TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.581 Palavras (7 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 2][pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA PÓLO RIBEIRÃO PRETO - SP

PEDAGOGIA – LICENCIATURA - EAD

JULIANA PIRES REZENDE TIBÉRIO – RA 2862101994

JULIANE CRISTINE OLIVEIRA CAPELLI – RA 2862101996

DESAFIO PROFISSIONAL:

Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional

RIBEIRÃO PRETO - SP

2015


INTRODUÇÃO:

Esta atividade (Desafio Profissional) tem como objetivo a implantação de uma sala de recursos tecnológicos na ONG Esperança.

Vivemos em uma sociedade dinâmica, onde o acesso aos recursos tecnológicos se faz cada vez mais necessário, exigindo a inserção dessas tecnologias no cotidiano da população.

A ONG tem como objetivo orientar crianças de 6 a 10 anos utilizando esses recursos, aplicados paralelamente ao processo de ensino-aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO:

Ambiente / Sala Temática: Sala de Informática

Usuários: Crianças de 6 a 10 anos de idade

Recursos Tecnológicos

Justificativa e estratégias de uso

Objetivos

Aplicação de tecnologias assistivas

Computadores

Serão utilizados para pesquisas, jogos e realização de atividades diversas

Aplicar o uso da tecnologia no cotidiano da criança.

Teclados modificados ou alternativos

Impressoras multifuncionais 3D

Poderão ser utilizadas para impressão de materiais quando necessário

Orientar no uso deste recurso para atender a população, auxiliando quando necessário. Ex: Impressão de documentos, impressão de trabalhos escolares, fotocópias.

Botões em Braille e impressões em relevo para leitura em Braille

Modem

Utilizado para garantir acesso à internet

Inserir a criança no ambiente virtual.

-

Webcam

Recurso que possibilita a comunicação através de vídeo

Interação com crianças de outras culturas (outras regiões do Brasil e/ou outros países)

-

 

Atualmente nos deparamos com desafios a serem enfrentados, exigindo do indivíduo capacitação e conhecimento dos recursos tecnológicos que nos cercam.

Cada vez mais surgem ferramentas que auxiliam as práticas pedagógicas, tais como softwares, aplicativos, jogos e outros que podem ser utilizados através de computadores.

A introdução dos recursos tecnológicos na educação traz novas perspectivas quanto ao desenvolvimento do ensino e contextualiza o ambiente social, aproximando assim a escola e o desenvolvimento tecnológico.

A implantação da sala de informática na ONG Esperança visa introduzir ao cotidiano das crianças envolvidas no Projeto “Esperança com tecnologias para a educação” o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica, uma vez que muitas delas não dispõem de recursos próprios para acesso a essas, auxiliando então os estudantes em sua formação.

O já citado Projeto tem como objetivo no contexto social garantir a inclusão tecnológica a todos os seus participantes. Crianças portadoras de necessidades especiais também estão inseridas no Projeto, uma vez que este conta com recursos para atender portadores de deficiência visual, deficiências físicas e deficiência auditiva, garantindo assim igualdade de condições em seu meio.

O trabalho para com o público atendido pela ONG será desenvolvido por monitores devidamente capacitados, os quais conscientizarão a população sobre a importância do uso de computadores na sociedade atual, para desenvolver, principalmente a atividades de âmbito pedagógico, complementando assim atividades pertinentes ao cotidiano escolar de cada um. Este trabalho poderá assim ser desenvolvido de forma individual e/ou coletiva.

Compreende-se que a tecnologia como ferramenta de auxílio facilitará também o desenvolvimento do raciocínio lógico, em parceria com a comunidade e outras áreas de ensino. 

O Projeto “Esperança com tecnologias para a educação” em prática fará-se através de aulas/atividades em sala diárias (atendendo cada grupo de uma determinada faixa etária por dia).

Com o uso do laboratório de informática espera-se que haja enriquecimento de conteúdo voltado principalmente para a leitura e também o raciocínio lógico. Serão explorados durante as atividades no laboratório outros recursos, tais como cartazes, publicações, jornais, revistas e outros.

O desenvolvimento deste Projeto visa trabalhos direcionados com hipertextos na rede internet, os quais incentivarão a prática da leitura, a qual poderá se executada em sala de forma individual ou coletiva, através da realização de roda de leitura e dinâmicas de estudo.

Ao final de cada bimestre de sua execução será elaborado um relatório avaliativo, o qual será encaminhado a todos os parceiros do Projeto a fim de comprovar sua eficácia e importância para a comunidade.

Curso: Curso online de Capacitação para Professores de Laboratório de Informática com Certificado

Disponível em: http://www.portaldecursosrapidos.com.br/cursos/capacitacao-para-professores-de-laboratorio-de-informatica.html

Data de acesso: 25/05/2015

Justificativa da escolha do Curso: O curso citado foi escolhido por ser de curta duração, além de formar especificamente e capacitar o profissional para atuar como professor em laboratório de informática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (166.3 Kb)   docx (202.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com