TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.935 Palavras (8 Páginas)  •  1.157 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO DE APOIO PRESENCIAL DE ITAQUIRAÍ – MS

PEDAGOGIA.

                                         DESAFIO PROFISSIONAL

Maio / 2015[pic 3]

DESAFIO PROFISSIONAL

Atividades Práticas Supervisionadas apresentadas ao Curso de Pedagogia, 1º semestre, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional dos Professores: Prof. Luís Fernando Crespo, Profa. Ma. Gilse Lazzari Perosa, Profa. Ma. Leila Maciel e Tutor (a) presencial Patrícia dos S. de Oliveira Lopes.

[pic 4]

Itaquiraí - MS

Maio / 2015[pic 5]

Sumário[pic 6]

1. Introdução...........................................................................................................................04        

2. Passo 01.........................................................................................................................05 e 06

3. Passo 02................................................................................................................................07

4. Passo 03.........................................................................................................................08 e 09

5. Considerações Finais...........................................................................................................10

6. Referências Bibliográficas..................................................................................................11

1 – INTRODUÇÃO

O presente desafio tem como tema, assuntos sobre Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

O objetivo é mostrar como aplicar modos de ensino de diferentes linguagens, tais como: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física e Língua Brasileira de Sinais. Sendo este modo de ensino de forma interdisciplinar e estando adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano. Relacionar conhecimentos relativos à área de atuação com as demais áreas de conhecimento, realizar pesquisas que proporcionem ao profissional pedagogo conhecimentos sobre seus alunos e alunas e a realidade sociocultural que eles desenvolvem suas experiências não escolares, sobre processos de ensinar e aprender em diferentes meios ambiental-ecológicos, sobre propostas curriculares e sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas. Fazer a utilização de instrumentos próprios para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.

Assim, este trabalho se compõe além desta introdução, um desenvolvimento dividido em três passos. No passo 1 foi elaborado um quadro no qual relaciona Recursos Tecnológicos para serem utilizados em um ambiente / sala temática (brinquedoteca, sala de artes, oficina de música, etc), relacionadas a sua área de formação profissional definindo quem serão seus usuários, e quais tecnologias deverão compor estes ambientes, justificar a escolha, as estratégias de uso, objetivos e especificar como estas tecnologias assistidas devem ser utilizadas. No passo 2 desenvolvemos um texto explicando as razões pelas quais o projeto “Esperança com tecnologias para a educação” vai contribuir para a formação das crianças e adolescentes atendidos pela ONG Esperança. No passo 3 propomos conteúdos virtuais que sejam relevantes para capacitar docentes no uso dos recursos tecnológicos em práticas educativas, justificamos também nossas escolhas e desenvolvemos uma sinopse do conteúdo sugerido.

A metodologia utilizada foi através de pesquisas eletrônicas e materiais de apoio referente às vídeo-aulas.

2 – PASSO 01.

Ambiente / Sala Temática: Escola / Sala de Aula.

Usuários: Alunos e Professores.

Recursos Tecnológicos

Justificativa e estratégias de uso

Objetivos

Aplicação de tecnologias assistidas

Tablet

É um computador em forma de prancheta eletrônica, sem teclado e com tela sensível ao toque. Serve para ver vídeos, jogar games e ler muitos livros.

Permitir que os alunos consultem informações na internet. Deve ser acompanhado de perto pelos professores, sendo eles que informarão quais sites e páginas são seguras, influenciando a tecnologia.

Tem como potencial propiciar um acesso mais democratizado as hipermídias que fluem hiper-livros, aplicativos, páginas na internet etc.

Lousas digitais

É como uma tela imensa de um computador, porém mais inteligente. O uso da lousa digital se dá por meio de toque com os dedos ou canetas especiais.

Possibilitar a elaboração de atividades pedagógicas associadas à teoria dos estilos de aprendizagem.

Utiliza para escrever, fazer anotações sobre imagens projetadas, executar e mostrar filmes, músicas e animações ou simulações.

Datashow

É uma ferramenta de apoio para palestras, apresentações, reuniões e serve para ampliar uma determinada imagem ou vídeo.

Reproduzir imagens e vídeos de um computador ou televisão, pode se projetar qualquer imagem que esteja presente no monitor.

Utiliza para reproduzir tanto filmes quanto apresentações de computadores.

Tv multimídia

É um aparelho de televisão projetado para uso

Selecionar os recursos de imagem, vídeo e som adequados à turma, ao tempo disponível e ao programa de aula.

Utiliza recursos de vídeo e imagens, facilitando a construção do conhecimento e a relação de nossa sociedade.

Aparelhos de DVD

É um aparelho que possui um mecanismo que projeta um raio laser sobre a superfície do disco para ler o padrão de saliências.

Localizar e ler os dados armazenados.

Para se fazer a leitura deve-se manter o raio laser centralizado sobre a trilha de dados. Essa centralização é o trabalho do sistema de rastreamento.

Aparelho de som

Podem ser definidos como qualquer aparelho eletroacústico que faça gravação ou reprodução de áudio principalmente de musical.

Permitir que o desenvolvimento de armazenamento de áudio e dos aparelhos de som permitam a reprodução da música.

Com a tecnologia aos poucos melhorou a qualidade do som, mas aumentou muito o tamanho dos aparelhos, atendendo ambientes maiores ou semiabertos.

Impressora

É um periférico, que quando conectada a um computador ou uma rede de computadores, tem a função de dispositivo de saída, imprimindo textos, gráficos ou qualquer outro resultado de uma aplicação.

Permitir fazer uma saída impressa em papel dos dados do computador, para que possa ter o registro. Com a tecnologia pode ser acessíveis de uma rede sem fios.

A impressora representa a capacidade de imprimir um grande número de páginas por minuto. Boa resolução e durabilidade dos cartuchos de tintas.

Celular

É um aparelho de comunicação por ondas eletromagnéticas.

Fazer ligações, acessar a internet, ouvir música, mandar torpedos, ver vídeos e até jogar um jogo.

Permitir o acesso de um aplicativo, filmar e tirar fotos para trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (138.4 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com