TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios da logística brasileira

Por:   •  20/5/2016  •  Artigo  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

Quais os maiores desafios para a logística brasileira?

Os maiores desafios de pequenas e medias empresas brasileiras são para venderem seus produtos no exterior. Pequenos empresários têm dificuldades de buscar o mercado internacional, de fazer com que seus produtos sejam aceitos, onde o grau de exigências é alto, pois precisam que seus produtos sejam adequados e certificados para entra nesses mercados. A falta de conhecimento para exporta para fora país é também outro problema. As dificuldades logísticas envolvendo exportação são relacionadas especialmente no ato de transportar o produto até o porto de escoamento. Estradas ruins tornam dificuldades de contêineres chega aos portos. Os desafios das empresas brasileiras que tentam o mercado internacional são basicamente as mesmas, tem gargalhos logísticos, dificuldades de fazer dos produtos produzidos chegarem aos portos e que dali chegue ao mercado de destino. Falta de infraestrutura para o acesso aos portos. Principal gargalo do país é a produção do produto, dificuldades de chega até o porto e quando chega começa uma das partes mais complicadas que é primeiro com a burocracia e segundo com equipamentos não tão eficientes. Portos não muitos profundos limitam a chegada e o trabalho de navios maiores.

Qual o impacto dos problemas logísticos?

Brasil extremamente burocrático e dificuldades enfrentadas fazem com que a maioria das pequenas e media empresas desistam ou sintam desestimulados de participar do mercado internacional. Comparados com outros lugares no mundo o tempo de liberação de cargas é muito grande. Portos brasileiros á muito tempo que não recebem investimentos, e grande partes deles tem problemas estruturais. Para o negocio de navegação internacional funciona, é necessário algumas características como o tamanho dos navios que sejam economicamente viáveis. As aguas rasas dos portos brasileiros impedem que os navios cheguem totalmente carregados, reduzindo enormemente sua eficiência e se tornando mais caro para transporta as mercadorias dentro e fora do país. O que significa que os produtos se tornem mais caros do que de outros países.

Quais são as possíveis soluções para contornar este problema?

Brasil tem poucas hidrovias, pouca utilização de seus rios como forma de transportes ou escoamento de suas cargas, deveriam utiliza transportes marítimos, através da cabotagem. Cabotagem é uma ótima opção, barata, eficiente e menos impactante no ponto de vista ambiental, do que a utilização tão intensa das rodovias. Umas das soluções fundamentais são as mãos de obras qualificadas para o desenvolvimento do país. Adota politicas que melhorem ou diminuem a burocracia, facilitando a liberação de cargas, diminuir o numero de documentos necessários, isso deveria ser pauta de qualquer plano de melhora de logística no país. Investimento na infraestrutura dos portos brasileiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com