TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dinâmica das Relações Interpessoais

Por:   •  2/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  1.415 Visualizações

Página 1 de 3

Dinâmica das Relações Interpessoais[pic 1]

CONCEITO:

Relações interpessoais surgem quando iniciamos o processo de autoconhecimento, estudando nossos sentimentos e nossos conflitos internos, podendo assim  modificar o ambiente de trabalho, nosso mundo exterior e resolver conflitos e problemas que enfrentamos no dia-a-dia, seja na empresa, no ambiente organizacional ou em família.

O QUE FOI ENCONTRADO:

Teoria Motivacional mediante autores estudados ???

Teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg

No caso da Porto Seguro, a teoria que mais se enquadra à sua relação de organização é a de Herzberg, onde existem 2 fatores que analisam a satisfação do funcionário:

Fatores Motivacionais: Se referem ao conteúdo do cargo, às tarefas que o funcionário exerce e suas atividades relacionadas com o cargo que ocupa. O funcionário possui uma liberdade maior para executar o seu trabalho, a liberdade de usar suas habilidades pessoais, a responsabilidade total pelo trabalho exercido (tanto as consequencias negativas como as positivas), a definição das metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho. Estes são os fatores satisfacientes. A presença produz motivação, porém a ausência produz insatisfação, também chamados de intrínsecos.

Fatores higiênicos: Se referem condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios, políticas organizacional, clima organizacional, plano de carreira, etc. Para Herzberg, estes fatores apenas servem para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não motiva. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais.

Feedback: É uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido ou acontecimento.

Podemos citar a existência de 4 tipos de Feedbacks: positivo , corretivo  insignificante , ofensivo.

Na empresa campo do meu projeto são mais presentes os  feedback positivo e Corretivo que ocorre sempre quando necessário ou o próprio colaborador faz a solicitação de avaliação , são feedback muitas vezes construtivos que tem como intuito a melhoria da produtividade do colaborador, através de elogios mediante alguma atividade executada ou quando determinado defeito é exposto para o colaborador e é proposto conseqüentemente algumas medidas para melhoria do mesmo.

Pesquisa de Clima Organizacional :

As pesquisa de clima organizacionais na Porto Seguro , campo do meu projeto acontece a cada 2 anos que tem como mecanismo identificar oportunidades de melhoria e ouvir a opinião dos colaboradores quanto à gestão, imagem e processos.

A Companhia possui também uma equipe de consultores de desenvolvimento organizacional, a qual atende aos seus líderes com o desafio de contribuir efetivamente para que os conceitos da missão, visão e filosofia empresariais sejam incorporados nas atitudes demonstradas no dia-a-dia de trabalho dos gestores e funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (121.8 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com