TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E REINVENTANDO A EMPRESA

Por:   •  12/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.424 Palavras (10 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 10

REINVENTANDO A EMPRESA

Trabalho apresentado a Faculdade de Administração, como requisito para obtenção de nota da disciplina Empreendedorismo, Ética, Política e Sociedade, Homem, Cultura e Sociedade

Sistemas de Informação Gerencial

Orientado (a) por:

Profa. Indiara Beltrame Brancher

Prof. José Adir Lins Machado

Prof. Márcio Gutuzo Saviani

Prof. Marco Ikuro Hisatomi

Prof. Luís Fernando Moreira C. Moreira

Prof. Magno Rogério Gomes

Profa. Nicole Cerci Mostagi

Profa. Jaqueline dos Santos Ferrarezi

1 Introdução

O presente trabalho tem como objetivo reinventar uma Empresa, nesse caso um restraurante. O empreendimento encontra-se em péssimo estado, e com vários problemas desde sua infra-estrutura, até a má administração. Por conta dos problemas citados anteriormente o estabelecimento foi vendido para o Sr. Felipe. Assim,  visa-se soluçóes para esses problemas, com bases nos conhecimentos já absorvidos neste semestre, que são empreendedorimo, ética em sociedade, preocupações com o meio ambiente e sistemas de informações.

Para reerguer qualquer empreendiemnto faz-se necessário implementar técnicas novas e atualizadas. Os problemas serão analisados e solucionados de uma forma eficiente e objetiva, que beneficiarão tanto os funcionários quanto os clientes. Levando-o ao bom funcionamento e o reconhecimento do restaurante na comunidade.

2 EMPREENDEDORISMO

No brasil surgem inúmeros novos negócios em todas as áreas e setores da economia. É notória a vontade que muitas pessoas tem de empreender principalmente nas plataformas digitais. Para que isso aconteã é necessário colocar em prática diferentes ideias e inovar, aumentando cada vez mais seu público. Usar a tecnologia a seu favor é essencial, pois ela possibilita a criação de novos empreendimentoscomo startups e e-comerce.

O empreendendor é alguém que sai do seu lugar lugar comum e produz algo novo que ainda não exista no mercado. Usando a criatividade e imaginação para inovar, transformando uma ideia em algo concreto. Mas também alguém que precisa correr riscos, ser extremamente ótimista, tomar decisões importantes que vão influenciar em todo seu negócio, ter espírito de iniciativa e estar sempre um passo à frente.

Para conseguiir ser bem sucedido em um empreendimento, não há receita correta a seguir, pois está ligada ao desempenho de seus fundadores. Embora o número de empresas que surgem anualmente seja muito grande, um estudo feito pelo IBGE em 2010 mostra que de cada cem empresas abertas 48 fecham nos 3 primeiros anos. Alguns erros comuns cometidos pelos os empreendedores, como faltta de planejamento e compatituabilidade com o resto do mercado são decisivos e influenciam diretameente nesses dados.

2.1 Tipos de empreeendedor:

Existem dois tipos de empreendedor basicamente, oque empreende  por necessidade, precisa de renda para sí e para sua família e começa com o novo negócio por não ter outras oportunidades de emprego.Já o outro geralmente iniciam o empreendimeento com o objetivo de aumentar a sua renda ou de ser independente no trabalho. Dentro dessas especificações existem tipos de empreendedor como o social que percebe a importância de novas ideias dentro do meio social e como suas atitudes podem mudar esse ambiente.

Otimismo é uma palavra relativamente perigosa para um empreendedor, pois pode significar uma série de comportamentos negativos. Tais quais, Insistir  em uma idéia totalmente inviável, não planejar os passos e pensar que vai dar  certo mesmo assim, não ouvir críticas de pessoas mais experientes. Autoconfiança essa é outra característica que em excesso prejudica o empreendedor, seja autoconfiante, mais humilde, deve saber que é talentoso e que  tem visões e opiniões inovadoras, mas não seja nunca arrogante.

Resiliência na psicologia é considerada o grande diferencial daqueles que não tem tendência a depressão, ela significa que diante de um obstáculo ou estresse muito grande, você consiga perceber que pode superar desafios. As habilidades e atitudes de um empreendedor de sucesso não vem de berço, todas são nutridas ao longo da vida, imaginação, determinção, organização, liderança, criatividades na criação de processoas e etapas.

Empreeder é um talento especial vem de um conjunto de pensamento e atitudes únicos que poucos colocam em prática, seja por receio ou por falta de força de vontade. Mas as excelentes oportunidades estão aí em nosso meio o tempo todo, você deverá fazer um esforço para pegá-las antes de todo mundo. Para isso iremos inserir o modelo de negócio canvas no empreendimento do Felipe.

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]

3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 

   3.1 Problemas a resolver no restaurante do Felipe relação aos seus funcionários:

                As principais estratégias para desenvolver a motivação e produtividade de funcionários dentro de uma empresa e investindo em suas necessidades biológicas e fisiológicas (bem-estar físico e mental), trazendo consequências positivas tanto para seus funcionários quanto para a empresa, uma vez que começarem a trabalhar mais felizes, conseguiram produzir mais e não sentiram necessidade de trocar de emprego.

3.2 Para isso, o Felipe terá que aderir ao restaurante, políticas de:

Reconhecimento profissional; onde ele poderá incluir gestão de pessoas, uma forma poderosa de reconhecer o valor e o potencial dos seus profissionais é por meio de incentivos em treinamentos e cursos de aperfeiçoamento e capacitação.

Oportunidades; todo profissional quer ter a oportunidade de aprender mais dentro da empresa, mostrar sua capacidade, ampliar seus conhecimentos e experiências e, assim, impulsionar suas chances de sucesso na carreira.

Clima favorável no ambiente de trabalho; qualidade da infraestrutura, buscar monitorar e verificar constantemente as principais necessidades dos funcionários, pois os pequenos transtornos gerados pela falta de tais itens, podem se acumular ao longo do tempo, acabar gerando estresses, podendo diminuir a satisfação dos colaboradores e também atrapalhar a execução das tarefas.

Espaço de descanso; direcionado para descanso nos intervalos de trabalhos, não precisa muito basta apenas investir em algo confortável, uma maneira de perceber que a empresa se preocupa com o bem-estar do funcionário, apenas 15 minutos de descanso já faz um diferencial grande que se transforma em benefício para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (150.3 Kb)   docx (34.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com