TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E Reinventando a Empresa

Por:   •  26/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.951 Palavras (20 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        REIVENTANDO A EMPRESA        4

2.1        MODELO DE NEGÓCIO – NOVA CUCINA DOM FELIPPO        6

2.2        CULTURA ORGANIZACIONAL        9

2.3        O EMPREENDIMENTO E SUA INSERÇÃO SOCIAL        13

2.4        SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL – UMA NOVA GESTÃO        16

3        CONCLUSÃO        19

REFERÊNCIAS        20

  1. INTRODUÇÃO

Reinventar uma empresa requer algo além da implementação de medidas para adequar as necessidades de inovação constatadas pelo proprietário, administrador ou gestor, exige antes de tudo, uma conscientização do próprio empresário em angariar conhecimento, incorporar e desenvolver em si comportamentos, competências e habilidades empreendedoras para que a reestruturação ocorra de forma satisfatória.

Criatividade é um requisito essencial, nato ou desenvolvido, pois sem ela reinventar qualquer processo, produto ou serviço é apenas maquiá-lo, sem proporcionar uma verdadeira reformulação. Assim como uma análise completa sobre o negócio para se conhecer de fato a sua realidade, elencando então as principais necessidades, definindo ou redefinindo seus objetivos, traçando suas metas, criando um plano de ação. Situar-se no mercado, explorar seu campo de atuação, conhecer melhor seu público alvo, seus concorrentes, bem com o contexto social e econômico no qual atua, buscando identificar suas qualidades, para que possa mantê-las ou melhorá-las, identificar os desejos do consumidor, sua opinião, suas sugestões e críticas para assim, então, definir com clareza algumas estratégias a serem utilizadas.

Assim o Bistrô Dom Felippo, inicia sua jornada de reestruturação e expansão em direção ao mercado gastronômico contemporâneo tornando-se Cucina Dom Felippo, mesmo mantendo a influência da tradição culinária italiana no sabor de seu cardápio.


  1. REIVENTANDO A EMPRESA

A reestruturação do Bistrô Dom Felippo e transformação para Cucina Dom Felippo é um desafio pessoal ao seu novo gestor, Felipe, e uma grande oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos como engenheiro de produção recém-formado, dando start em sua carreira como empresário do ramo alimentício e seu desenvolvimento como empreendedor.

Felipe recebeu a tarefa, dada por seu pai, de transformar um negócio existente no mercado, porém estacionado no tempo, estagnado e sem investimentos, em um empreendimento contemporâneo, mais rentável, cuja expansão de seu potencial seja alcançada através da modernização de suas estruturas, de seu cardápio, um plano de marketing para se adequar a clientela local, a inclusão da empresa no meio virtual através das mídias sociais, além de corrigir a gestão dos recursos humanos que se apresenta bastante deficitária.

Para que a execução dessa tarefa alcance seus objetivos com sucesso, Felipe precisará contar com todo seu potencial empreendedor, onde primeiramente deverá buscar um autoconhecimento sobre suas características pessoais, alinhá-las aos comportamentos empreendedores necessários, e buscar desenvolver suas habilidades para estar apto e preparado para a empreitada em suas mãos. Deverá elaborar um plano de negócios com foco na inovação, deverá usar todas as ferramentas gerencias que conheceu no âmbito acadêmico, para que então todo processo seja realizado com êxito.

O processo empreendedor é influenciado pelos fatores pessoais, sociológicos, ambientas e organizacionais e são esses fatores que estimulam o empreendedor a identificar uma oportunidade no negócio que pode ser atendida a partir da execução do plano de negócio. (JULIANO, 2016, p.48)

Uma das principais reestruturações do negócio deverá ocorrer no setor de recursos humanos, reformulando toda cultura organizacional, transformando o ambiente de trabalho, incentivando uma postura intraempreendedora por parte dos funcionários, e assim agregando valor ao processo de inovação com uma equipe motivada, empenhada e eficiente, evitando assim a rotatividade e agregando valor ao empreendimento, pois segundo Santos (2014, p. 27) “com motivação e estímulo, as pessoas encontrarão o seu significado e consequentemente terão prazer naquilo que fazem. Isso refletirá em equipes mais dedicadas, criativas e comprometidas com a organização.”

Como pudemos observar a cultura empreendedora é a responsável por desenvolver o novo dentro das organizações, é a porta aberta a inovação, o que por sua vez a leva a conquistar vantagens competitivas em relação a seus concorrentes.

A possibilidade de atuar de forma empreendedora retém os melhores quadros dentro da organização e faz com que a empresa seja reconhecida como uma boa organização para se trabalhar, em tempos em que a qualidade de vida no trabalho é cada vez mais valorizada. (SILVA, Wagner, 2019, Portal Administradores - https://administradores.com.br/artigos/por-que-as-empresas-devem-investir-no-potencial-intraempreendedorismo-dos-colaboradores )

Pesquisar sobre o ramo de restaurantes e se inteirar a respeito das tecnologias existentes que possam servir de apoio nesse processo, que possam vir a suprir e melhorar processos internos tanto administrativos quanto de produção, também é fundamental para que a Cucina Dom Felippo, além de se modernizar e acompanhar as tendências do mercado, possa contar com ferramentas gerenciais atualizadas, que venham de encontro a necessidade de uma administração eficaz.

Elaborar um plano de marketing e traçar estratégias com foco em remodelar o cardápio buscando ouvir seus clientes, identificar suas preferências em relação a gastronomia, sem perder a essência da proposta inicial do restaurante baseada na culinária italiana, para que assim apresenta-la aos clientes com uma face de contemporaneidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)   pdf (400.7 Kb)   docx (48.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com