seguro de vida e auxilio funeral. Por não possuir sistema de gestão de qualidade, alguns clientes sugerem que a empresa busque certificações como ISO 9001 para continuar como fornecedores. Procurando resolver esse problema a caldeiraria contratou nossa empresa de consultoria (gestão empresarial, gestão produtividade e qualidade e assessoria ambiental).

PROPOSTA DE IMPLANTAÇAO DA GESTÃO DE QUALIDADE:

            Após analise detalhada nossa consultoria propõe a empresa uma estratégia começando pela liderança, que irá promover a cultura organizacional, desenvolvimento da gestão, governança, analise de desempenho da organização, além de promover a qualidade de vida, criar oportunidades para seus colaboradores e garantir a sustentabilidade. Para isso usaremos algumas ferramentas e índices que facilitarão o trabalho de melhoria continua, elaboração de estratégias, desenvolvimento de processos, aprimoramento de serviços, analise de mercado, clientes e avaliação detalhada dos resultados.

CRITERIOS:

  • Liderança: Define estratégias que deverão ser implementadas por todos, cultura organizacional, desenvolvimento de gestão, valores, princípios, padrões de conduta e comunicação.
    Governança: Responsável por definir diretrizes e gerenciar riscos.
    Levantamento de interesses e exercício da liderança: buscar, identificar, satisfazer expectativas das partes interessadas e as redes de atuação.
    Análise do desempenho da organização: selecionar indicadores e informações para avaliação.
  • Estratégias e planos: Definidas observando o mercado, macro ambiental, ambiente interno, parcerias e etc. Indicadores irão avaliar se o rumo tomado esta gerando os resultados esperados.
  • Clientes: Desenvolver canais de interação empresa\cliente, entender suas expectativas e necessidades. Trabalhar critérios como: desenvolvimento e proteção das marcas, publicidade dos produtos, analise de clientes e mercado. Essas informações influenciam diretamente as estratégias da empresa.
  • Sociedade: Identificar necessidades e expectativas da sociedade, principalmente pra incentivar o desenvolvimento da comunidade onde a empresa esta inserida. Foco na responsabilidade sócio ambiental e desenvolvimento social, tratar os impactos q seus produtos e processos geram, assim como as ações de prevenção de acidentes ambientais e o estimulo ao voluntariado, visando desenvolvimento sustentável.
  • Informações e conhecimento: Estratégias que abrem mercado, desenvolve pessoas, melhora processos, gera resultado, define desenvolve, implanta e melhora os sistemas de informações, não se define aos processos de departamentos da empresa. Conhecimento esta nas pessoas, expande a parceiros que também são responsáveis pelos objetivos estratégicos. Conhecimento compartilhado, gera aprendizado e garante a sustentabilidade
  • Pessoas: Hoje profissionais esperam mais do que salario, eles querem qualidade de vida, oportunidades. Empresas precisam ter processos gerenciar para definir organização de trabalho, remuneração, reconhecer pessoas, propor novos lideres e sucessores, ter programas de capacitação onde a prioridade não seja só o crescimento profissional, mas também o desenvolvimento do cidadão. Priorizar a qualidade de vida relacionada à saúde, segurança, bem estar e promover um clima organizacional que favoreça a criatividade, inovação e excelência no desempenho.
  • Processos: Abriga cadeia de valores onde estuda todos os requisitos para projetar, analisar e melhorar produtos e processos considerando novas tecnologias e a concorrência. Os aspectos financeiros garantem recursos para apoiar operações, estratégias, monitorar riscos que podem impactar na estabilidade financeira e cuidar do orçamento.
  • Resultados: Avaliados por meio de indicadores de desempenho, econômico, financeiro, sócio ambiental, clientes, mercado, pessoas, processos e histórico do desempenho dos anos anteriores e do líder de mercado. Dessa forma tendo informações consistentes para verificar se os resultados alcançados são coerentes com a estratégia.

FERRAMENTAS:

            Para a implantação de uma melhor gestão de qualidade nossa consultoria indica algumas ferramentas muito uteis que facilitarão o trabalho de melhoria continua:

  • Ciclo PDCA (ciclo de Deming): Utilizado no planejamento estratégico das empresas, onde o objetivo é criar processos de melhoria continua. Essa ferramenta é composta por quatro etapas (plan, do, check, act), onde:
    PLAN (Plano) iremos estabelecer objetivos e processos necessários para entregar resultados de acordo com o planejado.
    DO (Fazer) para implementar o plano, executar o processo e fazer o produto\serviço.
    CHECK (Checar) para estudar o resultado do passo anterior, compara-lo aos resultados esperados, verificar se as ações condizem com o planejado.
    ACT ( Agir) para tomar ações corretivas sobre as diferenças significativas entre os resultados reais e o planejado.
  • Analise SWOT: Elaborada por Albert Humprhey nos anos 60\70 é uma ferramenta fundamental para planejamento estratégico de qualquer empresa, analisa ambiente e mercado onde a empresa esta inserida. Composta por 4 quadrantes onde
    S(Strenght, força) são os pontos fortes, vantagens internas em relação aos concorrentes.
    W(Weakness, fraquesa) são desvantagens internas em relação aos concorrentes.
    O(Opportunities, oportunidades) aspectos externos positivos que podem potencializar a vantagem competitiva da empresa.
    T(Threats, ameaça) aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa.
  • Fluxograma: Gráfico que demonstra o passo a passo numa sequencia de símbolos interligados do inicio ao fim mostrando o fluxo de um processo.
  • Histograma: Diagrama de distribuição de frequências representado em colunas de um conjunto de dados. Gráfico muito útil como ferramenta de estatísticas da empresa.
  • Diagrama de Pareto: Regra dos 80-20, o principio de Pareto sugere que 80% das consequências advém de 20% das causas. Essa ferramenta é importante para dar sentido às prioridades da empresa.
  • Balance Scorecard (B.S.C.): O BSC trata do processo de um modelo de administração de serviços e busca de maximização de resultados. Metodologia criada nos anos 90 por Norton e Kaplan que chegaram a conclusão que não era interessante enxergar os resultados de uma empresa única e exclusivamente pelas dimensões financeiras e sim em quatro perspectivas.
  • Brainstorm: Reunião onde pessoas expõem seus pensamentos de forma livre e criativa dentro de um tema para se chegar a um objetivo. Técnica muito produtiva que acaba gerando uma serie de ideias e soluções inovadoras.
  • Benchmarking: Técnica de gestão onde a empresa avalia o desempenho de seus processos, sistemas e procedimentos, comparando-os com os melhores desempenhos de outras organizações. Essa pratica não significa copiar o que a concorrência esta fazendo, mas aprender através de observação e comparação das melhores práticas.

ISO 9001:

            Após a implantação dessas ferramentas na empresa visando à melhoria de qualidade, estaremos buscando nossa certificação ISO (International Organization for Standardization). A ISO é um sistema de gestão de qualidade (SGC) fundada em 1946 e sediada em Genebra na Suíça. Hoje a organização especializada em padronização conta com mais de 111 países, e no Brasil é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
           A ISO 9001 trata dos requisitos pra um sistema de gestão de qualidade. A organização que possuir o sistema de gestão de qualidade de acordo com a norma ISO 9001 pode solicitar a certificação e obter o selo de conformidade ISO 9011. A versão brasileira chama-se ABNT NBR ISO 9001.
           Para conseguir a certificação ISO 9001 primeiramente teremos que definir algumas etapas. O método de implementação será feito por nossa consultoria, que terá a responsabilidade de fazer com que todas as normas estejam sendo aplicadas de forma correta. Em seguida faremos um diagnostico completo com base nessa consultoria e elaboraremos um cronograma detalhado contendo todas as atividades para a obtenção do certificado. A principal dificuldade para conseguir o certificado ISO 9001 é o envolvimento das pessoas, isso porque quando mudanças estão a caminho é natural que haja temor. Boatos sobre demissões e saúde financeira da empresa.
           Por isso, cabe a Inoxel manter uma comunicação eficiente com os colaboradores sobre essa decisão. Explicar os benefícios, as necessidades de colaboração mutua enumerar os desafios que serão enfrentados para ajudar criar um clima melhor durante o processo.
Terminada a implementação, realizaremos uma auditoria interna para verificar possíveis erros de processo, pontos que serão necessárias algumas mudança ou até mesmo a inclusão de dados complementares. Essa avaliação não oficial funcionará como apontamento para pequenas alterações ou melhorias. Por fim a contratação de um órgão certificador, que irá realizar a auditoria oficial e emitirá o certificado ISO 9001, caso aprove a organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com