TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Por:   •  13/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.422 Palavras (10 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO PEDAGOGIA – 1º SEMESTRE

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

DESAFIO PROFISSIONAL

SOROCABA/SP

30/05/2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................03
  2. DESENVOLVIMENTO.............................................................................................04
  1. Tecnologias aplicadas à área da educação................................................................04
  2. Projeto “Esperança com tecnologia para a educação”, e contribuição para a formação das crianças e adolescentes atendidos pela ONG Esperança.................05
  3. O uso de recursos tecnológicos como prática educativa, através de conteúdos virtuais para a capacitação de adolescentes.............................................................06
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................08
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................10
  1. INTRODUÇÃO

É fato o quanto o uso das tecnologias vem invadindo nossa casa, nossa rotina e a nossa vida de forma geral. Para praticamente tudo que fazemos, contamos de alguma forma com as facilidades proporcionadas por elas. Na era da informática e da tecnologia, o uso dentro e fora da sala de aula mostra-se uma ferramenta poderosa para o ensino e aprendizagem dos alunos, contribuindo assim, pedagogicamente para a compreensão do aluno. Sobre o assunto, é preciso lembrar a diferença de condições entre as escolas do país, pois, enquanto algumas já trocam por tabletes os notebooks, com que os alunos acessam a internet, outras carecem de meios elementares, como espaço, mas fazem um trabalho digno nas condições em que atuam. Certos recursos devem ser rapidamente incorporados ao instrumental educativo, pois permitem um entendimento amplo do conteúdo educativo.

Considerando tudo isso, passemos a pensar e propor uma reflexão sobre o serviço que acontece a partir da sala de recursos multifuncionais onde se efetiva na ação do projeto. O presente artigo se constitui num trabalho resultante de uma problemática da ONG Criança Esperança, que objetivou analisar a construção do Projeto “Esperança com tecnologias para a educação”, verificando de que forma este expressa às especificidades do futuro dessas crianças. Propondo fazer um recorte do referido desafio, este texto discute a importância do Projeto na construção de uma escola que é capaz de conviver, valorizar e fortalecer. O presente trabalho, que traz por título Tecnologia da Educação, tem por objetivo mostrar a importância que a tecnologia exerce na educação, e a necessidade da formação pedagógica, ou seja, a capacitação do professor para que possa utilizar os meios tecnológicos em sala de aula, uma vez que, esses recursos podem auxiliar no processo de ensino aprendizagem, fazendo com que o educando mostre mais interesse pelo aprendizado nesta era tecnológica.

Segundo diz a professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (2014), "A tecnologia precisa estar à mão para a produção de conhecimento dos alunos à medida que surja a necessidade".

 

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Tecnologias aplicadas à área da educação.

AMBIENTE/ SALA TEMÁTICA: Sala de informática.

USUÁRIOS: Alunos e professores.

Recursos Tecnológicos

Justificativa e Estratégias de uso

Objetivo

Avaliação de Tecnologias assistivas

Computadores, multimídia com tela de projeção, lousas digitais, data show e tabletes.

Auxiliar no aprendizado com qualidade, o uso de computadores e tabletes para o acesso de livros, aplicativos via internet; como uma tela imensa de um computador é a lousa digital, já o data show como ferramenta de apoio para palestras e filmes.

Desenvolver a coordenação motora, o raciocínio, interação e atividade em grupo.

Tecnologia Assistiva (TA): inclusão e auxílios para surdos ou com déficit auditivo, auxílios para cegos ou com visão subnormal.

Do ponto de vista do aprendizado, essas ferramentas devem colaborar para trabalhar conteúdos que muitas vezes nem poderiam ser ensinadas sem elas. Preparar alunos desde os primeiros anos na escola para que aos poucos se familiarizem com as tecnologias que hoje está cada vez mais abrangente.

Justificativa e estratégia de uso: A capacitação de professores na área da informática, tecnologia como um todo é essencial, pois os professores precisam estar atualizados e bem informados diante da tecnologia, a escola e os professores precisam adaptar-se as novas “tendências”, usando-as para propor atividades mais dinâmicas e interessantes entre os alunos, também facilitando ao professor e aos alunos, pesquisas mais avançada sobre determinadas matérias, obtendo conhecimentos com tantas informações que a internet nos proporciona.

Objetivo: Em propor aulas mais dinâmicas e interessantes que aproximem o aluno da matéria e também do professor. Trazer o universo digital para o ambiente escolar faz com que os alunos sintam-se cada vez mais motivados e acabem participando ativamente das aulas, compartilhando opiniões e ideais e também tirando dúvidas do que foi exposto.

Avaliação de tecnologias assistivas: Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão.

  1. Projeto “Esperança com tecnologia para a educação”, e contribuição para a formação das crianças e adolescentes atendidos pela ONG Esperança.

A Revolução Tecnológica afeta e muitas crianças e adolescentes no mundo de hoje, e a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação, como ferramenta, traz uma enorme contribuição para a prática da educação. Muitas pesquisas já mostram que crianças e adolescentes que utilizam tecnologias na educação apresentam melhorias nas condições de estruturação do pensamento, principalmente aquelas com dificuldades de aprendizagem, compreensão e retenção.

Hoje a ideia é de que as novas tecnologias de informação e comunicação podem potencializar a mudança do processo de ensino e de aprendizagem e que, os resultados promissores em termos de avanços educacionais relacionam-se diretamente com a opinião do uso da tecnologia a serviço da emancipação humana, do desenvolvimento da criatividade, da autocrítica, da autonomia e da liberdade responsável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (231.2 Kb)   docx (114.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com