TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação

Por:   •  20/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.270 Palavras (10 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIDADE VALPARAISO/SP

CURSO DE PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da

Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação





ALDECY MENDES FERREIRA                    RA 2848204688

KELLY CRISTINA DA SILVA GARCIA        RA 2854904809

SILMARA SILVIA AMARAL LOPES            RA 1709115363

SONIA MARIA ZACARIN                             RA 2865960071


TEMA: “ O uso das tecnologias na educação em espaços escolares e não- escolares”

Tutora: Luís Fernando Crespo, / Janaina Pereira

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.................................................................................3

2.DESENVOLVIMENTO.....................................................................4

2.1.Passo I ........................................................................................4

2.2.Passo II ........................................................................................5

2.3.Passo II.........................................................................................7

3.CONCLUSÃO..................................................................................9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................10

INTRODUÇÃO

Objetivo do desafio é destacar a importância e os benefícios da Tecnologia no ambiente escolar. As novas tecnologias transformam o conceito de conhecimento e é sem dúvida uma grande aliada da educação, pois, além de cativar o aluno, facilita no processo de ensino-aprendizagem, ajudando a desenvolver capacidade de pesquisa e a ampliação da comunicação.

A utilização dos recursos das tecnologias facilita a elaboração de situações educacionais que desenvolvem diferentes habilidades no dia a dia e em diversas áreas, permitindo assim, a construção de conhecimentos que nos traz excelentes resultados. Favorece-nos conhecimento mesmo estando na comodidade de nosso lar e também nos proporciona viajar sem sair da sala de aula.





  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Passo I

Ambiente /Sala Temática: Sala de Multimídias e Alfabetização

Usuários: Professores/ Alunos Ensino fundamental de 06 anos aos 17 anos 

Recursos Tecnológicos

Justificativas e Estratégias de Uso

Objetivos

Aplicação de Tecnologia Assistivas

Mesa educacional de alfabetização.

A mesa possui software especial que ajuda na alfabetização dos alunos, terá suporte para exercícios da atividade cognitiva, relacionada especificamente a suas características e com apoio de materiais e recursos diferenciados, linguagem e códigos específicos de comunicação e de sinalização, tecnologia que permite a interação de objetos reais com ambientes virtuais, tornando assim a sala de aula um ambiente prazeroso para ambos.

É desenvolver a linguagem com a escrita, facilitando o conhecimento e estimulando diversas formas de aprendizado. Motiva o conhecimento de habilidades e conceitos relacionados ao processo de apropriação da linguagem oral e escritos, transformando numa experiência única, criativa e significativa para o professor.

A mesa educacional de alfabetização é de suma importância e essencial para as crianças com dificuldades de relacionamento. Sua aplicação deve ser através do contato e orientação do professor, com isso os alunos podem utilizar a mesa individual ou em grupo, interagindo entre si. A faixa etária para realização desta atividade é 6 anos a 9 anos.

Projetor Interativo

A utilização desse recurso tecnológico na sala de aula garante a aprendizagem, mas eficácia na alfabetização através da projeção de textos e imagens com desenhos ilustrativos. 
O aluno aprende com o professor que passa seus conhecimentos e também contribui para o crescimento profissional, que na maioria das vezes é ajudado com novas experiências e novas ferramentas da tecnologia.

Com a projeção é possível melhorar o aprendizado e dar mais conforto e praticidade aos professores e aos alunos. Aprender com histórias ilustrativas, ou seja, imagens tiradas e projetadas através do projetor interativo, fornecendo a interatividade entre os dois mundos, o da tecnologia e o da aprendizagem.

O Projetor Interativo, é essencial para crianças com déficit de atenção, contribui e favorece a todas as crianças, poisa referida tecnologia com imagens, textos, garantem as crianças presenciar um mundo virtual fantástico, que prende a atenção, e traz uma nova experiência, contribuindo desta forma para a eficácia na aprendizagem dos alunos de 9 a 17 anos.

2.2. Passo II

A ONG esperança criou um espaço para a utilização da tecnologia na pratica educativa, este espaço foi desenvolvido para o uso de todos os alunos, professores para diversas áreas educacionais. O projeto contribuirá em vários aspectos aos usuários, visto que estes terão acesso a múltiplas informações, conhecimentos e desenvolvimento para a prática de ensinar e aprender.
Para ONG Esperança as tecnologias vêm para acrescentar com mais uma ferramenta aos adolescentes, crianças, professores e toda a comunidade. Para as crianças a tecnologia transforma e vem auxiliar na aprendizagem, reforçando a construção de conhecimento e estimulam os alunos a trabalharem em grupos, combinando com atividades interativas multimídias de maneira prazerosa trabalhando muito com o lúdico. A tecnologia também ajuda as crianças a praticar o raciocínio matemático, por meio de jogos simples, a ideia é elaborar atividades através de desafios que desenvolvam habilidade de concentração e raciocínio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (135.6 Kb)   docx (762.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com