TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Administração de Empresas Burocracia

Por:   •  26/11/2016  •  Monografia  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

Diego Goes             201412286

Jessica Pereira         201409221                 1CCEN / 407D

Jose Anderson         

Raihana Araujo        201401705

Disciplina: Administração de Empresas

Burocracia

A Burocracia nasce da necessidade de uma organização eficiente que se baseia em técnicas e fundamentos para prever qualquer imprevisto. Ela é regida por regras em uma especie de legislação própria, que define como a organização  deve funcionar. Essas regras possuem um caráter exaustivo, pois buscam englobar o máximo de áreas possíveis, vale ressaltar que são racionais, visam alcançar objetivos previstos e legais, pois cedem a um agente da cargo superior, com uma autoridade de aplicar e exigir o seguimento das normas, são registradas para terem um valor legal e asseguram clareza os que devem segui-las. Neste tipo de organização, a cooperação, o respeito para com o outro, atribuições  e os direitos de cada individuo devem ser conhecidas  ao pé da letra.

As disfunções da burocracia se resumem basicamente em falhas imprevistas na organização. A necessidade de documentar toda mudança que ocorre na organização, leva ao excesso de formalismo, documentações e papelórios, que constituem em uma das principais consequências inesperadas. Seu sistema rigoroso de normas e a padronização objetiva, levam o funcionário a perda de flexibilidade e consequentemente gera conflitos com clientes e colegas de trabalho. A resistência às mudanças, e o trabalho rotineiro acabam impedindo totalmente a inovação e a criatividade para atender o cliente.

Podemos concluir que a burocracia age diretamente na eficiência organizacional de uma corporação, sendo dotada de um regulamento rigoroso de normas pré-estabelecidas visando melhores resultados produtivos. Por outro lado gera alguns problemas coesivos, como excesso de documentação, perda da flexibilidade e motivação dos funcionários, além de gera uma desintegração das relações interpessoais dos membros da organização. Portanto, essa desintegração leva a despersonalização do individuo, o que consequentemente leva a demostrações de autoridade por parte dos superiores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com