TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dimensao social

Por:   •  22/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UAB - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CIBELLE

EDER

GESSICA

SILVANA

A DIMENSÃO SOCIAL DA CIDADANIA

Nome do Polo - MT

2014

CIBELLE

EDER

GESSICA

SILVANA

A DIMENSÃO SOCIAL DA CIDADANIA

Trabalho de Envio de Arquivo apresentado à Universidade Aberta do Brasil – UAB/UNEMAT para a disciplina SEMINARI TEMÁTICO III do curso de Bacharelado em Administração Pública.

Docente: Prof: VIVIAN LARA CACERES DAN

Nome do Polo - MT

2016

  1. INTRODUÇÃO

A dimensão social da cidadania se caracteriza em três partes ha social, política e civil, sabendo que uma interfere a outra quando não se tem um planejamento, pois vivemos num País Democrata, mas que não vivemos a democracia.  

  1. DESENVOLVIMENTO

Para compreender a dimensão social da cidadania primeiro temos que saber que a cidadania nada mais é que direitos e deveres que todos têm em um Estado, mais que uma minoria pode interferir no meio social, político e civil e pode afetar um grande número de pessoas ou ate mesmo um Estado inteiro, para compreender melhor o termo empregado Cidadania racionalmente são lutas, conquistas e derrotas dos brasileiros por um País melhor onde fala em Democracia mais que na verdade não vivemos. A cidadania social é empregada no conhecimento dos direitos, responsabilidade e deveres da sociedade, pois vivemos em uma sociedade onde a lei e dever serve para todos mesmo que não são obedecidas. Em uma sociedade democrática esta relacionada com um regime de políticos e eleições livres onde a sociedade tem o livre arbitro de escolher quem será o representante do povo, quem vai lutar pelos direitos e melhorias da população e criação de novos direitos e deveres e modificação das leis, mesmo sabendo que a Democracia na verdade não é puro o brasileiro sonha com um país melhor sem corrupção e melhorias da área da saúde, educação, saneamento básico, moradia, segurança e leis que faça valer para todos. Já a cidadania política nada mais é que uma organização, direção de uma administração de município estado ou nação, onde a atividade é assumir e se responsabilizar pelas leis, direitos e deveres com a população.  A cidadania e sociedade civil são diferentes por se tratar que uma é reforço pelo Estado e a outra harmonia ou conflitos mais ambos são empiricamente contingentes. O artigo do Macro temas cita o art:

Foram principalmente as construções teóricas de Habermas (especo público) e de Cohen e Arato (reconstrução da sociedade civil) – proporcionando a interação de quatro esferas da sociedade: a esfera privada, a do mercado, a pública e a estatal – que permitiram a conexão entre os conceitos de sociedade civil e cidadania.

A sociedade civil da cidadania abrange uma grande interação e pode interferir não só em um determinado órgão mais em outras áreas. A esfera privada é um setor que determina a vida da sociedade ate certo grau de cada individuo, sem a interferência dos governantes ou outras instituições. Já a esfera do mercado se desenvolve em três modalidades o regime de previdência social, o grau da cidadania social de reduzir a dependência do individuo no mercado de trabalho ou retiro do trabalho o caráter de mercadoria. A esfera publica esta relacionada à dimensão dos assuntos públicos discutidos pelos atores públicos e privados, que tem por objetivo buscar a democracia. Já a esfera Estatal se prefere a divisão de estados e países cada um governa e se responsabiliza pela gestão do seu território.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (299.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com