TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Fundamentos da Administração

Por:   •  30/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.201 Palavras (9 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

O presente trabalho tem como proposta a construção do conhecimento prático e teórico a partir de pesquisas e análise crítica de uma empresa como objeto de estudo apoiado em diferentes fontes bibliográficas. Confrontando assim os resultados adquiridos da pesquisa realizada com os saberes adquiridos nas disciplinas cursadas no bimestre do ano corrente (Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática), evidencia-se a suma importância do conhecimento adquirido na construção de saberes teórico e prático do profissional no mercado de trabalho.

A empresa Auto Moto Escola Novo Estilo com CNPJ 10276639/0001-58 está localizada na grande São Paulo e tem como ramo de atividade a formação de condutores e atualmente conta com 30 colaboradores distribuídos em 3 unidades, uma frota de 20 carros, 10 motos, 02 micro ônibus e 01 carreta além de uma pista exclusiva para aulas de moto.

Serão levantadas informações da Empresa que abrangem temas como o modelo de administração assumida pela empresa embasada em pesquisas bibliográficas que apoiam o levantamento da informação, informações de como é regida a comunicação empresarial tanto no âmbito interno e externo bem como suas definições e a utilização da Tecnologia da Informação seus conceitos e objetivos e as técnicas de informática adotadas pela empresa.

Desenvolvimento

Fundamentos da Administração

A empresa pesquisada para a construção do presente trabalho tem como nome Auto Moto Escola Novo Estilo com CNPJ 10276639/0001-58 está localizada na grande São Paulo e tem como ramo de atividade a formação de condutores e atualmente conta com 30 colaboradores distribuídos em 3 unidades, uma frota de 20 carros, 10 motos, 02 micro ônibus e 01 carreta além de uma pista exclusiva para aulas de moto.

Carvalho (2016), abordando as diretrizes organizacionais aponta a definição de missão, visão e valor e sua importância, assim apresenta a missão sendo a razão de ser da empresa, a visão sendo o direcionamento da mesma e os valores os padrões de comportamento do corpo empresarial, assim sendo apoiado desse saber foi constatado que a empresa estudada tem como missão conscientizar e formar condutores qualificados, conscientes para dirigir de forma prudente e responsável, tem como visão construir a imagem da empresa de uma forma criativa e inovadora, buscando fazer a diferença na arte da segurança no trânsito e tem como Valores a Honestidade, clareza e eficiência buscando implementar um novo Estilo de ação no mercado atuante.

De acordo com a pesquisa realizada é possível observar que a empresa baseia-se na Teoria clássica da Administração conhecida também como FAYOLISMO que segundo Dalmolin (et all 2007) seu precursor foi o francês Henry Fayol, este modelo é uma divisão da chamada Teoria Geral da Administração formada pela Teoria da administração científica, teoria administrativa e a teoria da Burocracia, ainda Dalmolin et all (2007) afirma que o conceito central do FAYOLISMO consiste em que a administração é um processo de planejamento, organização, direção coordenação e controle.

Dalmolin ( et all, 2007) aponta ainda os princípios do fayolismo, sendo este o parâmetros para identificarmos o modelo da administração da empresa, os princípios do Fayolismo são: divisão de trabalho; autoridade e responsabilidade; Disciplina; Unidade de Comando; Unidade de direção; subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais; remuneração pessoal; Centralização; hierarquia; Ordem; equidade; estabilidade pessoal; iniciativa e espirito de equipe. Em resposta a problemática levantada os princípios de Fayol podem realmente ser aplicados na administração moderna e, e quanto a forma que é aplicada, conforme o próprio Fayol já havia advertido, cada princípio não pode ser tratado de forma absoluta e  inflexível, tornando-se preciso guardar as devidas proporções na adoção de cada um dos princípios. Apesar da teoria da Organização ter sido criticada por outros teóricos, ela foi bem acolhida durante algum tempo na prática por alguns administradores. Acima de tudo a escola Clássica das Organizações tornou os administradores conscientes dos tipos básicos de problemas que eles teriam de enfrentar em qualquer organização.

Apesar de apresentar traços de outros modelos de gestão foi possível chegar a esta afirmativa observando que os gestores da empresa mantém seu relacionamento com seus colaboradores de forma próxima, geralmente o diálogo entre gestor e empregado é feita de forma esporádica e em sua maioria em reuniões particulares, exceto quando é feita uma reunião geral onde se avalia o desenvolvimento da empresa, o feedback dos funcionários e novas metas a serem alcançadas ou atualizadas.

Foi observado que a empresa em questão não está envolvida em nenhuma ação de cunho social ou ambiental apesar dos gestores terem total conhecimento da suma importância da pratica social e ambiental da empresa na sociedade.

Ashley (2002) define a responsabilidade social empresarial como a relação e a pratica ética coerente com seus stakeholders contribuindo de forma significativa no desenvolvimento das pessoas, do meio ambiente e da comunidade assim conquistando respeito e confiança dos consumidores.

A responsabilidade social é um grande fator de mudança das empresas, assim por meio das mudanças no comportamento empresarial pode-se promover uma transformação social interferindo de forma significativa na construção de um país economicamente sustentável e prospero e socialmente justo é o que ainda nos afirma Ashley (2002).

Comunicação Empresarial

“Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "participar algo, tornar comum". Desde o princípio dos tempos, a comunicação sempre foi de importância vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento. Por definição, a comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor através de determinado canal(VAZ, 2016).

Matos (2009) afirma que a comunicação empresarial é a relação da empresa com seu publico seja este interno ou externo envolvendo técnicas e procedimentos voltado a comunicar seu desempenho, missão, objetivo, metas, instruções de serviços entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (155.9 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com