TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Por:   •  14/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.909 Palavras (8 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Polo de Promissão
Tutor (EAD): Luís Fernando Crespo
Tutor (EAD): Josiane Costa Cintra e Sonelise Cizoto

Tutor( EAD): Simone Cecília Pelegrine da Silva

Tutor Presencial: Andreia Cristina Serafim
Curso: Licenciatura Geografia

DESAFIO PROFISSIONAL

Disciplinas Norteadoras:

Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação

Tecnologias Aplicadas à Educação e

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Acadêmicos:

Adriana Pereira Fiais Bicudo RA: 1708151513
Antonio Sérgio Bicudo RA: 1708151449
Claudinei Leite de Souza RA: 1708163032
Fernanda Ferreira RA: 1708158816
Márcia de Moura Faria RA: 1708152183

Promissão
25/05/2015

INTRODUÇÃO

A elaboração desse Desafio Profissional tem como objetivo justificar o uso das tecnologias na educação em espaços escolares e não escolares, já que o uso de recursos tecnológicos oportuniza a elaboração de situações educacionais que desenvolvem diferentes habilidades em diversas áreas, permitindo assim, a construção de conhecimentos significativos.

Para que esse objetivo fosse alcançado, a produção acadêmica sugerida foi: elaborar uma proposta, em texto, para a implantação de novas tecnologias na educação e capacitação docente.

A proposta consiste em analisar o trabalho desenvolvido pela ONG Esperança, que atende crianças e adolescentes de comunidade carente proporcionando a eles reforço escolar, oficina de artesanato, musica etc...

A ONG já possui espaço físico adequado, falta os recursos tecnológicos. Tendo em vista que a verba seria apenas para a implantação de Tecnologias Aplicadas à Educação, a equipe de educadores da ONG Esperança elaborou um projeto abrangente onde toda comunidade atendida pela organização será beneficiada.

Para que a proposta tenha êxito faz-se necessária a capacitação previa dos professores a elaboração de uma didática que atenda as especificidades de todos os usuários das novas tecnologias, inclusive os portadores de necessidade especiais atendidos pela ONG.

DESENVOLVIMENTO

 A ONG Esperança foi comtemplada com recursos financeiros para investir em tecnologias voltadas para a educação e capacitação docente.

A diretoria precisa justificar para a instituição financiadora como serão aplicados os recursos e para a realização desse trabalho solicitou a participação dos professores.

Passo 1

A ONG Esperança conta com ambientes/salas temáticas, que favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento de competências e habilidades específicas das crianças e adolescentes e cabe ao grupo  propor como será este espaço.

Para isso o grupo deve visualizar um ambiente/sala temática (brinquedoteca, sala de artes, oficina de música, etc.), relacionada à sua área de formação profissional, e definir quem serão os usuários, quais tecnologias devem compor este ambiente/sala temática. Justificar a escolha, as estratégias de uso, os objetivos e especifique como as tecnologias assistivas devem ser utilizadas.

Segue a forma como o grupo elaborou a proposta para que os recursos fossem aplicados na  criação de um sala de multimídia e alfabetização.

Ambiente / Sala Temática: Sala de Multimídias

Usuários: Equipe da ONG e comunidade

Recursos Tecnológicos

Justificativa e estratégias de uso

Objetivos

Aplicação de tecnologias assistivas

Lousa digital

Envolvimento com a aprendizagem e concentração dos alunos.

Facilitar a aprendizagem e a interatividade entre os alunos.

Funcionar como um computador onde todos tem acesso ao mesmo tempo.

Computador 

Conciliar a tecnologia da informática ás metodologias de ensino do processo de alfabetização.

Introduzir as primeiras silabas e formação de palavras.

Capacitar todos os envolvidos através de grupo de estudo e debates;

Jogos

jogos de softwares educativos

Enriquecer o processo de Aprendizagem

Favorecer o raciocínio lógico e a concentração.

Passo 2

A ONG Esperança possui um amplo espaço especialmente destinado para a aplicação de tecnologias nas práticas educativas. Como esse ambiente é coletivo, todas as crianças, adolescentes, professores, demais colaboradores  e comunidade terão acesso aos recursos tecnológicos disponibilizados.

Considerando as especificidades do uso desse espaço, o grupo deve desenvolver um texto explicando as razões pelas quais o projeto “Esperança com tecnologias para a educação” vai contribuir para a formação das crianças e adolescentes atendidos pela ONG Esperança. O texto deve ser elaborado em no mínimo 5 mil e máximo de 10 mil caracteres, com espaço ( mínimo 2 e máximo 4 página)

A ONG Esperança desenvolve projetos de atendimento como  o objetivo de garantir um espaço seguro para a prática de esportes e atividades lúdicas, reforço escolar, oficinas de artesanato, música e cursos profissionalizantes. Para que as crianças tenham acesso ao mundo das tecnologias, disponibilizou um espaço para as aplicações de tecnologias nas praticas educativas.

O uso das tecnologias auxilia a aprendizagem de todas as disciplinas, inclusive no raciocínio matemático, pois por meio de jogos, o público é envolvido em desafios de concentração e raciocínio, sendo que dessa forma o lado cognitivo é explorado, aumentando as habilidades de concentração, classificação e compreensão dos envolvidos.

A tecnologia da sala de multimídia poderá ser usada por toda equipe de profissionais da ONG, que poderão criar projetos que venha auxiliar para a melhoria da comunidade, como a criação de blogs de utilidade publica, pesquisas para trabalhos escolares, educação a distancia para os adultos da comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (121.4 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com