TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E Reinventando a Empresa

Por:   •  11/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.800 Palavras (20 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        DESENVOLVIMENTO        5

ATIVIDADE 1        5

ATIVIDADE 2        8

ATIVIDADE 4        15

ATIVIDADE 5        16

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

REFERÊNCIAS        20

  1.  INTRODUÇÃO

Empreender envolve diversos desafios, além de uma ideia inovadora, muito trabalho e uma equipe empenhada em desenvolver uma solução eficiente, nenhuma empresa consegue crescer sem condições de financiar suas operações, é por isso que um bom planejamento financeiro é determinante na trajetória de sucesso de qualquer empresa.

Mesmo sabendo que é fundamental para o crescimento das empresas, muitas vezes os empresários, não dão a devida importância para o planejamento financeiro. A falta de recursos financeiros e a má administração do dinheiro estão entre os motivos que levam as empresas a fecharem ainda nos primeiros anos de vida.

Felizmente, algumas pequenas ações já podem trazer resultados significativos e auxiliar seu negócio a se tornar sustentável no longo prazo. Frisa-se inclusive que com o decorrer do tempo e o crescimento do capitalismo, o mercado está cada vez mais competitivo e empresas estão em busca de vantagens que as coloquem em uma posição melhor neste mercado.

Entre as estratégias adotadas para conseguir destaque frente aos competidores, merece atenção o planejamento, pois tudo que é bem planejado e estruturado pode gerar produtos ou serviços com mais qualidade, e principalmente, mais lucrativos

  1.  DESENVOLVIMENTO

ATIVIDADE 1

Tem-se aqui a descrição a respeito dos documentos necessários para constituição de uma empresa, os quais se referem à.

  • Cópia simples do comprovante de endereço comercial onde será a sede da empresa (se for diferente do endereço residencial);
  • Cópia do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ou de outro documento que conste a Inscrição Imobiliária, ou Indicação Fiscal do imóvel que irá abrigar o estabelecimento;  
  • Atividades da empresa;  
  • Nome fantasia da empresa.

Ao abrir uma empresa, o empresário precisa elaborar o contrato social. Nele, são inseridas as principais informações sobre a pessoa jurídica, tais como a identificação dos seus sócios, a sede e o capital social. Nesse sentido, sempre que houver a necessidade de realizar alguma mudança nessas informações, o gestor pode providenciá-las por meio da chamada alteração contratual de empresa.

O documento, que tem a função de atualizar os dados do contrato social, é utilizado sempre que a empresa muda de endereço, altera suas atividades, recebe um novo sócio, precisa registrar a saída de outro — enfim, em qualquer situação na qual ocorra um fato que repercuta na necessidade de modificação das cláusulas do contrato social.

Os procedimentos para alteração contratual são muito semelhantes àqueles adotados na abertura da empresa. Entretanto, é importante estar atento, pois como não são totalmente padronizados, variando de acordo com as normas dos órgãos de registro de cada região, o empresário precisa conhecer exatamente as regras vinculadas ao local onde está estabelecida a sua sede.

Na sociedade limitada, o contrato social representa o marco inicial da legalização de empresa, dessa maneira, o negócio estará baseado nas informações registradas no documento, podendo ser alterado sempre que for necessário.

Caracteriza-se empresa a pessoa jurídica, constituída de um ou mais empresários, sócios ou acionistas, visando o lucro. A constituição de uma empresa obriga que seus atos constitutivos sejam registrados no Registro do Comércio ou no Registro Civil das Pessoas Jurídicas.

Os sócios ou empresários subscrevem o capital e, em seguida, realizam a integralização total ou parcial do capital subscrito; a subscrição é a promessa do sócio de conferir determinado montante de fundos para a formação do capital social, em dinheiro ou em bens.

A integralização é a realização, pelo sócio, da promessa de entrega do montante com o qual se comprometeram para a formação do capital social, os sócios são obrigados, na forma e prazo previstos, às contribuições estabelecidas no contrato social.

Quando os sócios subscrevem o capital social, mas não o integralizam totalmente, é ajustado um prazo para a integralização da parcela restante, surgindo, assim, a figura do “capital a integralizar”; a integralização do capital social poderá ser efetuada em dinheiro ou em bens móveis ou imóveis suscetíveis de avaliação em dinheiro.

A alteração contratual é o serviço pelo qual a empresa registra junto ao Crea as alterações de razão social, objeto social, capital social, sócios, endereço, etc., e que foram registradas em seu instrumento constitutivo (contrato social, estatuto, requerimento de empresário, etc.).

b. Os principais registros para constituir e depois alterar o capital social de uma pessoa jurídica, separando por esfera: Federal, Estadual e Municipal;

Segue de forma técnica a cláusula contratual para efetuar a alteração do capital social. Considerando, exemplificativamente, que a empresa conta com o sócio Alberto Funaro e a sócia Carina Albuquerque. Cada sócio conta com 200.000 quotas de capital no valor de R$ 1,00 cada uma. O capital social será aumentado em 50% com igual distribuição entre os sócios e com integralização em moeda corrente no ato da assinatura da alteração do contrato social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com