TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL E FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO.

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.170 Palavras (9 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO CENTRO DE ENSINO INTERAÇÃO

PEDAGOGIA

DISCIPLINAS NORTEADORAS: DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL E FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO.

VITÓRIA DE JESUS PINHEIRO RA 2808839888

O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES.

NOME DO TUTOR: Esp. Eliane Anunciação

CAMPO GRANDE / MATO GROSSO DO SUL

25/05/2015

Introdução

A ONG Esperança com Tecnologias para a Educação e um ambiente preparado e pensado que estabelecerá às relações humanas e tecnológicas, os significados das relações humanas que estabelecem, produzindo marcas que se carrega para toda a vida e que influenciam diretamente no desenvolvimento emocional e na aprendizagem das crianças e adolescentes e crianças especiais.

Buscando sempre melhorias e adaptações para todos, com professores de qualidades e ambientes propícios para todos, trazendo alegria para as crianças e conhecimentos a serem adquiridos dentro da tecnologia atual.

DESENVOLVIMENTO

 A ONG Esperança foi contemplada com recursos financeiros para investir em tecnologias voltadas para a educação e capacitação docente. A diretoria precisa justificar para a instituição financiadora como serão aplicados os recursos e para fazer isto solicitou a colaboração dos professores.

Ambiente/ Sala Temática:

Usuários:        

Recursos Tecnológicos

Justificativa e estratégias de uso

Objetivos

Aplicação de Tecnologias assistivas

Retroprojetor

[pic 2]

Através de imagens podendo ajudar o aluno, a ter mais conhecimentos e mostrando para ele através do olhar e da tecnologia a nova forma de interagir com eles.

Chamar a atenção da criança para a aula e dar mais informações ilustradas.

Ajudar a criança com dificuldade de interagir com todos e buscar trazer eles para estar presente com todos.

[pic 3]

Sala de Informática adaptada para todos.

Equipamentos de entrada e saída (síntese de voz, braile), auxílios alternativos de acesso (ponteiras de cabeça, de luz), teclados modificados ou alternativos, acionadores, softwares especiais (de reconhecimento de voz, etc.), que permitem as pessoas com deficiência a usarem computador e livros adaptados para todos.

Promover a inclusão digital para os deficientes visuais, auditivas e etc. Ajudando a buscar as ferramentas tecnológicas do século XXI, para ajudar e ampliar as necessidades de cada tipo de deficiência.

Incluir computadores adaptáveis para que possa ter acesso e independência para todos, e recursos adaptáveis para todos.

[pic 4]

Sala Temáticas para todos.

Salas temáticas de música, Arte, Jogos, Geografia e História. Os receptivos ambientes com recursos didático-pedagógicos e específicos proporcionam aprendizagens significativas.

Interação do Aluno-professor-conhecimento com recursos didático-pedagógico e especifico.

Realizando interação com todos os alunos em grupo e dinâmicas para que todos possa participar sem indiferença.

A ONG Esperança com Tecnologias para a Educação e um ambiente preparado e pensado que estabelecerá às relações humanas e tecnológicas, os significados das relações humanas que estabelecem, produzindo marcas que se carrega para toda a vida e que influenciam diretamente no desenvolvimento emocional e na aprendizagem das crianças e adolescentes, segundo afirma o Referencial curricular Nacional da Educação Infantil (Brasil, 1998, p.21.)

Nessa perspectiva as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim fruto de intenso trabalho de criação, significados e ressignificação.

Cada criança e única, na sua particularidade, na sua historicidade, nos seus desejos, no seu processo de construção de conhecimento, na sua maturação, no seu desenvolvimento, no seu próprio jeito de pensar e sentir o mundo, na sua linguagem própria e na originalidade em ideias e hipóteses para desvendar o desconhecido.

Portanto não e somente sujeito passivo, pertence à determinada cultura social e a uma organização familiar onde recebe heranças, mas sim deixa marcas e faz sua própria história. Para tanto, nada mais justo do que ter um meio de aprendizado e convívio com os outros que favoreça a criação dessa história de muitas alegrias e lembranças dentro da ONG Esperança, onde organiza o espaço escolar não somente para os alunos, mas incluindo toda a comunidade, privilegiar todas as áreas do conhecimento, desenvolvendo projetos que incentivem a participação e desperte o interesse das crianças considerando a utilização desse espaço e o tempo disponível para tais atividades, envolvendo as famílias nas relações escolares, criando vínculos e formando círculo de ideias e alternativas para melhorias.

Tendo profissional qualificado e interessado em tentar mudar e transformar a educação, buscando novas maneiras e estar atento com a tecnologia atual, pois o educador e fundamental importância na vida de uma criança que frequenta o espaço escolar, em especial na educação infantil, idade de formação da personalidade, construção da identidade e instrução para a socialização. Onde a ONG Esperança busca espaço de amizades, respeito, convivências, no qual a criança possa se sentir confiante e segura, e cabe ao educador proporcionar e criar um ambiente afetivo, acolhedor, estimulante, despertando o interesse da criança por esse espaço e pelas pessoas com as quais ela se relaciona.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (192.6 Kb)   docx (80.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com